Determinantes do voto em João Dória nas eleições municipais de 2016 na cidade de São Paulo
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/16387 |
Resumo: | Objetivo: O presente artigo tem como objetivo identificar variáveis determinantes do voto em João Dória nas eleições municipais de 2016 na cidade de São Paulo.Método: Tendo como referência o modelo de determinantes do voto no primeiro turno das eleições presidenciais de 2010, proposto por Nicolau (2014), o presente artigo utiliza a técnica de regressão logística binária para testar a adaptação do modelo ao contexto das eleições municipais de 2016 na cidade de São Paulo, em uma amostra composta de 101 alunos de graduação e pós-graduação.Resultados: Foram identificadas como determinantes do voto em João Dória a religião e a avaliação da gestão municipal anterior.Contribuições teóricas: Os resultados apontam que a vitória de João Dória pode ser explicada, tanto pela baixa influência de fatores sociodemográficos e ideológicos na decisão de voto, como também pela grande influência do nível de insatisfação do eleitor com a gestão municipal antecessora.Originalidade/relevância: Com base nos resultados observados, o presente artigo propõe que os modelos conceituais de decisão de do consumidor aplicam-se ao desenvolvimento teórico e prático do marketing político. |
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Determinantes do voto em João Dória nas eleições municipais de 2016 na cidade de São PauloMarketing Político; Decisão de Voto; Comportamento Eleitoral; Regressão LogísticaObjetivo: O presente artigo tem como objetivo identificar variáveis determinantes do voto em João Dória nas eleições municipais de 2016 na cidade de São Paulo.Método: Tendo como referência o modelo de determinantes do voto no primeiro turno das eleições presidenciais de 2010, proposto por Nicolau (2014), o presente artigo utiliza a técnica de regressão logística binária para testar a adaptação do modelo ao contexto das eleições municipais de 2016 na cidade de São Paulo, em uma amostra composta de 101 alunos de graduação e pós-graduação.Resultados: Foram identificadas como determinantes do voto em João Dória a religião e a avaliação da gestão municipal anterior.Contribuições teóricas: Os resultados apontam que a vitória de João Dória pode ser explicada, tanto pela baixa influência de fatores sociodemográficos e ideológicos na decisão de voto, como também pela grande influência do nível de insatisfação do eleitor com a gestão municipal antecessora.Originalidade/relevância: Com base nos resultados observados, o presente artigo propõe que os modelos conceituais de decisão de do consumidor aplicam-se ao desenvolvimento teórico e prático do marketing político. Universidade Nove de Julho - UninoveHeimbecher, Mário LucasRossi, George Bedinelli2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1638710.5585/remark.v18i4.16387ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 18, n. 4 (2019): (out./dez.); 137-1532177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMenghttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/16387/8054Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketinghttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-18T17:58:16Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/16387Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2022-01-18T17:58:16REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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