Instrumentos de Diagnóstico e Planeamento Educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verdasca, José L. C.
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/7894
Resumo: Sob o subtítulo genérico de "Outros Modos de Olhar a Escola", explora-se um conjunto de instrumentais metodológicos de apoio à administração e gestão escolar inspirados nas análises de fluxos escolares ou, se se preferir, no método da coorte. O recurso aos diagramas multitrajectoriais ou simplificados permite desenvolver técnicas de análise educativa e construir um sistema de indicadores de eficácia e eficiência escolar, bem como projectar e planear o movimento das gerações escolares que ingressam no sistema educativo. Procedeu-se, por último, à elaboração de tabelas do coeficiente de eficácia interna e de aumento de custos para ciclos de estudos de 1 a 5 anos com base em combinatórias e cenários projectivos de índices de progressão, repetência e abandono.
id RCAP_005086294596551d47961d33d4f92a2a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/7894
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Instrumentos de Diagnóstico e Planeamento EducativoCoorte escolar;análises de fluxos;planeamento educativoeficácia e eficiência escolaresSob o subtítulo genérico de "Outros Modos de Olhar a Escola", explora-se um conjunto de instrumentais metodológicos de apoio à administração e gestão escolar inspirados nas análises de fluxos escolares ou, se se preferir, no método da coorte. O recurso aos diagramas multitrajectoriais ou simplificados permite desenvolver técnicas de análise educativa e construir um sistema de indicadores de eficácia e eficiência escolar, bem como projectar e planear o movimento das gerações escolares que ingressam no sistema educativo. Procedeu-se, por último, à elaboração de tabelas do coeficiente de eficácia interna e de aumento de custos para ciclos de estudos de 1 a 5 anos com base em combinatórias e cenários projectivos de índices de progressão, repetência e abandono.Publicações Universidade de Évora2013-01-29T12:51:40Z2013-01-291995-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/7894http://hdl.handle.net/10174/7894por972-9313-64-4simnaoDepartamento de Pedagogia e Educaçãojcv@uevora.pt229Verdasca, José L. C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:39:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:58:32.987376Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Instrumentos de Diagnóstico e Planeamento Educativo
title Instrumentos de Diagnóstico e Planeamento Educativo
spellingShingle Instrumentos de Diagnóstico e Planeamento Educativo
Verdasca, José L. C.
Coorte escolar;
análises de fluxos;
planeamento educativo
eficácia e eficiência escolares
title_short Instrumentos de Diagnóstico e Planeamento Educativo
title_full Instrumentos de Diagnóstico e Planeamento Educativo
title_fullStr Instrumentos de Diagnóstico e Planeamento Educativo
title_full_unstemmed Instrumentos de Diagnóstico e Planeamento Educativo
title_sort Instrumentos de Diagnóstico e Planeamento Educativo
author Verdasca, José L. C.
author_facet Verdasca, José L. C.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Verdasca, José L. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Coorte escolar;
análises de fluxos;
planeamento educativo
eficácia e eficiência escolares
topic Coorte escolar;
análises de fluxos;
planeamento educativo
eficácia e eficiência escolares
description Sob o subtítulo genérico de "Outros Modos de Olhar a Escola", explora-se um conjunto de instrumentais metodológicos de apoio à administração e gestão escolar inspirados nas análises de fluxos escolares ou, se se preferir, no método da coorte. O recurso aos diagramas multitrajectoriais ou simplificados permite desenvolver técnicas de análise educativa e construir um sistema de indicadores de eficácia e eficiência escolar, bem como projectar e planear o movimento das gerações escolares que ingressam no sistema educativo. Procedeu-se, por último, à elaboração de tabelas do coeficiente de eficácia interna e de aumento de custos para ciclos de estudos de 1 a 5 anos com base em combinatórias e cenários projectivos de índices de progressão, repetência e abandono.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-01-01T00:00:00Z
2013-01-29T12:51:40Z
2013-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/7894
http://hdl.handle.net/10174/7894
url http://hdl.handle.net/10174/7894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 972-9313-64-4
sim
nao
Departamento de Pedagogia e Educação
jcv@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Publicações Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Publicações Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136468530102272