Os direitos do homem: um estudo sobre as ideias "históricas" dos alunos do Curso EFA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/24186 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_00dd0a7c506f8137afbafec4e33b2080 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24186 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os direitos do homem: um estudo sobre as ideias "históricas" dos alunos do Curso EFAA importância do uso da imprensa escrita na educação geográfica: duas notícias, um fenómenoDireitos HumanosEFAHistóriaGeografiaConceções alternativasImprensaArgumentaçãoHuman RightsHistoryGeographyMisconceptionsMediaArgumentation37.03537.031:659.3659.3:37.031Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEste relatório é constituído por duas partes distintas, que corresponde a dois projetos. O primeiro foi desenvolvido com formandos do curso EFA – Escolar. Pretendia-se aferir das suas conceções sobre os Direitos do Homem e da aplicabilidade no dia-a-dia de cada um. Fizemos uso de diversos recursos, já que a nossa pretensão era incutir nos formandos o respeito pelos outros nas mais variadas situações. O sucesso deste projeto dependia muito da vontade de cada um em expor os seus pontos de vista, o espírito crítico revelado, a vontade de mudar mentalidades, de trabalhar em prol de uma real defesa dos Direitos Humanos, foi gratificante, todos saímos com um claro propósito de mudança, com um sentimento diferente (para melhor) em relação ao indivíduo que nos rodeia. O projeto desenvolvido na aula de Geografia foi desenvolvido com alunos do 12º ano de escolaridade /Educação Secundária. O objetivo era discutir a importância da imprensa escrita na educação geográfica. Para tal, os alunos tiveram acesso a duas notícias com posições diferentes sobre “ A demolição das Torres de Ofir”. Foi proposto um debate de prós e contras em relação ao assunto em epígrafe. Pretendeu-se identificar a mudança de opinião (ou não) ao longo do debate, fruto dos argumentos do grupo oposto.This report consists of two separate parts focusing both History and Geography subjects. Concerning the first, we wanted to assess trainees' conceptions of EFA in respect of human rights and its applicability in daily life. It was used several documents and educational resources. The success of this project depended on the willingness of each student to express his or her points of view, their critical skills and the disposition to defense Human Rights. It was gratifying, all left with a clear purpose of change, with a different feeling (for the better) in relation to the individual that surrounds us. In geography class, the theme was the importance of print Media in geographic education. We use two different articles from different newspapers addressing the same issue: The demolition of Ofir Towers”. Students from the 10th grade (secondary education) have discussed pro and against arguments through the Brainstorming work method. Our purpose was to identify if they changed their initial standpoint.Melo, Maria do CéuUniversidade do MinhoMarques, António José da Silva20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24186porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:25:37.309601Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os direitos do homem: um estudo sobre as ideias "históricas" dos alunos do Curso EFA A importância do uso da imprensa escrita na educação geográfica: duas notícias, um fenómeno |
title |
Os direitos do homem: um estudo sobre as ideias "históricas" dos alunos do Curso EFA |
spellingShingle |
Os direitos do homem: um estudo sobre as ideias "históricas" dos alunos do Curso EFA Marques, António José da Silva Direitos Humanos EFA História Geografia Conceções alternativas Imprensa Argumentação Human Rights History Geography Misconceptions Media Argumentation 37.035 37.031:659.3 659.3:37.031 |
title_short |
Os direitos do homem: um estudo sobre as ideias "históricas" dos alunos do Curso EFA |
title_full |
Os direitos do homem: um estudo sobre as ideias "históricas" dos alunos do Curso EFA |
title_fullStr |
Os direitos do homem: um estudo sobre as ideias "históricas" dos alunos do Curso EFA |
title_full_unstemmed |
Os direitos do homem: um estudo sobre as ideias "históricas" dos alunos do Curso EFA |
title_sort |
Os direitos do homem: um estudo sobre as ideias "históricas" dos alunos do Curso EFA |
author |
Marques, António José da Silva |
author_facet |
Marques, António José da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Maria do Céu Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, António José da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direitos Humanos EFA História Geografia Conceções alternativas Imprensa Argumentação Human Rights History Geography Misconceptions Media Argumentation 37.035 37.031:659.3 659.3:37.031 |
topic |
Direitos Humanos EFA História Geografia Conceções alternativas Imprensa Argumentação Human Rights History Geography Misconceptions Media Argumentation 37.035 37.031:659.3 659.3:37.031 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/24186 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/24186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132740901142528 |