Optimização do comportamento dinâmico de um componente estrutural de um auto-rádio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/21794 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica |
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Optimização do comportamento dinâmico de um componente estrutural de um auto-rádioMelhoramento de modelos de elementos finitosAnálise modalVibrações mecânicasAnálise dinâmica de estruturasOptimizaçãoCorrelação entre modelos numéricosCritério de garantia modal (Mac)Procura alternada do critério de garantia modal (Asmac)Finite element model updatingModal analtsisMechanical vibrationsStructural dynamic analysisOptimizationModels numerics correlationModal assurance criterion (Mac)Alternated modal search assurance criterion658.5Dissertação de mestrado integrado em Engenharia MecânicaA presente dissertação tem como principal objectivo a “Optimização do comportamento dinâmico de um componente estrutural de um Auto-Rádio” através de uma metodologia desenvolvida anteriormente, “updating” (melhoramento) do comportamento dinâmico do componente. O componente estrutural é o painel traseiro de um Auto-Rádio, que tem como função fazer o suporte e ligação da consola à caixa de componentes. O seu comportamento dinâmico é caracterizado pelos modos de vibração e frequências naturas, procura-se melhorar a geometria da peça para aperfeiçoar o seu comportamento na aplicação em que está previsto e se possível reduzir o seu custo. A ferramenta numérica de apoio para “updating” desenvolvida por Meireles em 2007, executa a optimização de um modelo numérico por minimização de uma função objectivo, de forma a melhorar o comportamento dinâmico de estruturas; esta técnica utiliza um modelo de referência e um modelo numérico do componente, por alterações de parâmetros definidos, que variam ao longo da optimização. Os parâmetros a variar estão relacionados com a geometria ou com o material do qual o componente estrutural é fabricado. O algoritmo utilizado recorre ao MAC (“Modal Assurance Criterion”) afectado do ASMAC (“Alternated Modal Search Assurance Criteria”), que estão interligados por uma função objectivo. O desenvolvimento do trabalho implica a utilização de um programa de elementos finitos, ANSYS, onde se obtêm as características dinâmicas dos modelos envolvidos e do algoritmo para execução da optimização, desenvolvido para o efeito, em linguagem MATLAB. O algoritmo de optimização varia os parâmetros definidos no problema por iterações sucessivas interagindo com o programa de elementos finitos com o objectivo de se atingir uma solução melhor que a inicial.The present dissertation has as main objective the "Optimization of dynamic behavior of a structural component of a car radio" through a methodology developed previously, updating the dynamic behavior of the component. The structural component is the back panel of a car radio, which function is to support and connect the console to the box components. The dynamic behavior is characterized by the mode shapes and natural frequencies, wich aims to improve the geometry of the piece to improve it’s behavior in the application that is provided and if possible reduce their cost. The numerical tool support for updating developed by Meireles in 2007, performs the optimization of a numerical model by minimizing an objective function, to improve the dynamic behavior of structures, this technique uses a reference model and a numerical model component, by changes of parameters defined, which vary along of the optimization. The parameters to vary are related to the geometry or the material from which the structural component is manufactured. The algorithm uses the MAC (Modal Assurance Criterion) affected the ASMAC (Search Alternated Modal Assurance Criteria) that are interconnected by an objective function. The development of the work involves the use of a finite element program, ANSYS, where obtained the dynamic characteristics of the models involved and the algorithm to perform the optimization, developed for this purpose in MATLAB language. The optimization algorithm varies the parameters defined by successive iterations on the problem interacting with the finite element program with the aim of reaching a better solution than the original.Meireles, José F.Saraiva, Victor José MartinsUniversidade do MinhoMartins, Jorge Filipe Sá20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/21794porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21794Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:06.315045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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