Para que (nos) serve o museu?: A génese do Museu Calouste Gulbenkian
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/20085 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objecto de estudo a exposição permanente do Museu Calouste Gulbenkian, e como tema específico a génese da programação museológica dessa exposição. Apresenta-se uma descrição sumária da exposição permanente do Museu Calouste Gulbenkian (1969-2007) focada na constituição do seu acervo e nas opções museográficas de fundo e, paralelamente, é desenvolvido um estudo sobre a caracterização que dela é feita pelos sucessivos directores do Museu, concluindo-se que a exposição permanente do Museu Calouste Gulbenkian exemplifica uma museografia centrada simultaneamente na esteticização e no silenciamento de cada objecto exposto, o que, segundo os sucessivos directores do Museu traduz o «gosto do Coleccionador-Fundador». Procurando-se a origem deste discurso museográfico, é desenvolvido, nesta dissertação, um estudo sobre a génese do Museu Calouste Gulbenkian (1956-1963), identificando-se o contributo de Maria José de Mendonça e de Georges-Henri Rivière no processo de programação deste Museu, assim como a génese de um discurso oficial que mantem um museu de homenagem ao Coleccionador-Fundador. |
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