A música portuguesa para órgão do final do antigo regime nos programas de órgão do ensino especializado da música em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Isabel Albergaria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9356
Resumo: Relatório de Estágio - Mestrado em Ensino da Música
id RCAP_00d12708fc8e9f864e0f764291ff8de4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9356
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A música portuguesa para órgão do final do antigo regime nos programas de órgão do ensino especializado da música em PortugalÓrgão histórico portuguêsEnsino do órgão em PortugalRepertório português para órgãoSéculo XVIIISéculo XIXHistorical portuguese organTeaching organRepertoire for organEighteenth centuryEarly nineteenth centuryRelatório de Estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I - A prática pedagógica deste relatório de estágio, realizada no Conservatório Regional de Ponta Delgada no ano lectivo 2017/2018 e desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Estágio do Ensino Especializado da Escola Superior de Música de Lisboa, descreve o processo de ensino e de aprendizagem de três alunas de diferentes níveis (cursos de Iniciação, Básico e Secundário), da classe de órgão daquela instituição oficial do Ensino Especializado da Música. A localização geográfica do Conservatório Regional de Ponta Delgada e a importância que assume a sua classe de órgão – considerando o património de órgãos históricos existentes na ilha de S. Miguel, assim como nas restantes ilhas – justificam uma abordagem ao ensino do órgão no contexto do arquipélago e fundamentam a temática da investigação associada a este relatório. Os documentos orientadores do Conservatório Regional de Ponta Delgada permitiram um enquadramento da sua actividade enquanto unidade orgânica, bem como um ponto de partida para a elaboração dos planos de aula. Para as três alunas foram traçados objectivos gerais e específicos, com os respectivos conteúdos e procedimentos, num processo de construção gradual com o objectivo último de optimização da aprendizagem do órgão. O confronto da bibliografia consultada com o quotidiano pedagógico traduz-se, neste relatório, numa série de reflexões que proporcionam a revitalização da prática pedagógica, através do questionamento sobre o efeito das acções diárias e da missão da actividade docente na actualidade.Resumo II - O trabalho de investigação associado a este relatório incide sobre a música portuguesa para órgão do final do século XVIII e primeiras décadas do século XIX no ensino do órgão, ministrado nas escolas oficiais do Ensino Especializado da Música em Portugal. A par do estudo de diferentes escolas organísticas europeias, os programas curriculares dessas escolas contemplam a música ibérica, que, na prática, se traduz em obras de compositores portugueses e espanhóis dos séculos XVI, XVII e XVIII, sendo que neste último século surge exclusivamente o nome do português Carlos Seixas. Após quarenta anos sobre a elaboração do programa-mãe pelo Conservatório Nacional, no qual Carlos Seixas integra a música ibérica, questiona-se a sua permanência nos actuais programas curriculares de órgão como referência ibérica, aceitando o pressuposto de que o estilo da sua música para tecla se aparta dos modelos organísticos ibéricos. Permanece um vazio relativamente ao repertório português para órgão do final de setecentos e início de oitocentos nos programas curriculares de órgão – época de construção de uma larga parcela dos órgãos actualmente existentes, a maioria deles de concepção portuguesa, da autoria dos dois mais proeminentes organeiros portugueses da época: Joaquim António Peres Fontanes (1750-1818) e António Xavier Machado e Cerveira (1756-1828). Não obstante os inúmeros esforços para a sistematização da identidade de uma organaria portuguesa tardo-setecentista, verifica-se que o mesmo procedimento não se tem concretizado ao nível do repertório do mesmo período no contexto pedagógico. Neste sentido, apresenta-se uma proposta de estudo desse repertório nos diferentes graus de ensino não superior.Abstract I - The pedagogical practice of this report, which took place at the Regional Conservatory of Ponta Delgada during the academic year 2017/2018 and was developed within the scope of the curricular unit of the Estágio do Ensino Especializado of the Superior School of Music in Lisbon, describes the teaching and learning process of three organ students of the above mentioned official specialized music school in Ponta Delgada at different levels (Initiation, Basic and Secondary courses). The geographical location of the Regional Conservatory of Ponta Delgada and the importance of its organ class – considering the patrimony of historic organs existing on the island of S. Miguel, as well as on the other islands – justify an approach to the teaching of organ within the context of the archipelago and underpin the research topic associated with this report. Documentation of the Regional Conservatory of Ponta Delgada provides a framework for its activities as an organic unit, as well as a starting point for the preparation of lesson plans. General and specific objectives were defined for the three pupils, along with respective content and procedure, in a process of gradual construction, the ultimate objective being to optimize learning of the organ. Comparison of the consulted bibliography with daily pedagogical reality leads, in this report, to a series of reflections that provide for the revitalization of pedagogical practice, by questioning the effect of daily action and the mission of the teacher at the present time.Abstract II - The research work associated with this report focuses on Portuguese music for organ of the late 18th and first decades of the 19th centuries in the teaching of the organ as ministered in the official specialized music schools in Portugal. In addition to the study of different European organ traditions, the curricula of these schools include Iberian music which, in practice, translates to works by Portuguese and Spanish composers from the 16th, 17th and 18th centuries; in the latter the only name that appears is that of the Portuguese composer Carlos Seixas. Forty years after the elaboration of the master program by the National Conservatory, in which Carlos Seixas is integrated in Iberian music, his permanence in the current curricular programs of organ as an Iberian reference is questioned, based on the assumption that the style of his music for keyboard instruments differs from that of the Iberian organ models. There remains a void in the curricular programs for organ in relation to the Portuguese repertory of the late 17th and early 18th centuries – during which a large part of the existent organs were constructed, most of them of Portuguese conception, by the two most prominent Portuguese organ builders of the time: Joaquim António Peres Fontanes (1750-1818) and António Xavier Machado e Cerveira (1756-1828). Notwithstanding numerous efforts to systematize the identity of the late 18th century Portuguese organ, it can be seen that this same procedure has not been applied to the repertory of the same period in a pedagogical context. In this sense, a proposal is presented to study this repertory for the different levels of education.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaSoares, Pedro CoutoRCIPLSousa, Maria Isabel Albergaria2019-01-22T15:43:47Z2018-122018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9356TID:202152251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:56Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9356Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:56.671337Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A música portuguesa para órgão do final do antigo regime nos programas de órgão do ensino especializado da música em Portugal
title A música portuguesa para órgão do final do antigo regime nos programas de órgão do ensino especializado da música em Portugal
spellingShingle A música portuguesa para órgão do final do antigo regime nos programas de órgão do ensino especializado da música em Portugal
Sousa, Maria Isabel Albergaria
Órgão histórico português
Ensino do órgão em Portugal
Repertório português para órgão
Século XVIII
Século XIX
Historical portuguese organ
Teaching organ
Repertoire for organ
Eighteenth century
Early nineteenth century
title_short A música portuguesa para órgão do final do antigo regime nos programas de órgão do ensino especializado da música em Portugal
title_full A música portuguesa para órgão do final do antigo regime nos programas de órgão do ensino especializado da música em Portugal
title_fullStr A música portuguesa para órgão do final do antigo regime nos programas de órgão do ensino especializado da música em Portugal
title_full_unstemmed A música portuguesa para órgão do final do antigo regime nos programas de órgão do ensino especializado da música em Portugal
title_sort A música portuguesa para órgão do final do antigo regime nos programas de órgão do ensino especializado da música em Portugal
author Sousa, Maria Isabel Albergaria
author_facet Sousa, Maria Isabel Albergaria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Pedro Couto
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria Isabel Albergaria
dc.subject.por.fl_str_mv Órgão histórico português
Ensino do órgão em Portugal
Repertório português para órgão
Século XVIII
Século XIX
Historical portuguese organ
Teaching organ
Repertoire for organ
Eighteenth century
Early nineteenth century
topic Órgão histórico português
Ensino do órgão em Portugal
Repertório português para órgão
Século XVIII
Século XIX
Historical portuguese organ
Teaching organ
Repertoire for organ
Eighteenth century
Early nineteenth century
description Relatório de Estágio - Mestrado em Ensino da Música
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2018-12-01T00:00:00Z
2019-01-22T15:43:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9356
TID:202152251
url http://hdl.handle.net/10400.21/9356
identifier_str_mv TID:202152251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133442913337344