Do papel dos meios de comunicação na vida em sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Zita Romero
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/1663
Resumo: Com o decorrer dos tempos, a importância dos meios de comunicação foi assumindo uma dimensão capital: espalharam-se por todo o globo, os seus tentáculos atingiram todas as áreas vitais da sociedade e interligaram-se, passando a caracterizar a sociedade em que vivemos como sociedade de informação. A esta designação acrescentamos e do conhecimento, porque o conhecimento e a inovação "estão a tornar-se cada vez mais na fonte decisiva de riqueza e, também, na principal fonte de diferença entre nações, empresas e pessoas" (Cimeira de Lisboa, 2000). Mais recentemente, a combinação da escrita, do som e da imagem com os meios informáticos originou o conceito de multimedia, disponibilizando fontes de informação inesgotáveis, proporcionando contactos de e para todo o mundo, em diversos formatos, a qualquer hora do dia, em tempo real ou não, graças aos satélites de retransmissão que cobrem a totalidade do espaço terrestre1. Todo o panorama descrito deu origem à designação aldeia global. Este conceito designa a possibilidade de se efectuarem comunicações de e para todos os pontos do globo, sem importar a distância e ultrapassando barreiras culturais. Efectivamente, a interacção verbal entre os seres humanos passou a funcionar como se de uma pequena comunidade se tratasse e a informação é trocada (entre os diversos meios de comunicação de massas de todos os países), como se uma mercadoria fosse. Mais recentemente, por força dos progressos científicos, técnicos e tecnológicos, assistimos ao surgimento das comunicações via satélite, da televisão interactiva, e aguardamos a todo o momento a profusão social dos telemóveis de terceira geração.
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