Mulheres Licenciadas e a Promoção do Desenvolvimento em Angola: Que diferença faz o Ensino Superior?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Maria Raquel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rego, Maria da Conceição, Ramos, Isabel Joaquina, Carvalho, Maria Leonor da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9575
Resumo: A educação é um direito universal e uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento das capacidades dos indivíduos e da sociedade. Em Angola, baixas taxas de qualificação da população estão associadas com as mais altas taxas de pobreza e exclusão social, desemprego, analfabetismo, mortalidade infantil, incidência de HIV, malária e tuberculose, entre outras. Níveis mais elevados de educação promovem maior bem-estar e qualidade de vida, por via dos rendimentos auferidos e, mulheres mais qualificadas terão tendência a melhorar o seu estatuto na sociedade e a modificar o seu estilo de vida. Por outro lado é expectável que motivem, de forma natural, à sua descendência a importância da aprendizagem e da aquisição de conhecimentos. Esta questão é particularmente pertinente em sociedades onde as mulheres desempenham um papel determinante na economia. Do ponto de vista da sustentabilidade dos territórios, podem contribuir ainda para a construção de uma sociedade mais sustentável. O presente trabalho tem como objectivo identificar a importância da obtenção de uma licenciatura na valorização social e económica das mulheres angolanas e, consequentemente na promoção do desenvolvimento da sociedade. Para tal, apresentam-se os resultados preliminares de um estudo exploratório de natureza qualitativa com base numa entrevista aplicada a uma amostra de conveniência de mulheres angolanas licenciadas. Os resultados permitem aferir a importância das mulheres licenciadas na promoção do desenvolvimento em Angola e sugerem tópicos para futuras pesquisas.
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