O desenvolvimento da competência narrativa no âmbito da integração didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cláudia Sofia Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5368
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_00005d753f54329fafe1535a30d13ce2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5368
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento da competência narrativa no âmbito da integração didáticaGénero textualProdução textualTexto narrativoWriting genderProduction writingNarrative textDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.O presente Relatório de Estágio foi realizado para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O estudo foi concretizado na Escola Básica Integrada João Roiz e os participantes foram os alunos do 4º ano do 1ºCEB. Através da investigação realizada no desenvolvimento da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico procurámos melhorar a produção de textos narrativos dos alunos participantes. Esta intervenção ocorreu em três momentos distintos, pré-teste, teste e pós-teste. Recorremos ao estudo de caso de investigação-ação em que o caso é a turma na qual foi desenvolvida a investigação. O processo de investigação materializou-se através da realização de três ciclos de escrita, em três momentos distintos. Em relação às técnicas e aos instrumentos de recolha de dados que utilizámos foram a observação participante, as notas de campo e os trabalhos realizados pelos alunos. Podemos concluir, através dos resultados do estudo apresentado neste relatório de estágio, que a utilização dos processos de escrita nos três momentos distintos facilitaram a evolução nas produções textuais e uma autonomia na escrita.The presente report was made to fill in all the requisites necessary’s to obtain the level of Gran Master in Pre-School Education and 1st grade education on School Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. The study was made in Escola Básica Integrada João Roiz, in wich participate the students of the 4th grade of 1atCEB. Thought the investigation made inthe development of the supervisioned practice on the 1st grade of basic education, we tried to improve a better production of narrative texts of the students participating in this project. This intervention tooked place in three different moments: pre-test, test and after-test. We resort to an study of qualitative character in this case, its the class where is inserted our investigation. The process of the investigation was sedimented in three cycles of writing, that took place in different moments. Regarding the techniques and instruments used to collect data info, we based our study in the observation of all students participating, in their grades and their work. Through this process we could conclude in this study that the use of the three methods of writing in the different moments proof to be very good to the improvement of writing production, and also some autonomy.Pais, António PereiraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSantos, Cláudia Sofia Almeida2016-09-23T09:53:36Z2016-07-132016-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5368TID:201248514porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:23Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:08.691540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da competência narrativa no âmbito da integração didática
title O desenvolvimento da competência narrativa no âmbito da integração didática
spellingShingle O desenvolvimento da competência narrativa no âmbito da integração didática
Santos, Cláudia Sofia Almeida
Género textual
Produção textual
Texto narrativo
Writing gender
Production writing
Narrative text
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O desenvolvimento da competência narrativa no âmbito da integração didática
title_full O desenvolvimento da competência narrativa no âmbito da integração didática
title_fullStr O desenvolvimento da competência narrativa no âmbito da integração didática
title_full_unstemmed O desenvolvimento da competência narrativa no âmbito da integração didática
title_sort O desenvolvimento da competência narrativa no âmbito da integração didática
author Santos, Cláudia Sofia Almeida
author_facet Santos, Cláudia Sofia Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pais, António Pereira
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cláudia Sofia Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Género textual
Produção textual
Texto narrativo
Writing gender
Production writing
Narrative text
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Género textual
Produção textual
Texto narrativo
Writing gender
Production writing
Narrative text
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-23T09:53:36Z
2016-07-13
2016-07-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5368
TID:201248514
url http://hdl.handle.net/10400.11/5368
identifier_str_mv TID:201248514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130820960583680