Being History Teacher - the beginning of a formative-educational process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gago, Marília
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/66977
Resumo: A realidade presente partilha uma narrativa histórica que parece estar muito centrada no que nos distingue. A humanidade parece ser definida mais pelo que a separa do que pelo que a une, pelo que existe em comum. Partilhando-se a necessidade de um novo olharacerca do ser humano e da concepção que a História é transformativa e permite a complexificação da compreensão do mundo considerou-se relevante compreender como um processo de formação pode contribuir para o desenvolvimento profissional e pensamento histórico de futuros professores de História, alunos de mestrado de formação profissionalizante. Propõem-se a análise das ideias que emergiram de uma tarefa inicial proposta e realizada por vinte alunos, futuros professores de História, tendo-se em vista o desafio destas ideias ao longo do processo de formação, e numa lógica longitudinal,acompanhar o desenvolvimento profissional e do pensamento histórico destes alunos. Emergiram ideias que se pautam por uma lógica de profissionalismo gerencialista e de perspetivar a História como o campo que forma cidadãos. Estas ideias sugerem estar em rota com demandas externas veiculadas por entidades e agendas políticas.
id RCAP_005dc1330ad0ceff3c22db35aa6daf4d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66977
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Being History Teacher - the beginning of a formative-educational processSer Professor de História em tempos difíceis:início de um processo formativoHumanismoEducação HistóricaFormação de ProfessoresProfissionalismo gerencialistaProfissionalismo democráticoHumanismHistory EducationTeacher EducationManagement ProfissionalismDemocratic ProfissionalismArts & HumanitiesA realidade presente partilha uma narrativa histórica que parece estar muito centrada no que nos distingue. A humanidade parece ser definida mais pelo que a separa do que pelo que a une, pelo que existe em comum. Partilhando-se a necessidade de um novo olharacerca do ser humano e da concepção que a História é transformativa e permite a complexificação da compreensão do mundo considerou-se relevante compreender como um processo de formação pode contribuir para o desenvolvimento profissional e pensamento histórico de futuros professores de História, alunos de mestrado de formação profissionalizante. Propõem-se a análise das ideias que emergiram de uma tarefa inicial proposta e realizada por vinte alunos, futuros professores de História, tendo-se em vista o desafio destas ideias ao longo do processo de formação, e numa lógica longitudinal,acompanhar o desenvolvimento profissional e do pensamento histórico destes alunos. Emergiram ideias que se pautam por uma lógica de profissionalismo gerencialista e de perspetivar a História como o campo que forma cidadãos. Estas ideias sugerem estar em rota com demandas externas veiculadas por entidades e agendas políticas.The present reality shares a historical narrative that seems to be very focused on what distinguishes us. Humanity seems to be defined more by what separates it than by what unites it, by what exists in common. Sharing the need for a new look at the human being and the conception that history is transformative and allows the complexity of understanding the world it was considered relevant to understand how a process of formation can contribute to the professional development and historical thinking of future History teachers, masters students on training. It is proposed to analyze the ideas that emerged from an initial task proposed and carried out by twenty students -future teachers of History, to then challenge these ideas throughout the formation processand in a longitudinal logic accompany the professional development and historical thinking of these students. The emerged ideas seem being guided by a logic of managerial professionalism and of prospecting History as the field that forms citizens. These ideas suggest being on the road with external demands conveyed by political entities and agendas.Universidade Estadual de Londrina (UEL)Universidade do MinhoGago, Marília20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/66977eng1984-335610.5433/1984-3356.2018v11n22p505http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/35764info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:04.761476Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Being History Teacher - the beginning of a formative-educational process
Ser Professor de História em tempos difíceis:início de um processo formativo
title Being History Teacher - the beginning of a formative-educational process
spellingShingle Being History Teacher - the beginning of a formative-educational process
Gago, Marília
Humanismo
Educação Histórica
Formação de Professores
Profissionalismo gerencialista
Profissionalismo democrático
Humanism
History Education
Teacher Education
Management Profissionalism
Democratic Profissionalism
Arts & Humanities
title_short Being History Teacher - the beginning of a formative-educational process
title_full Being History Teacher - the beginning of a formative-educational process
title_fullStr Being History Teacher - the beginning of a formative-educational process
title_full_unstemmed Being History Teacher - the beginning of a formative-educational process
title_sort Being History Teacher - the beginning of a formative-educational process
author Gago, Marília
author_facet Gago, Marília
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gago, Marília
dc.subject.por.fl_str_mv Humanismo
Educação Histórica
Formação de Professores
Profissionalismo gerencialista
Profissionalismo democrático
Humanism
History Education
Teacher Education
Management Profissionalism
Democratic Profissionalism
Arts & Humanities
topic Humanismo
Educação Histórica
Formação de Professores
Profissionalismo gerencialista
Profissionalismo democrático
Humanism
History Education
Teacher Education
Management Profissionalism
Democratic Profissionalism
Arts & Humanities
description A realidade presente partilha uma narrativa histórica que parece estar muito centrada no que nos distingue. A humanidade parece ser definida mais pelo que a separa do que pelo que a une, pelo que existe em comum. Partilhando-se a necessidade de um novo olharacerca do ser humano e da concepção que a História é transformativa e permite a complexificação da compreensão do mundo considerou-se relevante compreender como um processo de formação pode contribuir para o desenvolvimento profissional e pensamento histórico de futuros professores de História, alunos de mestrado de formação profissionalizante. Propõem-se a análise das ideias que emergiram de uma tarefa inicial proposta e realizada por vinte alunos, futuros professores de História, tendo-se em vista o desafio destas ideias ao longo do processo de formação, e numa lógica longitudinal,acompanhar o desenvolvimento profissional e do pensamento histórico destes alunos. Emergiram ideias que se pautam por uma lógica de profissionalismo gerencialista e de perspetivar a História como o campo que forma cidadãos. Estas ideias sugerem estar em rota com demandas externas veiculadas por entidades e agendas políticas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/66977
url http://hdl.handle.net/1822/66977
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 1984-3356
10.5433/1984-3356.2018v11n22p505
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/35764
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina (UEL)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina (UEL)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132944122511360