Políticas culturais: contribuições para o necessário debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Moisés de Lemos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Baptista, Maria Manuel, Gama, Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/59605
Resumo: [Excerto] Se a política pode ser encarada como o campo das escolhas a partir de valores, bem como a luta e o exercício pelo e do poder; se o poder pode assumir múltiplas formas e se a cultura continua a ser um conceito vivo e dinâmico, considera-se fundamental, numa altura em que a crise generalizada tem facilmente servido como álibi para o desinvestimento – político e financeiro – neste setor fundamental para a capacitação e qualificação individual e coletiva, contribuir para uma discussão que, apesar de tudo, tem estado pouco presente na academia e na sociedade civil. O poder de transformação da cultura é inquestionável, mas aspetos como o esbater de fronteiras entre os setores cultural e criativo, ou ainda os fracos níveis de articulação consistente entre os diversos sectores e níveis de decisão política, ou mesmo a pouca exploração da língua portuguesa como fator identitário para a promoção de estratégias concertadas de internacionalização, podem estar a contribuir para o desperdício de oportunidades, como a promoção de formas de crescimento inteligente, inclusivo e sustentável.
id RCAP_0025b6a60622765c13aced832c16b4c9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59605
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Políticas culturais: contribuições para o necessário debatePolíticas culturaisCulturaCultureCultural policiesCiências Sociais::Ciências da Comunicação[Excerto] Se a política pode ser encarada como o campo das escolhas a partir de valores, bem como a luta e o exercício pelo e do poder; se o poder pode assumir múltiplas formas e se a cultura continua a ser um conceito vivo e dinâmico, considera-se fundamental, numa altura em que a crise generalizada tem facilmente servido como álibi para o desinvestimento – político e financeiro – neste setor fundamental para a capacitação e qualificação individual e coletiva, contribuir para uma discussão que, apesar de tudo, tem estado pouco presente na academia e na sociedade civil. O poder de transformação da cultura é inquestionável, mas aspetos como o esbater de fronteiras entre os setores cultural e criativo, ou ainda os fracos níveis de articulação consistente entre os diversos sectores e níveis de decisão política, ou mesmo a pouca exploração da língua portuguesa como fator identitário para a promoção de estratégias concertadas de internacionalização, podem estar a contribuir para o desperdício de oportunidades, como a promoção de formas de crescimento inteligente, inclusivo e sustentável.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoUniversidade de AveiroUniversidade do MinhoMartins, Moisés de LemosBaptista, Maria ManuelGama, Manuel20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/59605porMartins, M. L., Baptista, M. M. & Gama, M. (2014). Políticas Culturais: contribuições para o necessário debate. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 2(2), 5-9.2183-0886http://www.rlec.pt/index.php/rlec/issue/view/4/showTocinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:41.756320Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Políticas culturais: contribuições para o necessário debate
title Políticas culturais: contribuições para o necessário debate
spellingShingle Políticas culturais: contribuições para o necessário debate
Martins, Moisés de Lemos
Políticas culturais
Cultura
Culture
Cultural policies
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Políticas culturais: contribuições para o necessário debate
title_full Políticas culturais: contribuições para o necessário debate
title_fullStr Políticas culturais: contribuições para o necessário debate
title_full_unstemmed Políticas culturais: contribuições para o necessário debate
title_sort Políticas culturais: contribuições para o necessário debate
author Martins, Moisés de Lemos
author_facet Martins, Moisés de Lemos
Baptista, Maria Manuel
Gama, Manuel
author_role author
author2 Baptista, Maria Manuel
Gama, Manuel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Moisés de Lemos
Baptista, Maria Manuel
Gama, Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas culturais
Cultura
Culture
Cultural policies
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Políticas culturais
Cultura
Culture
Cultural policies
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description [Excerto] Se a política pode ser encarada como o campo das escolhas a partir de valores, bem como a luta e o exercício pelo e do poder; se o poder pode assumir múltiplas formas e se a cultura continua a ser um conceito vivo e dinâmico, considera-se fundamental, numa altura em que a crise generalizada tem facilmente servido como álibi para o desinvestimento – político e financeiro – neste setor fundamental para a capacitação e qualificação individual e coletiva, contribuir para uma discussão que, apesar de tudo, tem estado pouco presente na academia e na sociedade civil. O poder de transformação da cultura é inquestionável, mas aspetos como o esbater de fronteiras entre os setores cultural e criativo, ou ainda os fracos níveis de articulação consistente entre os diversos sectores e níveis de decisão política, ou mesmo a pouca exploração da língua portuguesa como fator identitário para a promoção de estratégias concertadas de internacionalização, podem estar a contribuir para o desperdício de oportunidades, como a promoção de formas de crescimento inteligente, inclusivo e sustentável.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/59605
url http://hdl.handle.net/1822/59605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, M. L., Baptista, M. M. & Gama, M. (2014). Políticas Culturais: contribuições para o necessário debate. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 2(2), 5-9.
2183-0886
http://www.rlec.pt/index.php/rlec/issue/view/4/showToc
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132563360448512