Contributo da visita de estudo a geossítios na promoção da aprendizagem na disciplina de ciências naturais e biologia e geologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39636 |
Resumo: | O Ensino das Ciências na atualidade valoriza o recurso a metodologias de ensino e de aprendizagem que promovam nos alunos competências e aprendizagens que os transformem em futuros cidadãos capazes de participar ativamente na sociedade e assumir a sua responsabilidade num mundo em constante alteração científica e tecnológica. Assim, a realização de saídas de campo assume-se como uma metodologia que incentiva os alunos a trabalharem autonomamente, de modo a consolidar os conteúdos programáticos lecionados na disciplina de Ciências Naturais/Biologia e Geologia. Foi neste contexto que surgiu a presente investigação, implementado em três turmas do 7.º, uma turma do 10.º e duas turmas do 11.º Anos de Escolaridade da Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, Câmara de Lobos, que recorreu à realização de saídas de campo a geossítios existentes no concelho de residência dos alunos para rever os vários tópicos curriculares relacionados com os aspetos geológicos lecionados anteriormente à realização destas visitas de estudo. A presente investigação teve como objetivos: (i) Planear visitas de estudo que promovam o desenvolvimento de competências do século XXI; (ii) Dar a conhecer aos alunos dois geossítios existentes na sua região, demonstrando a relevância do que é estudado na Escola (contexto de ensino formal) com o contexto local dos alunos; (iii) Perceber se as atividades desenvolvidas promovem a colaboração e a consolidação dos conhecimentos científicos abordados anteriormente e; (iv) Analisar a opinião dos alunos sobre a função e importância das visitas de estudo. Deste modo, foram planificados, construídos e aplicados materiais didáticos, bem como vários instrumentos de recolha de dados, para avaliar as competências desenvolvidas e as aprendizagens adquiridas. A análise dos dados recolhidos demonstra que os objetivos traçados foram alcançados, visto as saídas de campo realizadas terem promovido o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI e influenciaram de modo positivo a (re)construção de conhecimentos. Pode-se concluir que a realização de visitas de estudo a geossítios permite aos alunos compreender e participar na sociedade do conhecimento, mobilizando o saber, o ser e o saber estar em contextos próximos à realidade dos alunos. |
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Contributo da visita de estudo a geossítios na promoção da aprendizagem na disciplina de ciências naturais e biologia e geologiaSaída de campoGeossítioTrabalho colaborativoCompetências do século XXIAprendizagensO Ensino das Ciências na atualidade valoriza o recurso a metodologias de ensino e de aprendizagem que promovam nos alunos competências e aprendizagens que os transformem em futuros cidadãos capazes de participar ativamente na sociedade e assumir a sua responsabilidade num mundo em constante alteração científica e tecnológica. Assim, a realização de saídas de campo assume-se como uma metodologia que incentiva os alunos a trabalharem autonomamente, de modo a consolidar os conteúdos programáticos lecionados na disciplina de Ciências Naturais/Biologia e Geologia. Foi neste contexto que surgiu a presente investigação, implementado em três turmas do 7.º, uma turma do 10.º e duas turmas do 11.º Anos de Escolaridade da Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, Câmara de Lobos, que recorreu à realização de saídas de campo a geossítios existentes no concelho de residência dos alunos para rever os vários tópicos curriculares relacionados com os aspetos geológicos lecionados anteriormente à realização destas visitas de estudo. A presente investigação teve como objetivos: (i) Planear visitas de estudo que promovam o desenvolvimento de competências do século XXI; (ii) Dar a conhecer aos alunos dois geossítios existentes na sua região, demonstrando a relevância do que é estudado na Escola (contexto de ensino formal) com o contexto local dos alunos; (iii) Perceber se as atividades desenvolvidas promovem a colaboração e a consolidação dos conhecimentos científicos abordados anteriormente e; (iv) Analisar a opinião dos alunos sobre a função e importância das visitas de estudo. Deste modo, foram planificados, construídos e aplicados materiais didáticos, bem como vários instrumentos de recolha de dados, para avaliar as competências desenvolvidas e as aprendizagens adquiridas. A análise dos dados recolhidos demonstra que os objetivos traçados foram alcançados, visto as saídas de campo realizadas terem promovido o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI e influenciaram de modo positivo a (re)construção de conhecimentos. Pode-se concluir que a realização de visitas de estudo a geossítios permite aos alunos compreender e participar na sociedade do conhecimento, mobilizando o saber, o ser e o saber estar em contextos próximos à realidade dos alunos.Nowadays, Science Teaching values the use of teaching and learning methodologies that promote in students, skills and knowledge that transform them into future citizens capable of actively participate in society and assuming their responsibility in a world in constant scientific and technological change. Therefore, implementation of field trips is assumed as a methodology that encourages students to work autonomously, to consolidate the knowledge taught in Natural Sciences/Biology and Geology. It was in this context that the present investigation began, implemented in three classes of the 7th grade, one class of the 10th grade and two classes of the 11th grade of the Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, Câmara de Lobos, which resorted to do field trips to existing geosites in the students' region to review the various curricular topics related to the geological aspects taught prior to implementation of these field trips. The present investigation aimed to: (i) Plan field trips that promote the development of 21st century skills; (ii) Introduce students to two existing geosites in their region, demonstrating the relevance of what is studied at school (context of formal teaching) with the local context of the students; (iii) To understand if the activities developed promote collaboration and the consolidation of the scientific knowledge discussed before and; (iv) To analyze the opinion of the students about the role and importance of the field trips. In this way, didactic materials were planned, constructed, and applied, as well as various data collection instruments, to assess the skills developed and the knowledge acquired. The analysis of the data collected demonstrates that the objectives delineated were achieved, as the field trips promoted the development of essential skills for the 21st century and positively influenced the (re)construction of knowledge. It can be concluded that doing field trips to geosites allows students to understand and participate in society knowledge, mobilizing the knowledge and problem-solving in contexts close to the students' reality.2023-10-26T10:58:48Z2023-07-12T00:00:00Z2023-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39636porAndrade, Gonçalo Henriquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:50:12Zoai:ria.ua.pt:10773/39636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:50:12Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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