Social network analysis no suporte ao ensino a distância : análise da interacção estabelecida em fóruns de discussão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/6257 |
Resumo: | Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
id |
RCAP_004db6ce6a738eb0514bfa7a177e63a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/6257 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Social network analysis no suporte ao ensino a distância : análise da interacção estabelecida em fóruns de discussãoNovas tecnologias da informação e da comunicaçãoE-learningAnálise de redesTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Recentemente, tem-se assistido a uma crescente adesão às plataformas LMS no suporte a iniciativas de ensino em e-learning ou b-learning) por parte das instituições de formação e ensino superior. Desse modo, é necessário explorar novas metodologias de trabalho e de análise da interacção em tais ambientes. A análise da dimensão colaborativa de actividades realizadas em contexto de educação a distância, nomeadamente a ligada à comunicação estabelecida em fóruns de discussão online revela vantagem em suportar-se em metodologias de representação e análise de dados relacionais, em particular, as ligadas à Social Network Analysis (análise de redes sociais). Com este método, é-nos dada a possibilidade de perceber a estrutura constitutiva da rede de trabalho formada as modificações por esta sofrida em função de diferentes dinâmicas de interacção fomentadas, o posicionamento e o papel que cada sujeito exerce no seu interior, a flutuação ou estabilidade em tais posições de maior ou menor relevância na formação da rede. Assim, na presente investigação, pretende-se introduzir a Social Network Analysis como uma ferramenta analítica fundamental para o desenvolvimento de um sentido de comunidade de aprendizagem online e para o design de propostas de actividades diversificadas e eficientes.Recently, there has been an increasing adherence of higher education institutions to implement Learning management systems to support teachers in e-learning or b learning courses. Therefore, it is necessary to explore new methodologies for analysing the social interactions developed in such learning environments. The analysis of the collaborative extent of activities undertaken in the context of one online course, particularly related to the communication established in discussion forums, shows an advantage in being representated and analysed by Social Network Analysis (SNA) methodologies. Through this method, we are given the possibility to understand the constitutive structure of the created network, the changes occurred due to different online activities, specifically the communication dynamics, the positioning and the role undertaken by each individual, the stability/variation in such positions, the level of centrality, inclusiveness, reciprocity. Thus, this study aims to introduce and explore SNA as a key analytical tool for the analysis and development of a sense of community in online courses and the effects of different online activities in students interaction padrons.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaGonçalves, João Nuno de Carvalho2012-05-09T14:19:23Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6257porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:26.305822Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Social network analysis no suporte ao ensino a distância : análise da interacção estabelecida em fóruns de discussão |
title |
Social network analysis no suporte ao ensino a distância : análise da interacção estabelecida em fóruns de discussão |
spellingShingle |
Social network analysis no suporte ao ensino a distância : análise da interacção estabelecida em fóruns de discussão Gonçalves, João Nuno de Carvalho Novas tecnologias da informação e da comunicação E-learning Análise de redes Teses de mestrado - 2011 |
title_short |
Social network analysis no suporte ao ensino a distância : análise da interacção estabelecida em fóruns de discussão |
title_full |
Social network analysis no suporte ao ensino a distância : análise da interacção estabelecida em fóruns de discussão |
title_fullStr |
Social network analysis no suporte ao ensino a distância : análise da interacção estabelecida em fóruns de discussão |
title_full_unstemmed |
Social network analysis no suporte ao ensino a distância : análise da interacção estabelecida em fóruns de discussão |
title_sort |
Social network analysis no suporte ao ensino a distância : análise da interacção estabelecida em fóruns de discussão |
author |
Gonçalves, João Nuno de Carvalho |
author_facet |
Gonçalves, João Nuno de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, João Nuno de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novas tecnologias da informação e da comunicação E-learning Análise de redes Teses de mestrado - 2011 |
topic |
Novas tecnologias da informação e da comunicação E-learning Análise de redes Teses de mestrado - 2011 |
description |
Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-05-09T14:19:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/6257 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/6257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134204104015872 |