Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Alessandra
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/14210
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos Artísticos (Estudos Fílmicos e da Imagem), apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
id RCAP_00a07fa5e53dc7bd5c0f11061a6a516b
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/14210
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus temposCinema -- aspectos sociológicosCinema -- técnicasRealização cinematográficaDissertação de mestrado em Estudos Artísticos (Estudos Fílmicos e da Imagem), apresentada à Fac. de Letras da Univ. de CoimbraO propósito deste trabalho é explorar os tempos do cinema, a partir relação entre o cinema e seu espectador. Esta relação ocorre de um modo singular, muito diferente da relação entre o espectador e outros modelos de arte, como o teatro, a pintura e a fotografia. Nesta pesquisa sobre as causas dessa singularidade, nós comparamos o cinema com estas outras artes, e, também, analisamos as especificidades do quadro e imagens cinematográficos para estabelecer alguns pontos, que podemos somente encontrar no cinema, que atraem e condicionam a atenção do espectador para dentro ou fora da imagem, estes são os centros de acção. E, finalmente, nos pensamos como o espectador pode alcançar um contato mais livre e íntimos com o filme, escapando, assim, das intenções do realizador, através dos centros de afeição. Palavras-The purpose of this work is to explore the times of cinema, from the relationship between the cinema and its spectator. This relationship occurs in a singular way, which is very different of the relations between spectator and others ways of art, like theater, painting and photography. In this research about the causes of that singularity, we compare the cinema and this others arts, we also analyzed the specificities of film‟s frame and images to establish some points, which we can find only in cinema,that attract and condition the spectator‟s attention to in or out of the image, this are the center of action. And finally, we think how the spectator may achieve a freer and more personal encounter with the film, escaping, thus, of the director‟s intentions, through thecenter of affection.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/14210http://hdl.handle.net/10316/14210porGomes, Alessandra - Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos.Coimbra, 2010Gomes, Alessandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/14210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:42:10.744033Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos
title Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos
spellingShingle Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos
Gomes, Alessandra
Cinema -- aspectos sociológicos
Cinema -- técnicas
Realização cinematográfica
title_short Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos
title_full Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos
title_fullStr Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos
title_full_unstemmed Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos
title_sort Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos
author Gomes, Alessandra
author_facet Gomes, Alessandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema -- aspectos sociológicos
Cinema -- técnicas
Realização cinematográfica
topic Cinema -- aspectos sociológicos
Cinema -- técnicas
Realização cinematográfica
description Dissertação de mestrado em Estudos Artísticos (Estudos Fílmicos e da Imagem), apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/14210
http://hdl.handle.net/10316/14210
url http://hdl.handle.net/10316/14210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, Alessandra - Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos.Coimbra, 2010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553862285852672