Determinantes do voto em João Dória nas eleições municipais de 2016 na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heimbecher, Mário Lucas
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rossi, George Bedinelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: REMark - Revista Brasileira de Marketing
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/16387
Resumo: Objetivo: O presente artigo tem como objetivo identificar variáveis determinantes do voto em João Dória nas eleições municipais de 2016 na cidade de São Paulo.Método: Tendo como referência o modelo de determinantes do voto no primeiro turno das eleições presidenciais de 2010, proposto por Nicolau (2014), o presente artigo utiliza a técnica de regressão logística binária para testar a adaptação do modelo ao contexto das eleições municipais de 2016 na cidade de São Paulo, em uma amostra composta de 101 alunos de graduação e pós-graduação.Resultados: Foram identificadas como determinantes do voto em João Dória a religião e a avaliação da gestão municipal anterior.Contribuições teóricas: Os resultados apontam que a vitória de João Dória pode ser explicada, tanto pela baixa influência de fatores sociodemográficos e ideológicos na decisão de voto, como também pela grande influência do nível de insatisfação do eleitor com a gestão municipal antecessora.Originalidade/relevância: Com base nos resultados observados, o presente artigo propõe que os modelos conceituais de decisão de do consumidor aplicam-se ao desenvolvimento teórico e prático do marketing político.      
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