Editando e interpretando recitativos de salão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Alberto José Vieira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Teixeira , Andréa
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/68016
Resumo: UID/EAT/00693/2013
id RCAP_0021c66badf743e53405466adb187735
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/68016
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Editando e interpretando recitativos de salãoRecitativo de salãoCanção luso-brasileiramelodramaedição críticainterpretação historicamente orientadaUID/EAT/00693/2013Em seu trabalho pessoal de pesquisa sobre a música vocal do Rio de Janeiro oitocentista, Alberto Pacheco se deparou com uma série de composições brasileiras geralmente intituladas ou subintituladas como “recitativos”. A investigação cuidadosa revelou que estas peças eram, via de regra, composições para piano e voz declamada que circularam entre Brasil e Portugal, ou seja, tratava-se afinal de um gênero de melodrama luso-brasileiro quase completamente ignorado pela comunidade musicológica. Apesar de não ser novidade a existência de canções declamadas no cancioneiro europeu do século XIX, os Recitativos de Salão possuíam características próprias muito específicas: um poema quase sempre em versos decassílabos (a exemplo dos recitativos da ópera italiana), e uma valsa na parte instrumental. No que diz respeito à sua execução musical, essas peças apresentavam um desafio considerável, pois constituíam uma tradição interpretativa interrompida, sem modelos vivos a seguir. Neste sentido, os Recitativos de Salão podem mesmo ser considerados como “música antiga” do século XIX. Tendo isto em mente, Alberto Pacheco e Andréa Luísa Teixeira começaram em 2011 uma pesquisa interpretativa historicamente orientada que buscava reaver a prática deste repertório. Como um dos resultados deste trabalho, em breve será lançada uma Antologia de Recitativos de Salão que apresentará vários exemplos selecionados do gênero através de partituras, cuja edição crítica ficou a cargo de Pacheco, e também do registro sonoro, que terá como intérpretes o duo já citado. O que se pretende nesta comunicação é presentar todo esse trabalho de pesquisa e refletir sobre a edição e a prática desse tipo de melodrama luso-brasileiro tão singular.Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)RUNPacheco, Alberto José VieiraTeixeira , Andréa2019-04-29T22:03:48Z20182018-01-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion2application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/68016porPURE: 12444404info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:39:02Zoai:run.unl.pt:10362/68016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:39:02Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Editando e interpretando recitativos de salão
title Editando e interpretando recitativos de salão
spellingShingle Editando e interpretando recitativos de salão
Pacheco, Alberto José Vieira
Recitativo de salão
Canção luso-brasileira
melodrama
edição crítica
interpretação historicamente orientada
title_short Editando e interpretando recitativos de salão
title_full Editando e interpretando recitativos de salão
title_fullStr Editando e interpretando recitativos de salão
title_full_unstemmed Editando e interpretando recitativos de salão
title_sort Editando e interpretando recitativos de salão
author Pacheco, Alberto José Vieira
author_facet Pacheco, Alberto José Vieira
Teixeira , Andréa
author_role author
author2 Teixeira , Andréa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Alberto José Vieira
Teixeira , Andréa
dc.subject.por.fl_str_mv Recitativo de salão
Canção luso-brasileira
melodrama
edição crítica
interpretação historicamente orientada
topic Recitativo de salão
Canção luso-brasileira
melodrama
edição crítica
interpretação historicamente orientada
description UID/EAT/00693/2013
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-04-29T22:03:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/68016
url http://hdl.handle.net/10362/68016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PURE: 12444404
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545690798096384