Os direitos do homem: um estudo sobre as ideias "históricas" dos alunos do Curso EFA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, António José da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24186
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_00dd0a7c506f8137afbafec4e33b2080
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24186
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os direitos do homem: um estudo sobre as ideias "históricas" dos alunos do Curso EFAA importância do uso da imprensa escrita na educação geográfica: duas notícias, um fenómenoDireitos HumanosEFAHistóriaGeografiaConceções alternativasImprensaArgumentaçãoHuman RightsHistoryGeographyMisconceptionsMediaArgumentation37.03537.031:659.3659.3:37.031Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEste relatório é constituído por duas partes distintas, que corresponde a dois projetos. O primeiro foi desenvolvido com formandos do curso EFA – Escolar. Pretendia-se aferir das suas conceções sobre os Direitos do Homem e da aplicabilidade no dia-a-dia de cada um. Fizemos uso de diversos recursos, já que a nossa pretensão era incutir nos formandos o respeito pelos outros nas mais variadas situações. O sucesso deste projeto dependia muito da vontade de cada um em expor os seus pontos de vista, o espírito crítico revelado, a vontade de mudar mentalidades, de trabalhar em prol de uma real defesa dos Direitos Humanos, foi gratificante, todos saímos com um claro propósito de mudança, com um sentimento diferente (para melhor) em relação ao indivíduo que nos rodeia. O projeto desenvolvido na aula de Geografia foi desenvolvido com alunos do 12º ano de escolaridade /Educação Secundária. O objetivo era discutir a importância da imprensa escrita na educação geográfica. Para tal, os alunos tiveram acesso a duas notícias com posições diferentes sobre “ A demolição das Torres de Ofir”. Foi proposto um debate de prós e contras em relação ao assunto em epígrafe. Pretendeu-se identificar a mudança de opinião (ou não) ao longo do debate, fruto dos argumentos do grupo oposto.This report consists of two separate parts focusing both History and Geography subjects. Concerning the first, we wanted to assess trainees' conceptions of EFA in respect of human rights and its applicability in daily life. It was used several documents and educational resources. The success of this project depended on the willingness of each student to express his or her points of view, their critical skills and the disposition to defense Human Rights. It was gratifying, all left with a clear purpose of change, with a different feeling (for the better) in relation to the individual that surrounds us. In geography class, the theme was the importance of print Media in geographic education. We use two different articles from different newspapers addressing the same issue: The demolition of Ofir Towers”. Students from the 10th grade (secondary education) have discussed pro and against arguments through the Brainstorming work method. Our purpose was to identify if they changed their initial standpoint.Melo, Maria do CéuUniversidade do MinhoMarques, António José da Silva20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24186porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:25:37.309601Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os direitos do homem: um estudo sobre as ideias "históricas" dos alunos do Curso EFA
A importância do uso da imprensa escrita na educação geográfica: duas notícias, um fenómeno
title Os direitos do homem: um estudo sobre as ideias "históricas" dos alunos do Curso EFA
spellingShingle Os direitos do homem: um estudo sobre as ideias "históricas" dos alunos do Curso EFA
Marques, António José da Silva
Direitos Humanos
EFA
História
Geografia
Conceções alternativas
Imprensa
Argumentação
Human Rights
History
Geography
Misconceptions
Media
Argumentation
37.035
37.031:659.3
659.3:37.031
title_short Os direitos do homem: um estudo sobre as ideias "históricas" dos alunos do Curso EFA
title_full Os direitos do homem: um estudo sobre as ideias "históricas" dos alunos do Curso EFA
title_fullStr Os direitos do homem: um estudo sobre as ideias "históricas" dos alunos do Curso EFA
title_full_unstemmed Os direitos do homem: um estudo sobre as ideias "históricas" dos alunos do Curso EFA
title_sort Os direitos do homem: um estudo sobre as ideias "históricas" dos alunos do Curso EFA
author Marques, António José da Silva
author_facet Marques, António José da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Maria do Céu
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, António José da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos Humanos
EFA
História
Geografia
Conceções alternativas
Imprensa
Argumentação
Human Rights
History
Geography
Misconceptions
Media
Argumentation
37.035
37.031:659.3
659.3:37.031
topic Direitos Humanos
EFA
História
Geografia
Conceções alternativas
Imprensa
Argumentação
Human Rights
History
Geography
Misconceptions
Media
Argumentation
37.035
37.031:659.3
659.3:37.031
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/24186
url http://hdl.handle.net/1822/24186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132740901142528