Ansiedade, stress, depressão e resiliência em docentes do 3º ciclo e do ensino profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sofia Jesus Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2688
Resumo: A partir das décadas de 70 e de 80, começou-se a dar cada vez mais importância ao bem-estar docente, chegando, inclusive, a Organização Internacional do Trabalho a considerar a profissão docente como uma profissão de risco físico e mental. O presente estudo teve como objetivo a avaliação do bem-estar dos professores do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Profissional através da análise dos níveis de ansiedade, stress, depressão e resiliência dos mesmos. Esta investigação seguiu assim uma metodologia quantitativa e contou com uma amostra constituída por 145 docentes, 67.9 % do sexo feminino com uma média de 45 anos de idade, sendo que a maioria lecionava no 3º ciclo do ensino básico (75.8%). Os instrumentos utilizados foram a Escala de Ansiedade Depressão e Stress (EADS) adaptada por Pais Ribeiro, Honrado e Leal (2004) e a Escala de Resiliência – Measuring State Resilience (MSR) adaptada por Helena Martins (2000). Os dados foram analisados estatisticamente através de estudos descritivos, correlacionais e inferenciais. Os resultados obtidos evidenciaram uma correlação entre as variáveis ansiedade, stress e depressão, sendo os docentes do ensino profissional os que evidenciaram níveis mais elevados destas variáveis. Foi possível ainda verificar que foram os homens que apresentaram níveis mais elevados de depressão.
id RCAP_00ebce386591f53fb16d45224c890abf
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2688
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ansiedade, stress, depressão e resiliência em docentes do 3º ciclo e do ensino profissionalAnsiedadeStressDepressãoResiliência3.º CicloEnsino profissionalAnxietyStressDepressionResilience3rd CycleVocational educationPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA partir das décadas de 70 e de 80, começou-se a dar cada vez mais importância ao bem-estar docente, chegando, inclusive, a Organização Internacional do Trabalho a considerar a profissão docente como uma profissão de risco físico e mental. O presente estudo teve como objetivo a avaliação do bem-estar dos professores do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Profissional através da análise dos níveis de ansiedade, stress, depressão e resiliência dos mesmos. Esta investigação seguiu assim uma metodologia quantitativa e contou com uma amostra constituída por 145 docentes, 67.9 % do sexo feminino com uma média de 45 anos de idade, sendo que a maioria lecionava no 3º ciclo do ensino básico (75.8%). Os instrumentos utilizados foram a Escala de Ansiedade Depressão e Stress (EADS) adaptada por Pais Ribeiro, Honrado e Leal (2004) e a Escala de Resiliência – Measuring State Resilience (MSR) adaptada por Helena Martins (2000). Os dados foram analisados estatisticamente através de estudos descritivos, correlacionais e inferenciais. Os resultados obtidos evidenciaram uma correlação entre as variáveis ansiedade, stress e depressão, sendo os docentes do ensino profissional os que evidenciaram níveis mais elevados destas variáveis. Foi possível ainda verificar que foram os homens que apresentaram níveis mais elevados de depressão.In the 1970s and 1980s, the importance of teaching well-being began to grow, and the International Labor Organization considered teaching a profession of physical and mental risk. This study aimed to assess the well-being of teachers in the 3rd cycle of basic education and vocational education through the analysis of their levels of anxiety, stress, depression and resilience. The research followed a quantitative methodology with a sample composed of 145 teachers, 67.9% female with an average of 45 years of age, most of whom taught in the 3rd cycle of basic education (75.8%). The instruments used were the Depression Anxiety and Stress Scale (EADS) adapted by Pais Ribeiro, Honrado and Leal (2004) and the Measuring State Resilience Scale (MSR) adapted by Helena Martins (2000). Data was statistically analyzed through descriptive, correlational and inferential studies. The results obtained showed a correlation between the anxiety, stress and depression variables, with vocational education teachers being the ones who showed higher levels of these variables. It was also possible to verify that men had higher levels of depression.Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasGarcês, Soraia FernandesDigitUMaSilva, Sofia Jesus Fernandes2020-01-21T15:42:40Z2019-11-28T00:00:00Z2019-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2688202367126porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:31Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:28.352860Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ansiedade, stress, depressão e resiliência em docentes do 3º ciclo e do ensino profissional
title Ansiedade, stress, depressão e resiliência em docentes do 3º ciclo e do ensino profissional
spellingShingle Ansiedade, stress, depressão e resiliência em docentes do 3º ciclo e do ensino profissional
Silva, Sofia Jesus Fernandes
Ansiedade
Stress
Depressão
Resiliência
3.º Ciclo
Ensino profissional
Anxiety
Stress
Depression
Resilience
3rd Cycle
Vocational education
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ansiedade, stress, depressão e resiliência em docentes do 3º ciclo e do ensino profissional
title_full Ansiedade, stress, depressão e resiliência em docentes do 3º ciclo e do ensino profissional
title_fullStr Ansiedade, stress, depressão e resiliência em docentes do 3º ciclo e do ensino profissional
title_full_unstemmed Ansiedade, stress, depressão e resiliência em docentes do 3º ciclo e do ensino profissional
title_sort Ansiedade, stress, depressão e resiliência em docentes do 3º ciclo e do ensino profissional
author Silva, Sofia Jesus Fernandes
author_facet Silva, Sofia Jesus Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
Garcês, Soraia Fernandes
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sofia Jesus Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Stress
Depressão
Resiliência
3.º Ciclo
Ensino profissional
Anxiety
Stress
Depression
Resilience
3rd Cycle
Vocational education
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ansiedade
Stress
Depressão
Resiliência
3.º Ciclo
Ensino profissional
Anxiety
Stress
Depression
Resilience
3rd Cycle
Vocational education
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A partir das décadas de 70 e de 80, começou-se a dar cada vez mais importância ao bem-estar docente, chegando, inclusive, a Organização Internacional do Trabalho a considerar a profissão docente como uma profissão de risco físico e mental. O presente estudo teve como objetivo a avaliação do bem-estar dos professores do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Profissional através da análise dos níveis de ansiedade, stress, depressão e resiliência dos mesmos. Esta investigação seguiu assim uma metodologia quantitativa e contou com uma amostra constituída por 145 docentes, 67.9 % do sexo feminino com uma média de 45 anos de idade, sendo que a maioria lecionava no 3º ciclo do ensino básico (75.8%). Os instrumentos utilizados foram a Escala de Ansiedade Depressão e Stress (EADS) adaptada por Pais Ribeiro, Honrado e Leal (2004) e a Escala de Resiliência – Measuring State Resilience (MSR) adaptada por Helena Martins (2000). Os dados foram analisados estatisticamente através de estudos descritivos, correlacionais e inferenciais. Os resultados obtidos evidenciaram uma correlação entre as variáveis ansiedade, stress e depressão, sendo os docentes do ensino profissional os que evidenciaram níveis mais elevados destas variáveis. Foi possível ainda verificar que foram os homens que apresentaram níveis mais elevados de depressão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-28T00:00:00Z
2019-11-28T00:00:00Z
2020-01-21T15:42:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2688
202367126
url http://hdl.handle.net/10400.13/2688
identifier_str_mv 202367126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129926321831936