A qualidade da relação professor-aluno em crianças com perturbação de espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Ana Patrícia Henriques
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9096
Resumo: Diversos estudos têm vindo a alertar para a importância da qualidade da relação que a criança estabelece com o professor, salientando o seu papel no desenvolvimento adaptado da criança em diversos domínios, nomeadamente sócio-emocional e académico. De acordo com esses estudos, a qualidade daquela relação parece ser influenciada por diferentes factores, desde características da criança às dos contextos. Deste modo, o presente estudo visou analisar a qualidade da relação professor-aluno, numa amostra de crianças com uma Perturbação do Espectro do Autismo, assim como explorar o papel determinante de características da criança, da família, do professor e do contexto escolar. A análise da qualidade desta relação numa amostra de crianças com PEA revela-se fundamental, ao se considerar o exigente perfil comportamental das mesmas. A amostra foi constituída por 30 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 15 anos, bem como os respectivos pais e os professores. Os resultados obtidos revelaram associações significativas entre a qualidade da relação professor-aluno, avaliado pelo professor, e a idade e o comportamento adaptativo da criança, avaliado pela mãe. Aliado a isto, também o suporte social na família, percepcionado quer pela mãe quer pelo pai, demonstrou estar significativamente associado com a qualidade da relação professor-aluno. A idade da criança, o comportamento adaptativo e o suporte social revelaram-se como preditores individuais da qualidade da relação professor-aluno. Não se observaram, porém, associações significativas entre a qualidade desta relação e características individuais do professor e do contexto escolar.
id RCAP_00696c5484a33559d827c2683e1135b3
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9096
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A qualidade da relação professor-aluno em crianças com perturbação de espectro do autismoMESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDEPSICOLOGIAPSICOLOGIA CLÍNICARELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOAUTISMOSUPORTE SOCIALCOMPORTAMENTO ADAPTATIVOPSYCHOLOGYCLINICAL PSYCHOLOGYTEACHER-STUDENT RELATIONSHIPAUTISMSOCIAL SUPPORTADAPTIVE BEHAVIOURDiversos estudos têm vindo a alertar para a importância da qualidade da relação que a criança estabelece com o professor, salientando o seu papel no desenvolvimento adaptado da criança em diversos domínios, nomeadamente sócio-emocional e académico. De acordo com esses estudos, a qualidade daquela relação parece ser influenciada por diferentes factores, desde características da criança às dos contextos. Deste modo, o presente estudo visou analisar a qualidade da relação professor-aluno, numa amostra de crianças com uma Perturbação do Espectro do Autismo, assim como explorar o papel determinante de características da criança, da família, do professor e do contexto escolar. A análise da qualidade desta relação numa amostra de crianças com PEA revela-se fundamental, ao se considerar o exigente perfil comportamental das mesmas. A amostra foi constituída por 30 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 15 anos, bem como os respectivos pais e os professores. Os resultados obtidos revelaram associações significativas entre a qualidade da relação professor-aluno, avaliado pelo professor, e a idade e o comportamento adaptativo da criança, avaliado pela mãe. Aliado a isto, também o suporte social na família, percepcionado quer pela mãe quer pelo pai, demonstrou estar significativamente associado com a qualidade da relação professor-aluno. A idade da criança, o comportamento adaptativo e o suporte social revelaram-se como preditores individuais da qualidade da relação professor-aluno. Não se observaram, porém, associações significativas entre a qualidade desta relação e características individuais do professor e do contexto escolar.Several studies have been alert to the importance of the quality of the relationship that the child establishes with the teacher, underlining its role in the development of the child adapted in various fields, including social-emotional and academic. According to these studies, the quality of that relationship seems to be influenced by various factors, since the characteristics of the child contexts. Thus, the present study aimed to analyze the quality of the teacher-student relationship in a sample of children with Autism Spectrum Disorder, as well as exploring the role of child characteristics, family, teacher and school context. The quality analysis of this relationship in a sample of children with ASD become vital when considering the demanding behavioral profile of the same. The sample consisted of 30 children aged between 3 and 15 years, as well as their parents and teachers. The results revealed significant associations between the quality of teacher-student relationship, assessed by the teacher, and the age of the child and adaptive behavior, assessed by the mother. Allied to this, also the social support in the family, perceived either by the mother or the father, shown to be significantly associated with the quality of the teacher-student relationship. The child's age, adaptive behavior and social support proved as individual predictors of the quality of teacher-student relationship. Not observed, however, significant associations between the quality of this relationship and individual characteristics of the teacher and the school context.2018-11-09T19:26:29Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9096TID:201466791porGuedes, Ana Patrícia Henriquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:43Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:15.038919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A qualidade da relação professor-aluno em crianças com perturbação de espectro do autismo
title A qualidade da relação professor-aluno em crianças com perturbação de espectro do autismo
spellingShingle A qualidade da relação professor-aluno em crianças com perturbação de espectro do autismo
Guedes, Ana Patrícia Henriques
MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE
PSICOLOGIA
PSICOLOGIA CLÍNICA
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
AUTISMO
SUPORTE SOCIAL
COMPORTAMENTO ADAPTATIVO
PSYCHOLOGY
CLINICAL PSYCHOLOGY
TEACHER-STUDENT RELATIONSHIP
AUTISM
SOCIAL SUPPORT
ADAPTIVE BEHAVIOUR
title_short A qualidade da relação professor-aluno em crianças com perturbação de espectro do autismo
title_full A qualidade da relação professor-aluno em crianças com perturbação de espectro do autismo
title_fullStr A qualidade da relação professor-aluno em crianças com perturbação de espectro do autismo
title_full_unstemmed A qualidade da relação professor-aluno em crianças com perturbação de espectro do autismo
title_sort A qualidade da relação professor-aluno em crianças com perturbação de espectro do autismo
author Guedes, Ana Patrícia Henriques
author_facet Guedes, Ana Patrícia Henriques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Ana Patrícia Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE
PSICOLOGIA
PSICOLOGIA CLÍNICA
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
AUTISMO
SUPORTE SOCIAL
COMPORTAMENTO ADAPTATIVO
PSYCHOLOGY
CLINICAL PSYCHOLOGY
TEACHER-STUDENT RELATIONSHIP
AUTISM
SOCIAL SUPPORT
ADAPTIVE BEHAVIOUR
topic MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE
PSICOLOGIA
PSICOLOGIA CLÍNICA
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
AUTISMO
SUPORTE SOCIAL
COMPORTAMENTO ADAPTATIVO
PSYCHOLOGY
CLINICAL PSYCHOLOGY
TEACHER-STUDENT RELATIONSHIP
AUTISM
SOCIAL SUPPORT
ADAPTIVE BEHAVIOUR
description Diversos estudos têm vindo a alertar para a importância da qualidade da relação que a criança estabelece com o professor, salientando o seu papel no desenvolvimento adaptado da criança em diversos domínios, nomeadamente sócio-emocional e académico. De acordo com esses estudos, a qualidade daquela relação parece ser influenciada por diferentes factores, desde características da criança às dos contextos. Deste modo, o presente estudo visou analisar a qualidade da relação professor-aluno, numa amostra de crianças com uma Perturbação do Espectro do Autismo, assim como explorar o papel determinante de características da criança, da família, do professor e do contexto escolar. A análise da qualidade desta relação numa amostra de crianças com PEA revela-se fundamental, ao se considerar o exigente perfil comportamental das mesmas. A amostra foi constituída por 30 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 15 anos, bem como os respectivos pais e os professores. Os resultados obtidos revelaram associações significativas entre a qualidade da relação professor-aluno, avaliado pelo professor, e a idade e o comportamento adaptativo da criança, avaliado pela mãe. Aliado a isto, também o suporte social na família, percepcionado quer pela mãe quer pelo pai, demonstrou estar significativamente associado com a qualidade da relação professor-aluno. A idade da criança, o comportamento adaptativo e o suporte social revelaram-se como preditores individuais da qualidade da relação professor-aluno. Não se observaram, porém, associações significativas entre a qualidade desta relação e características individuais do professor e do contexto escolar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2018-11-09T19:26:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9096
TID:201466791
url http://hdl.handle.net/10437/9096
identifier_str_mv TID:201466791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131239283687424