Compreensão na leitura num manual de estudo do meio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Teresa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sousa, Otília Costa e, Cardoso, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33014
Resumo: A aquisição de competências ao nível da compreensão na leitura apresenta-se, cada vez mais, como o caminho para chegar ao conhecimento. O tipo de texto que se assume como o meio privilegiado de acesso ao conhecimento é o texto expositivo. Como tal, é importante que os textos a que os alunos têm acesso diariamente na sala de aula (nomeadamente, os textos dos manuais) sejam adequados ao desenvolvimento dessas competências.Neste estudo, analisaram-se os textos expositivos do manual de Estudo do Meio do 4.º ano mais adotado em Portugal no ano letivo 2010/2011. Em concreto, apurou-se a percentagem de textos expositivos existentes no manual, analisou-se a sua estrutura (Meyer, 1985), o tipo de questões que os acompanham, bem como as relações entre as perguntas e as respostas (Raphael, 1986, cit. em Giasson, 2000). O manual foi ainda analisado à luz do que é preconizado pelos documentos oficiais do Ministério da Educação.
id RCAP_007a383da89bc1799f479f64e1bc046b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/33014
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compreensão na leitura num manual de estudo do meioDidática da Língua PortuguesaTexto expositivoCompreensão na leituraManual escolarAcesso ao conhecimentoA aquisição de competências ao nível da compreensão na leitura apresenta-se, cada vez mais, como o caminho para chegar ao conhecimento. O tipo de texto que se assume como o meio privilegiado de acesso ao conhecimento é o texto expositivo. Como tal, é importante que os textos a que os alunos têm acesso diariamente na sala de aula (nomeadamente, os textos dos manuais) sejam adequados ao desenvolvimento dessas competências.Neste estudo, analisaram-se os textos expositivos do manual de Estudo do Meio do 4.º ano mais adotado em Portugal no ano letivo 2010/2011. Em concreto, apurou-se a percentagem de textos expositivos existentes no manual, analisou-se a sua estrutura (Meyer, 1985), o tipo de questões que os acompanham, bem como as relações entre as perguntas e as respostas (Raphael, 1986, cit. em Giasson, 2000). O manual foi ainda analisado à luz do que é preconizado pelos documentos oficiais do Ministério da Educação.Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRepositório da Universidade de LisboaCosta, TeresaSousa, Otília Costa eCardoso, Adriana2018-04-26T13:37:43Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33014porCosta, T., Sousa, O. & Cardoso, A. (2015). Compreensão na leitura num manual de Estudo do Meio. Da Investigação às Práticas, 5(I), 98–117.2182-1372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:59.801213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão na leitura num manual de estudo do meio
title Compreensão na leitura num manual de estudo do meio
spellingShingle Compreensão na leitura num manual de estudo do meio
Costa, Teresa
Didática da Língua Portuguesa
Texto expositivo
Compreensão na leitura
Manual escolar
Acesso ao conhecimento
title_short Compreensão na leitura num manual de estudo do meio
title_full Compreensão na leitura num manual de estudo do meio
title_fullStr Compreensão na leitura num manual de estudo do meio
title_full_unstemmed Compreensão na leitura num manual de estudo do meio
title_sort Compreensão na leitura num manual de estudo do meio
author Costa, Teresa
author_facet Costa, Teresa
Sousa, Otília Costa e
Cardoso, Adriana
author_role author
author2 Sousa, Otília Costa e
Cardoso, Adriana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Teresa
Sousa, Otília Costa e
Cardoso, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Didática da Língua Portuguesa
Texto expositivo
Compreensão na leitura
Manual escolar
Acesso ao conhecimento
topic Didática da Língua Portuguesa
Texto expositivo
Compreensão na leitura
Manual escolar
Acesso ao conhecimento
description A aquisição de competências ao nível da compreensão na leitura apresenta-se, cada vez mais, como o caminho para chegar ao conhecimento. O tipo de texto que se assume como o meio privilegiado de acesso ao conhecimento é o texto expositivo. Como tal, é importante que os textos a que os alunos têm acesso diariamente na sala de aula (nomeadamente, os textos dos manuais) sejam adequados ao desenvolvimento dessas competências.Neste estudo, analisaram-se os textos expositivos do manual de Estudo do Meio do 4.º ano mais adotado em Portugal no ano letivo 2010/2011. Em concreto, apurou-se a percentagem de textos expositivos existentes no manual, analisou-se a sua estrutura (Meyer, 1985), o tipo de questões que os acompanham, bem como as relações entre as perguntas e as respostas (Raphael, 1986, cit. em Giasson, 2000). O manual foi ainda analisado à luz do que é preconizado pelos documentos oficiais do Ministério da Educação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2018-04-26T13:37:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/33014
url http://hdl.handle.net/10451/33014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, T., Sousa, O. & Cardoso, A. (2015). Compreensão na leitura num manual de Estudo do Meio. Da Investigação às Práticas, 5(I), 98–117.
2182-1372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134408006959104