O Jogo do Desvio: o Desvio do Padrão de Beleza Pode Tornar-se Atraente? Uma Perspectiva da Idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goia, Marisol Rodriguez
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Lima, Mariana Braga, Barros, Lucia Salmonson Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REMark - Revista Brasileira de Marketing
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12449
Resumo: Objetivo: O objetivo deste artigo explorer qualitativamente as possibilidades de amplificar as representaes femininas na propaganda e em outras formas de comunicao que envolvem mulheres maduras pela indstria da beleza. Mtodo: Entrevistamos mulheres de 40 anos ou mais e lderes de empresas de beleza brasileiras e multinacionais. Tambm rodamos um experiment em forma de questionrio, testando a persuaso de um anncio de moda. Principais resultados: Os consumidores so persuadidos por propaganda que mostram mulheres maduras, mas os representantes da indstria so cticos em relao ao apelo comercial dessas imagens. Contribuies: As prticas usuais de comunicao e marketing de empresas lderes no so baseadas na lgica de co-criao. Essas empresas parecem no ter suas prticas proeminentemente orientadas para o consumidor. Relevncia/Originalidade: Padres de beleza e o contedo da comunicao e do marketing devem ser entendidos sob uma configurao social e poltica que pertence ao campo organizacional das indstrias de moda e de cosmticos contemporneas. As prticas de marketing so orientadas por relaes de poder e prestgio e pelos valores e normas que so compartilhados neste campo. Implicaes Gerenciais: possvel amplificar os padres de beleza e, ao fazer isso, attender s aspiraes das mulheres maduras.
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spelling O Jogo do Desvio: o Desvio do Padrão de Beleza Pode Tornar-se Atraente? Uma Perspectiva da IdadeThe Deviation Game: Can Deviation from Standard Beauty Become Appealing? An Age PerspectiveIndústria da Beleza. Prática do Marketing. Padrões de Beleza. Envelhecimento. Transformação Social.Beauty Industry. Marketing Practice. Beauty Standards. Aging. Social Transformation.Objetivo: O objetivo deste artigo explorer qualitativamente as possibilidades de amplificar as representaes femininas na propaganda e em outras formas de comunicao que envolvem mulheres maduras pela indstria da beleza. Mtodo: Entrevistamos mulheres de 40 anos ou mais e lderes de empresas de beleza brasileiras e multinacionais. Tambm rodamos um experiment em forma de questionrio, testando a persuaso de um anncio de moda. Principais resultados: Os consumidores so persuadidos por propaganda que mostram mulheres maduras, mas os representantes da indstria so cticos em relao ao apelo comercial dessas imagens. Contribuies: As prticas usuais de comunicao e marketing de empresas lderes no so baseadas na lgica de co-criao. Essas empresas parecem no ter suas prticas proeminentemente orientadas para o consumidor. Relevncia/Originalidade: Padres de beleza e o contedo da comunicao e do marketing devem ser entendidos sob uma configurao social e poltica que pertence ao campo organizacional das indstrias de moda e de cosmticos contemporneas. As prticas de marketing so orientadas por relaes de poder e prestgio e pelos valores e normas que so compartilhados neste campo. Implicaes Gerenciais: possvel amplificar os padres de beleza e, ao fazer isso, attender s aspiraes das mulheres maduras.Objective: This article aims to qualitatively explore the possibilities of amplifying the female representations in advertising and other types of marketing communication that embraces mature women by the beauty industry. Method: We interviewed women who are 40 years old and older, and leaders from multinational and Brazilian beauty companies. We also ran a survey experiment testing the persuasiveness of a fashion ad. Main results: Consumers are persuaded by ads displaying mature women, but the industry representatives are skeptical about the commercial appeal of these images. Contributions: The usual communication and marketing practices from leader companies are not grounded by the logic of value co-creation. These companies seem not to be consumer-oriented as a prominent practice. Relevance/Originality: Beauty standards and communication and marketing content should be understood from a social and political configuration that belongs to the organizational field from the contemporary fashion and cosmetic industries. Marketing practices are oriented by power and prestige relations, and by values and norms that are shared within this field. Managerial Implications: It is possible to amplify beauty standards and, by doing so, to better meet mature womens aspirations. Universidade Nove de Julho - Uninove2018-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1244910.5585/remark.v17i4.3754ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 17, n. 4 (2018): Outubro - Dezembro; 459-4712177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12449/6008Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remarkinfo:eu-repo/semantics/openAccessGoia, Marisol Rodriguezde Lima, Mariana BragaBarros, Lucia Salmonson Guimarães2019-02-27T02:18:03Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/12449Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2019-02-27T02:18:03REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
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