Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/263 |
Resumo: | Olhar a forma como o design em Portugal tem abordado as questões ecológicas, após um breve enquadramento é o primeiro objectivo deste estudo. As questões ambientais têm sido debatidas sobretudo a partir da década de 1970 e para que tal acontecesse foi muito importante a denúncia de determinados sectores, nomeadamente a área artística. O design, pela sua génese, tem sido o espaço que mais se tem debruçado sobre esta questão, trazendo sugestões inovadoras tanto a nível de produtos como ao nível do processo de concepção do mesmo. Neste contexto, o conceito de ecodesign e de sustentabilidade são determinantes para compreender as mudanças sociais que estão a ocorrer e o caminho a seguir para serenar o convívio entre o Homem e a Natureza. É interessante também olhar para a área do marketing, a sua forma de actuação em relação à promoção dos produtos ecológicos e ao próprio conceito em si, pois é uma das áreas que mais intervém com o público. Utilizando os órgãos de comunicação sociais, é talvez aquela que mais poderá influenciar atitudes. A percepção deste fenómeno, de abrangência global, é determinante para a conduta que se impõe adoptar o quanto antes, daí a pertinência de levar esta questão ao ensino básico e secundário. A forma como o podemos abordar neste contexto é o objectivo primordial do presente trabalho. |
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Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioQuestões ambientaisEcodesign em PortugalEnsinoEnsino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.Centro de Artes e HumanidadesOlhar a forma como o design em Portugal tem abordado as questões ecológicas, após um breve enquadramento é o primeiro objectivo deste estudo. As questões ambientais têm sido debatidas sobretudo a partir da década de 1970 e para que tal acontecesse foi muito importante a denúncia de determinados sectores, nomeadamente a área artística. O design, pela sua génese, tem sido o espaço que mais se tem debruçado sobre esta questão, trazendo sugestões inovadoras tanto a nível de produtos como ao nível do processo de concepção do mesmo. Neste contexto, o conceito de ecodesign e de sustentabilidade são determinantes para compreender as mudanças sociais que estão a ocorrer e o caminho a seguir para serenar o convívio entre o Homem e a Natureza. É interessante também olhar para a área do marketing, a sua forma de actuação em relação à promoção dos produtos ecológicos e ao próprio conceito em si, pois é uma das áreas que mais intervém com o público. Utilizando os órgãos de comunicação sociais, é talvez aquela que mais poderá influenciar atitudes. A percepção deste fenómeno, de abrangência global, é determinante para a conduta que se impõe adoptar o quanto antes, daí a pertinência de levar esta questão ao ensino básico e secundário. A forma como o podemos abordar neste contexto é o objectivo primordial do presente trabalho.Vítor MagalhãesUniversidade da MadeiraDigitUMaRodrigues, Helena de Fátima Lopes2012-07-23T15:55:05Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/263porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:52:56Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:59.715285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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