Modelação e resposta de vias ferroviárias para cargas móveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/4996 |
Resumo: | Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil - Estruturas e Geotecnia |
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Modelação e resposta de vias ferroviárias para cargas móveisVia ferroviáriaModelo numéricoSolução analíticaCarga estáticaCarga dinâmicaModelo de WinklerDissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil - Estruturas e GeotecniaA circulação de veículos ferroviários sobre uma determinada via, provocam esforços que, por sua vez, se propagam para os meios subjacentes. Desta forma, no presente trabalho elaboraram-se vários cálculos numéricos e analíticos,para vias ferroviárias fundadas em diferentes solos de fundação e sujeitas a diferentes cargas a actuar sobre distintos carris, com o principal objectivo de determinar os esforços transmitidos às vias, nomeadamente os deslocamentos provocados por uma carga de roda, as forças transmitidas às travessas, a in uência que o espaçamento destes elementos apresentam, entre outros. O cálculo destes esforços por estas duas metodologias de cálculo, solução analítica e a solução numérica, permitiu efectuar uma comparação entre os resultados determinados através de ambas as soluções. Apresentam-se, também, os resultados obtidos para um estudo efectuado baseado numa simulação numérica de uma via ferroviária sujeita à acção de uma carga de roda dinâmica. Com a realização deste trabalho, veri cou-se que o estudo numérico aqui desenvolvido apresenta resultados muito semelhantes à solução analítica. Deste modo, o modelo numérico baseado no método dos elementos nitos, desenvolvido ao longo desta dissertação, permitiu,para além de simular de forma realista e completa situações verídicas de determinadas vias ferroviárias, superar as limitações que, eventualmente, surgem através do cálculo analítico,sendo, desta forma, uma excelente alternativa a este cálculo, nomeadamente para problemas dinâmicos onde este apresenta muitas limitações.Faculdade de Ciências e TecnologiaSilva, ManuelRUNCorreia, Filipe Gonçalo Marques2011-01-27T15:54:41Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/4996porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:35:15Zoai:run.unl.pt:10362/4996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:01.360583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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