Percepção dos colaboradores sobre a gestão da formação na Decathlon Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jonas, Raquel Costa Faria Franco
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/35621
Resumo: No contexto atual, altamente volátil e competitivo, as empresas reconhecem que a formação dos colaboradores é cada vez mais importante para lhes garantir vantagens competitivas sustentáveis. Ainda que muitos gestores partilhem desta visão e mobilizem ações no sentido de desenvolver as competências dos colaboradores, verifica-se por vezes um desfasamento entre aquilo que os gestores afirmam sobre a formação das suas empresas e a imagem da mesma junto dos colaboradores (Meignant, 2003). O objetivo principal deste estudo é conhecer a perceção dos colaboradores da Decathlon Portugal sobre a gestão da formação na empresa. Os objetivos específicos são: (1) caracterizar a gestão da formação da empresa; e conhecer a perceção dos seus colaboradores sobre: (2) o compromisso da empresa para com a formação; (3) a importância e benefícios que atribuem à formação da empresa; (4) o seu contributo para diagnóstico das necessidades de formação; (5) a equidade no acesso à formação e fatores que o condicionam; (6) os fatores que contribuem para a aprendizagem e desenvolvimento de competências; (7) a qualidade das ações de formação da empresa. Com este propósito foi enviado um questionário online a todos os colaboradores, tendo-se obtido 154 respostas, o que representa 12% da população. Os resultados e conclusões mais relevantes deste estudo mostram-nos que os colaboradores da Decathlon Portugal têm uma perceção tendencialmente positiva sobre a gestão da formação da empresa. Não obstante, entre as seis dimensões analisadas, o contributo dos colaboradores para diagnóstico das necessidades de formação e a equidade no acesso à formação são as duas dimensões com médias de concordância mais baixas. Por seu turno, a importância e benefícios que os colaboradores atribuem à formação da empresa é a dimensão que apresenta valores médios de concordância mais elevados. Os resultados deste estudo permitem formular sugestões de melhoria que a Decathlon Portugal pode utilizar para alcançar os objetivos desejados.
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