O comportamento dos consumidores em relação ao descarte de bens de valor emocional e hedônico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/17448 |
Resumo: | Objetivo: Analisar os fatores que influenciam o comportamento de descarte de bens de valor emocional e hedônico e suas consequências para o consumidor.Método: Esta pesquisa possui natureza qualitativa. Os dados foram coletados a partir de entrevistas em profundidade e foram submetidos à análise de conteúdo.Originalidade/Relevância: Há poucas pesquisas sobre comportamento de descarte. Dentre elas, a maioria está focada em bens utilitários, tais como eletrônicos. Por sua vez, este estudo foca no descarte de bens de valor emocional e hedônico, um processo que é mais complexo, dado o envolvimento do consumidor com o objeto. Verificou-se a implicação da decisão de descarte em processos decisórios de compras futuras.Resultados: Os resultados estão definidos a partir das seguintes categorias: alternativas de descarte, significados e sentimentos associados aos bens de valor emocional e hedônico, motivações e fatores de influência para o descarte de bens dessa natureza e sentimentos pós-descarte. As alternativas de descarte identificadas foram: doar, trocar, vender, guardar, jogar no lixo ou reutilizar. A opção de descarte é pautada por fatores intrínsecos, atributos tangíveis e intangíveis do produto e fatores situacionais. Foram identificados significados e sentimentos associados a esses bens, como nostalgia, apego, fantasia e amor. Dependendo da alternativa de descarte, o consumidor experimentará sentimentos positivos ou dissonância pós-descarte, manifestada como arrependimento, lamentação, insegurança e ansiedade.Contribuições teóricas/metodológicas: Identificação de novas categorias na análise do comportamento de descarte dos consumidores em relação aos bens de valor emocional e hedônico. Além de implicações do descarte em outras etapas do processo decisório do consumidor (busca de informações internas pré-compra e compra per se). Definição do sentimento de dissonância pós-descarte. |
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O comportamento dos consumidores em relação ao descarte de bens de valor emocional e hedônicoConsumer behavior in relation to the disposal of emotional and hedonic value goodsComportamento de Descarte do Consumidor; Valor emocional; Valor hedônico; Dissonância pós-descarte.Consumer disposal behavior; Emotional value; Hedonic value; Post-disposal dissonanceObjetivo: Analisar os fatores que influenciam o comportamento de descarte de bens de valor emocional e hedônico e suas consequências para o consumidor.Método: Esta pesquisa possui natureza qualitativa. Os dados foram coletados a partir de entrevistas em profundidade e foram submetidos à análise de conteúdo.Originalidade/Relevância: Há poucas pesquisas sobre comportamento de descarte. Dentre elas, a maioria está focada em bens utilitários, tais como eletrônicos. Por sua vez, este estudo foca no descarte de bens de valor emocional e hedônico, um processo que é mais complexo, dado o envolvimento do consumidor com o objeto. Verificou-se a implicação da decisão de descarte em processos decisórios de compras futuras.Resultados: Os resultados estão definidos a partir das seguintes categorias: alternativas de descarte, significados e sentimentos associados aos bens de valor emocional e hedônico, motivações e fatores de influência para o descarte de bens dessa natureza e sentimentos pós-descarte. As alternativas de descarte identificadas foram: doar, trocar, vender, guardar, jogar no lixo ou reutilizar. A opção de descarte é pautada por fatores intrínsecos, atributos tangíveis e intangíveis do produto e fatores situacionais. Foram identificados significados e sentimentos associados a esses bens, como nostalgia, apego, fantasia e amor. Dependendo da alternativa de descarte, o consumidor experimentará sentimentos positivos ou dissonância pós-descarte, manifestada como arrependimento, lamentação, insegurança e ansiedade.Contribuições teóricas/metodológicas: Identificação de novas categorias na análise do comportamento de descarte dos consumidores em relação aos bens de valor emocional e hedônico. Além de implicações do descarte em outras etapas do processo decisório do consumidor (busca de informações internas pré-compra e compra per se). Definição do sentimento de dissonância pós-descarte.Objective: To analyze the factors that influence the behavior of disposing of emotional and hedonic value goods and their consequences for the consumer.Method: this research has a qualitative nature. Data were collected through in-depth interviews and were subjected to content analysis.Originality / Relevance: there are few researches on disposal behavior and, among them, most are focused on utilities, such as electronics. On the other hand, this study focuses on the disposal of emotional and hedonic value goods, which is a more complex process, given the consumer's involvement with the object. There was an implication of the disposal decision in future purchasing decision-making processes.Results: the results are defined based on the categories: disposal alternatives, meanings and feelings associated with goods of emotional and hedonic value, motivations and influencing factors for the disposal of goods of this nature and post-disposal feelings. The disposal alternatives identified were to donate, exchange, sell, store, dispose of in the trash or reuse. The disposal option is based on intrinsic factors, tangible and intangible attributes of the product and situational factors. Meanings and feelings associated with these goods were identified, such as nostalgia, attachment, fantasy and love. Depending on the chosen disposal alternative, the consumer will experience positive feelings or post-disposal dissonance, manifested as regret, lament, insecurity and anxiety.Theoretical / methodological contributions: Identification of new categories in the analysis of disposal behavior of consumers in relation to goods of emotional and hedonic value. Identification of disposal in other stages of consumer decision-making process (search for internal pre-purchase and purchase information per se). Definition of post-disposal dissonance feeling.Universidade Nove de Julho - UninoveUniversidade de BrasíliaVieira, Diego MotaFonseca, Laianne Gonçalves2021-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1744810.5585/remark.v20i3.17448ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 20, n. 3 (2021): (jul./set.); 548-5742177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMenghttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/17448/9160Direitos autorais 2021 Revista Brasileira de Marketinghttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-12T18:57:07Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/17448Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2021-08-12T18:57:07REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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