Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o trabalho cooperativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/8301 |
Resumo: | O presente relatório realizou-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se dividido em duas partes, nomeadamente, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Este relatório tem como principais objetivos partilhar algumas reflexões, fundamentadas, de experiências da prática e apresentar um estudo investigativo desenvolvido num dos contextos de Prática Pedagógica. O estudo realizou-se numa escola da rede publica, numa turma de 2.º ano de escolaridade. Este tinha como objetivos específicos: analisar estratégias de trabalho cooperativo em sala de aula; compreender o papel do professor na mediação deste tipo de atividades; compreender o papel do aluno na dinâmica de trabalho cooperativo; e, refletir sobre a dinâmica do trabalho cooperativo em contexto sala de aula. Com este estudo pretendeu-se dar resposta à seguinte questão de investigação: Qual o impacto da implementação de uma sequência promotora de trabalho cooperativo no processo ensino aprendizagem numa turma de 2.º ano? Para a recolha de dados foi utilizado o diário de campo, a observação direta participante, com grelhas semiestruturadas, e a entrevista. O estudo sugere que as sessões de trabalho cooperativo tiveram um impacto positivo no desenvolvimento pessoal das crianças, mais concretamente, na forma de encarar o outro como par. |
id |
RCAP_0082e38e5e5ac533eacc502b93b80741 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8301 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o trabalho cooperativouma investigação em contexto num 2.º anoCooperaçãoInterdependência PositivaTrabalho cooperativoProfessorEnsino AprendizagemDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório realizou-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se dividido em duas partes, nomeadamente, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Este relatório tem como principais objetivos partilhar algumas reflexões, fundamentadas, de experiências da prática e apresentar um estudo investigativo desenvolvido num dos contextos de Prática Pedagógica. O estudo realizou-se numa escola da rede publica, numa turma de 2.º ano de escolaridade. Este tinha como objetivos específicos: analisar estratégias de trabalho cooperativo em sala de aula; compreender o papel do professor na mediação deste tipo de atividades; compreender o papel do aluno na dinâmica de trabalho cooperativo; e, refletir sobre a dinâmica do trabalho cooperativo em contexto sala de aula. Com este estudo pretendeu-se dar resposta à seguinte questão de investigação: Qual o impacto da implementação de uma sequência promotora de trabalho cooperativo no processo ensino aprendizagem numa turma de 2.º ano? Para a recolha de dados foi utilizado o diário de campo, a observação direta participante, com grelhas semiestruturadas, e a entrevista. O estudo sugere que as sessões de trabalho cooperativo tiveram um impacto positivo no desenvolvimento pessoal das crianças, mais concretamente, na forma de encarar o outro como par.Barata, Clarinda Luisa FerreiraIC-OnlineCosta, Mafalda Vieira2023-03-30T13:35:22Z2022-12-132022-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8301TID:203264002porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:57:03Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:03.825471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o trabalho cooperativo uma investigação em contexto num 2.º ano |
title |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o trabalho cooperativo |
spellingShingle |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o trabalho cooperativo Costa, Mafalda Vieira Cooperação Interdependência Positiva Trabalho cooperativo Professor Ensino Aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o trabalho cooperativo |
title_full |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o trabalho cooperativo |
title_fullStr |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o trabalho cooperativo |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o trabalho cooperativo |
title_sort |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o trabalho cooperativo |
author |
Costa, Mafalda Vieira |
author_facet |
Costa, Mafalda Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barata, Clarinda Luisa Ferreira IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Mafalda Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cooperação Interdependência Positiva Trabalho cooperativo Professor Ensino Aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Cooperação Interdependência Positiva Trabalho cooperativo Professor Ensino Aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório realizou-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se dividido em duas partes, nomeadamente, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Este relatório tem como principais objetivos partilhar algumas reflexões, fundamentadas, de experiências da prática e apresentar um estudo investigativo desenvolvido num dos contextos de Prática Pedagógica. O estudo realizou-se numa escola da rede publica, numa turma de 2.º ano de escolaridade. Este tinha como objetivos específicos: analisar estratégias de trabalho cooperativo em sala de aula; compreender o papel do professor na mediação deste tipo de atividades; compreender o papel do aluno na dinâmica de trabalho cooperativo; e, refletir sobre a dinâmica do trabalho cooperativo em contexto sala de aula. Com este estudo pretendeu-se dar resposta à seguinte questão de investigação: Qual o impacto da implementação de uma sequência promotora de trabalho cooperativo no processo ensino aprendizagem numa turma de 2.º ano? Para a recolha de dados foi utilizado o diário de campo, a observação direta participante, com grelhas semiestruturadas, e a entrevista. O estudo sugere que as sessões de trabalho cooperativo tiveram um impacto positivo no desenvolvimento pessoal das crianças, mais concretamente, na forma de encarar o outro como par. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-13 2022-12-13T00:00:00Z 2023-03-30T13:35:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/8301 TID:203264002 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/8301 |
identifier_str_mv |
TID:203264002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137002302472192 |