Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o trabalho cooperativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Mafalda Vieira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/8301
Resumo: O presente relatório realizou-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se dividido em duas partes, nomeadamente, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Este relatório tem como principais objetivos partilhar algumas reflexões, fundamentadas, de experiências da prática e apresentar um estudo investigativo desenvolvido num dos contextos de Prática Pedagógica. O estudo realizou-se numa escola da rede publica, numa turma de 2.º ano de escolaridade. Este tinha como objetivos específicos: analisar estratégias de trabalho cooperativo em sala de aula; compreender o papel do professor na mediação deste tipo de atividades; compreender o papel do aluno na dinâmica de trabalho cooperativo; e, refletir sobre a dinâmica do trabalho cooperativo em contexto sala de aula. Com este estudo pretendeu-se dar resposta à seguinte questão de investigação: Qual o impacto da implementação de uma sequência promotora de trabalho cooperativo no processo ensino aprendizagem numa turma de 2.º ano? Para a recolha de dados foi utilizado o diário de campo, a observação direta participante, com grelhas semiestruturadas, e a entrevista. O estudo sugere que as sessões de trabalho cooperativo tiveram um impacto positivo no desenvolvimento pessoal das crianças, mais concretamente, na forma de encarar o outro como par.
id RCAP_0082e38e5e5ac533eacc502b93b80741
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8301
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o trabalho cooperativouma investigação em contexto num 2.º anoCooperaçãoInterdependência PositivaTrabalho cooperativoProfessorEnsino AprendizagemDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório realizou-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se dividido em duas partes, nomeadamente, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Este relatório tem como principais objetivos partilhar algumas reflexões, fundamentadas, de experiências da prática e apresentar um estudo investigativo desenvolvido num dos contextos de Prática Pedagógica. O estudo realizou-se numa escola da rede publica, numa turma de 2.º ano de escolaridade. Este tinha como objetivos específicos: analisar estratégias de trabalho cooperativo em sala de aula; compreender o papel do professor na mediação deste tipo de atividades; compreender o papel do aluno na dinâmica de trabalho cooperativo; e, refletir sobre a dinâmica do trabalho cooperativo em contexto sala de aula. Com este estudo pretendeu-se dar resposta à seguinte questão de investigação: Qual o impacto da implementação de uma sequência promotora de trabalho cooperativo no processo ensino aprendizagem numa turma de 2.º ano? Para a recolha de dados foi utilizado o diário de campo, a observação direta participante, com grelhas semiestruturadas, e a entrevista. O estudo sugere que as sessões de trabalho cooperativo tiveram um impacto positivo no desenvolvimento pessoal das crianças, mais concretamente, na forma de encarar o outro como par.Barata, Clarinda Luisa FerreiraIC-OnlineCosta, Mafalda Vieira2023-03-30T13:35:22Z2022-12-132022-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8301TID:203264002porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:57:03Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:03.825471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o trabalho cooperativo
uma investigação em contexto num 2.º ano
title Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o trabalho cooperativo
spellingShingle Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o trabalho cooperativo
Costa, Mafalda Vieira
Cooperação
Interdependência Positiva
Trabalho cooperativo
Professor
Ensino Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o trabalho cooperativo
title_full Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o trabalho cooperativo
title_fullStr Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o trabalho cooperativo
title_full_unstemmed Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o trabalho cooperativo
title_sort Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o trabalho cooperativo
author Costa, Mafalda Vieira
author_facet Costa, Mafalda Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barata, Clarinda Luisa Ferreira
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Mafalda Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperação
Interdependência Positiva
Trabalho cooperativo
Professor
Ensino Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Cooperação
Interdependência Positiva
Trabalho cooperativo
Professor
Ensino Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório realizou-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se dividido em duas partes, nomeadamente, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Este relatório tem como principais objetivos partilhar algumas reflexões, fundamentadas, de experiências da prática e apresentar um estudo investigativo desenvolvido num dos contextos de Prática Pedagógica. O estudo realizou-se numa escola da rede publica, numa turma de 2.º ano de escolaridade. Este tinha como objetivos específicos: analisar estratégias de trabalho cooperativo em sala de aula; compreender o papel do professor na mediação deste tipo de atividades; compreender o papel do aluno na dinâmica de trabalho cooperativo; e, refletir sobre a dinâmica do trabalho cooperativo em contexto sala de aula. Com este estudo pretendeu-se dar resposta à seguinte questão de investigação: Qual o impacto da implementação de uma sequência promotora de trabalho cooperativo no processo ensino aprendizagem numa turma de 2.º ano? Para a recolha de dados foi utilizado o diário de campo, a observação direta participante, com grelhas semiestruturadas, e a entrevista. O estudo sugere que as sessões de trabalho cooperativo tiveram um impacto positivo no desenvolvimento pessoal das crianças, mais concretamente, na forma de encarar o outro como par.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13
2022-12-13T00:00:00Z
2023-03-30T13:35:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/8301
TID:203264002
url http://hdl.handle.net/10400.8/8301
identifier_str_mv TID:203264002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137002302472192