Informação e empresa intensiva em conhecimento : descobrir fluxos de informação na Amorim Cork Composites através da análise de redes sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/19252 |
Resumo: | Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Knowledge Management and Business Intelligence |
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Informação e empresa intensiva em conhecimento : descobrir fluxos de informação na Amorim Cork Composites através da análise de redes sociaisFluxos de InformaçãoEmpresa Intensiva em ConhecimentoAmorim Cork CompositesAnálise de Redes SociaisDissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Knowledge Management and Business IntelligenceA Empresa Intensiva em Conhecimento é um conceito abstrato no domínio da Teoria Organizacional, embora algumas das suas caraterísticas sejam identificáveis em organizações contemporâneas, cujo valor competitivo depende da aplicação de conhecimento técnico específico e/ou com caraterísticas únicas. A este nível, o acesso a informação e a troca de informação na rede organizacional representam dois pilares estruturantes no funcionamento da Empresa Intensiva em Conhecimento. Através da condução de uma Análise de Redes Sociais na Amorim Cork Composites, foram identificados padrões nos fluxos de informação em organizações desta natureza: (i) a transmissão de informação ao nível dos cargos técnicos processa-se de uma maneira informal e “democrática” entre diferentes escalões hierárquicos, (ii) os relacionamentos sociais e a transmissão de informação a um nível departamental assentam, predominantemente, num padrão de heterofilia, (iii) os clusters locais detêm um papel relevante na partilha de informação necessária à execução de tarefas de trabalho de caráter rotineiro, (iv) uma parte relevante da informação que permite gerar ou melhorar ideias de caráter inovador é obtida por via de ligações sociais fracas e (v) a maioria da informação que pode representar mais-valias económicas para a empresa é obtida no interior da própria organização.Neto, Miguel de Castro Simões FerreiraVictorino, Guilherme Hidalgo Barata MartinsRUNPereira, Tiago Macedo Teles2019-06-28T00:30:44Z2016-05-302016-05-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19252TID:201218887porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:00:34Zoai:run.unl.pt:10362/19252Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:23.059487Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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