Educomunicação : produção e utilização de Podcasts na dinamização de uma WebRádio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diegues, Vítor
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/13667
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
id RCAP_002f22018819977d661a070b2678e680
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13667
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educomunicação : produção e utilização de Podcasts na dinamização de uma WebRádio371.68Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)O presente estudo descreve uma experiência pedagógica pioneira realizada no agrupamento de escolas Vale do Tamel, Barcelos, e que teve como objectivo principal criar e dinamizar uma WebRádio, recorrendo às tecnologias Web 2.0, em especial o podcast. Foram objectivos da investigação: i) implementar/dinamizar uma WebRádio ao serviço da comunidade educativa local; ii) realizar programas educativos de rádio de natureza interdisciplinar; iii) produzir conteúdos áudio em formato podcast (entrevistas, reportagens, documentários, noticiários); iv) explorar as potencialidades das tecnologias Web 2.0 ao serviço da educação e da comunicação e v) avaliar o impacto da experiência educomunicativa junto dos intervenientes no processo (alunos, professor, comunidade). A WebRádio, nas diversas formas de exploração, é um importante veículo de intervenção social. Através desta ferramenta, alunos, professores e restante comunidade têm acesso à informação, ao entretenimento e à aprendizagem num contexto onde o formal e o informal, o educativo e o lúdico se podem complementar de forma harmoniosa. Assim sendo, a partir da análise dos conceitos de Educomunicação e de WebRádio, exploraram-se algumas ferramentas que surgem no contexto da Web 2.0 e que possibilitam a dinamização de novas formas de comunicação, expressão e intervenção junto da comunidade educativa. Em termos metodológicos, a investigação-acção caracterizou a dinâmica do projecto levado a cabo ao longo de todo o ano lectivo 2009/2010, envolvendo uma turma de 24 alunos, do 5º ano de escolaridade, e desenvolvido no âmbito da Área de Projecto. O investigador coordenou a experiência que se iniciou com a montagem do estúdio, a instalação do respectivo equipamento, a criação dos indicativos/malhas, o desenvolvimento dos conteúdos para a produção dos diferentes podcasts que fizeram parte das várias emissões /episódios e que culminou na produção de seis emissões radiofónicas e que foram disponibilizadas online no blog do projecto, entre Janeiro e Junho de 2010. Os dados obtidos nos registos do diário de bordo do investigador, na observação participante, nas discussões implementadas no seio do grupo de trabalho sempre que uma nova emissão era colocada online, o feedback dos professores participantes, os comentários deixados no blog, bem como as respostas dadas pelos alunos no questionário final de avaliação da experiência, dão conta, por um lado, do desenvolvimento de múltiplas competências digitais nos jovens radionautas, e por outro, da ocorrência de experiências educomunicativas muito ricas e significativas que se foram estendendo progressivamente a toda a comunidade escolar. O êxito alcançado pelo projecto acabou por causar um impacto bastante positivo que extrapolou inclusivamente os muros da escola, merecendo a atenção da imprensa regional e do próprio Ministério da Educação, nomeadamente da Direcção Regional de Educação do Norte, do Portal das Escolas e do Plano Tecnológico da Educação.This study describes a pedagogical experience carried out in the Agrupamento de Escolas Vale do Tamel, Barcelos, whose aim was to create and dynamize a web radio using the technologies Web 2.0, specially the podcast. The investigation‟s objective were to implement/dynamize a web radio serving the local educational community, to make interdisciplinary pedagogical radio programmes and to introduce audio contents as podcast (interviews, reports, documentaries, news) and to explore the potential of technologies Web 2.0, serving education and communication and to evaluate the educommunicative experiment‟s impact on the intervenients in the process: students, teacher and community. The web radio, in its several ways of exploration, is an important means of social intervention. Through this tool, students, teachers and community have access to information, entertainment and learning in a context where formal and informal, educational and entertaining complement one another harmoniously. This way, from the analyses of concepts of educommunication and web radio, some tools emerging in a context of web 2.0, have been explored which allow the dynamization of new ways of communication, expression and intervention among the educational community. Methodologically speaking, the investigation-action characterized the project, carried out during the school year 2009/2010, involving a class of 24 students in the 5th grade and developed in the subject Área de Projecto. The investigator supervised the experiment which started with the building up of a studio, then the installation of all the equipment, the creation of marks/meshes, the development of contents for the production of the different podcasts that were part of several episodes which ended up with the production of six radio episodes. These were available on line on the project‟s blog, from January to June 2010. The data obtained from the notes on the of the investigator's log from a participative watching, from the discussion held in the working group whenever a new broadcast was put on line, the participating teachers‟ feedback, the comments on the blog as well as the students‟ answers on the experiment‟s final evaluation questionnaire, show, on one hand, improvement of digital skills of the young radionauts and on the other, the existence of important educommunicative experiences, which have progressively spread to the whole school community. The success of the project caused a very positive impact which spread beyond the school drawing not only the attention of the local press, but also of the Education Ministry, namely the Direcção Regional de Educação do Norte,of the Portal das escolas and of the Plano Tecnológico da Educação.Coutinho, Clara PereiraUniversidade do MinhoDiegues, Vítor20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13667porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:09.062200Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educomunicação : produção e utilização de Podcasts na dinamização de uma WebRádio
title Educomunicação : produção e utilização de Podcasts na dinamização de uma WebRádio
spellingShingle Educomunicação : produção e utilização de Podcasts na dinamização de uma WebRádio
Diegues, Vítor
371.68
title_short Educomunicação : produção e utilização de Podcasts na dinamização de uma WebRádio
title_full Educomunicação : produção e utilização de Podcasts na dinamização de uma WebRádio
title_fullStr Educomunicação : produção e utilização de Podcasts na dinamização de uma WebRádio
title_full_unstemmed Educomunicação : produção e utilização de Podcasts na dinamização de uma WebRádio
title_sort Educomunicação : produção e utilização de Podcasts na dinamização de uma WebRádio
author Diegues, Vítor
author_facet Diegues, Vítor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Clara Pereira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Diegues, Vítor
dc.subject.por.fl_str_mv 371.68
topic 371.68
description Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/13667
url http://hdl.handle.net/1822/13667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132803762225152