Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/14210 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Estudos Artísticos (Estudos Fílmicos e da Imagem), apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra |
id |
RCAP_00a07fa5e53dc7bd5c0f11061a6a516b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/14210 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus temposCinema -- aspectos sociológicosCinema -- técnicasRealização cinematográficaDissertação de mestrado em Estudos Artísticos (Estudos Fílmicos e da Imagem), apresentada à Fac. de Letras da Univ. de CoimbraO propósito deste trabalho é explorar os tempos do cinema, a partir relação entre o cinema e seu espectador. Esta relação ocorre de um modo singular, muito diferente da relação entre o espectador e outros modelos de arte, como o teatro, a pintura e a fotografia. Nesta pesquisa sobre as causas dessa singularidade, nós comparamos o cinema com estas outras artes, e, também, analisamos as especificidades do quadro e imagens cinematográficos para estabelecer alguns pontos, que podemos somente encontrar no cinema, que atraem e condicionam a atenção do espectador para dentro ou fora da imagem, estes são os centros de acção. E, finalmente, nos pensamos como o espectador pode alcançar um contato mais livre e íntimos com o filme, escapando, assim, das intenções do realizador, através dos centros de afeição. Palavras-The purpose of this work is to explore the times of cinema, from the relationship between the cinema and its spectator. This relationship occurs in a singular way, which is very different of the relations between spectator and others ways of art, like theater, painting and photography. In this research about the causes of that singularity, we compare the cinema and this others arts, we also analyzed the specificities of film‟s frame and images to establish some points, which we can find only in cinema,that attract and condition the spectator‟s attention to in or out of the image, this are the center of action. And finally, we think how the spectator may achieve a freer and more personal encounter with the film, escaping, thus, of the director‟s intentions, through thecenter of affection.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/14210http://hdl.handle.net/10316/14210porGomes, Alessandra - Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos.Coimbra, 2010Gomes, Alessandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/14210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:42:10.744033Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos |
title |
Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos |
spellingShingle |
Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos Gomes, Alessandra Cinema -- aspectos sociológicos Cinema -- técnicas Realização cinematográfica |
title_short |
Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos |
title_full |
Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos |
title_fullStr |
Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos |
title_full_unstemmed |
Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos |
title_sort |
Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos |
author |
Gomes, Alessandra |
author_facet |
Gomes, Alessandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema -- aspectos sociológicos Cinema -- técnicas Realização cinematográfica |
topic |
Cinema -- aspectos sociológicos Cinema -- técnicas Realização cinematográfica |
description |
Dissertação de mestrado em Estudos Artísticos (Estudos Fílmicos e da Imagem), apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/14210 http://hdl.handle.net/10316/14210 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/14210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gomes, Alessandra - Cinemas: notas sobre o quadro, suas imagens e seus tempos.Coimbra, 2010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553862285852672 |