A intervenção da musicoterapia em adultos portadores de perturbação do espectro de autismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/2157 |
Resumo: | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015 |
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A intervenção da musicoterapia em adultos portadores de perturbação do espectro de autismoAutismo - TratamentoMusicoterapia - Portugal - LisboaCerci (Beja, Portugal) - Ensino e Estudo (Estágio)Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015Exame público realizado em 19 de Fevereiro de 2016Entender e compreender o papel e as vantagens da Musicoterapia em adultos portadores de perturbação do Espectro do Autismo, é o objetivo deste relatório. Neste sentido foi levado a cabo a intervenção junto dos utentes da CERCIBEJA, em adultos com idades compreendidas entre os 18 e 50 anos, uns em regime externo e outros em acolhimento residencial. O trabalho foi desenvolvido com indivíduos que nunca tiveram, de acordo com informações recolhidas, qualquer contacto com este tipo de terapia, e pode contribuir para ajudar a revelar como a musicoterapia, através de técnicas e métodos específicos, funciona como agente facilitador da integração social e dos processos de comunicação, promovendo bem-estar físico e psicológico. É ideia recorrente que a musicoterapia funciona como veículo importante para a estimulação e integração de qualquer indivíduo numa comunidade, pois as experiências vivenciadas em setting propiciam uma participação ativa e de interação, desenvolvendo rotinas, saberes e capacidades. Faltava, porque nunca existiu até aqui, trazer estas experiências à CERCIBEJA e aos seus utentes, ajudando estes, em conjunto com o restante trabalho que diariamente é desenvolvido, a alcançar e concretizar os objetivos que estão na génese da Instituição. A metodologia de investigação utilizada foi de natureza qualitativa e a amostra foi composta por sete adultos, com a apresentação de dois estudo de caso. Foram utilizadas diferentes ferramentas e técnicas para a recolha de dados - entrevistas, observação e análise documental, tendo sido efetuado regularmente um registo direto e análise posterior da informação. Os resultados obtidos são prometedores e ajudam a comprovar as vantagens da utilização de terapias variadas e inovadoras no trabalho que é feito diariamente com utentes portadores de perturbação do espectro de autismo. O contacto com a musicoterapia ajudou a criar mais momentos de empatia, de crescimento pessoal, de partilha de emoções e sensações. Os momentos musicais conseguidos funcionaram como catalisadores que ajudaram a quebrar barreiras, maximizando, por um lado, as capacidades e necessidades de comunicação e, por outro, minimizando os bloqueadores que existem naturalmente neste tipo de utentes. Estas pequenas/grandes alterações foram sentidas não só no âmbito da presença dos indivíduos na instituição mas, de acordo com alguns dos técnicos e familiares dos utentes, extrapolaram, em alguns casos, os muros da CERCIBEJA.2016-04-14T12:28:33Z2016-04-142016-04-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/2157http://hdl.handle.net/11067/2157TID:201143526porGuerreiro, Maria Filomena Carepa Fernandes, 1967-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:49:22Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:37.326631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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