Opiniões e Perceções dos Professores sobre Bullying
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25749/sis.18223 |
Resumo: | A literatura atual considera relevante atribuir atenção às opiniões e perceções dos professores sobre o bullying, dado que os professores interagem diariamente com os alunos e são frequentemente responsáveis em identificar e responder à agressão de pares. Desta feita, o objetivo primordial do estudo consistiu em conhecer a perceção dos professores face a ocorrência de bullying. Para a realização da presente investigação utilizou-se como técnica de recolha de informação a entrevista semiestruturada, direcionada numa primeira parte para a recolha de informação pessoal acerca dos 10 professores que participaram no estudo, e numa segunda parte constituída por dez questões de resposta aberta. Os principais resultados apontam para a necessidade de uma melhor formação dos professores sobre a temática bullying, bem como para a necessidade de maior divulgação do tema com a finalidade de alertar as escolas para as consequências destas práticas, realçando particularmente o desenvolvimento de medidas de prevenção e intervenção. |
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Opiniões e Perceções dos Professores sobre BullyingOpiniones y Percepciones de los Profesores sobre BullyingOpiniões e Perceções dos Professores sobre BullyingArticlesA literatura atual considera relevante atribuir atenção às opiniões e perceções dos professores sobre o bullying, dado que os professores interagem diariamente com os alunos e são frequentemente responsáveis em identificar e responder à agressão de pares. Desta feita, o objetivo primordial do estudo consistiu em conhecer a perceção dos professores face a ocorrência de bullying. Para a realização da presente investigação utilizou-se como técnica de recolha de informação a entrevista semiestruturada, direcionada numa primeira parte para a recolha de informação pessoal acerca dos 10 professores que participaram no estudo, e numa segunda parte constituída por dez questões de resposta aberta. Os principais resultados apontam para a necessidade de uma melhor formação dos professores sobre a temática bullying, bem como para a necessidade de maior divulgação do tema com a finalidade de alertar as escolas para as consequências destas práticas, realçando particularmente o desenvolvimento de medidas de prevenção e intervenção.Current literature considers it relevant to give attention to teachers' opinions and perceptions about bullying, since teachers interact daily with students and are often responsible for identifying and responding to bullying. This time, the primary objective of the study was to know the teachers' perception of the occurrence of bullying. In order to carry out the present investigation, the semi-structured interview was used as a data collection technique. The first part was used to collect personal information about the ten teachers who participated in the study, and a second part was composed of ten open-ended questions. The main results point to the need for better teacher training on bullying, as well as the need for greater dissemination of the theme in order to alert schools to the consequences of these practices, particularly the development of prevention and intervention.La literatura actual considera relevante prestar atención a las opiniones y percepciones de los profesores sobre el bullying, ya que los docentes interactúan diariamente con los estudiantes y, a menudo, son responsables de identificar y responder a las agresiones entre compañeros. Esta vez, el objetivo principal del estudio fue conocer la percepción de los docentes sobre la existencia del bullying. Para el propósito de la investigación, se utilizó como técnica de recogida de datos la entrevista semiestructurada, la cual consta de dos partes, la primera de ellas destinada a la recopilación de información personal sobre los 10 maestros que participaron en el estudio, y la segunda está compuesta por un total de diez preguntas abiertas. Los principales resultados apuntan a la necesidad de una mejor capacitación docente sobre el acoso escolar, así como a la necesidad de una mayor difusión del tema para alertar a las escuelas sobre las consecuencias de estas prácticas, destacando especialmente el desarrollo de medidas (...)Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2019-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.18223por2182-96402182-8474Cunha, PedroPires, SandraMonteiro, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-30T08:15:44Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:54.639807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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