Edição e tratamento de imagens digitais - Projeto "Promover Alhandra"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/53727 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_00fd0ceb276e5ef0601800665402b5e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/53727 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Edição e tratamento de imagens digitais - Projeto "Promover Alhandra"Tecnologias digitaisImagens digitaisAprendizagem baseada em projetosDesign gráficoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente documento é resultado da intervenção concretizada no âmbito da disciplina de Iniciação à Prática Profissional IV do Mestrado em Ensino da Informática do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. A Intervenção Pedagógica foi realizada numa turma de 7ºano, na disciplina de Arte e Tecnologia Digital, na Escola Básica 2,3 Soeiro Pereira Gomes, do Agrupamento Escolas de Alhandra, Sobralinho e São João dos Montes, em Vila Franca de Xira. Incidiu nos conteúdos científicos de Imagem Digital e Design Gráfico, com a duração de doze tempos de noventa minutos de prática de ensino supervisionada. Em virtude da situação pandémica atual e dada a suspensão das aulas por ordens governamentais, cinco tempos letivos foram lecionados à distância, sendo cada um destes tempos dividido por um tempo assíncrono e um síncrono, na plataforma Classroom e Google Meet, respetivamente. Os restantes sete tempos letivos decorreram presencialmente. As aulas foram planificadas tendo por base a metodologia de Project Based Learning (PjBL) contribuindo, assim, para o desenvolvimento de diversas competências ao nível da autonomia, responsabilidade, gestão de tempo, comunicação, colaboração e organização. Esta metodologia possibilita a construção do próprio conhecimento e desenvolvimento das suas aprendizagens de uma forma significativa. O trabalho desenvolvido com base na metodologia (PjBL) teve como desígnio a promoção da região. Cada aluno realizou um cartaz promocional abrangendo a área geográfica da escola, a Vila de Alhandra. O conjunto de tarefas realizadas teve o propósito de responder diretamente aos objetivos e conteúdos programáticos presentes na planificação do projeto desenvolvido, promovendo, em simultâneo, um trabalho interdisciplinar e de articulação curricular. Privilegiando-se, assim, o trabalho prático com vista ao desenvolvimento de competências transversais descritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Com o intuito de minimizar algumas dificuldades identificadas, foram utilizados métodos e estratégias na criação de atividades e na apresentação dos conteúdos científicos, nomeadamente método ativo, expositivo e/ou interrogativo e estratégias a realização de desafios semanais. Os mesmos tinham por base atividades com temas livres, para a prática das técnicas lecionadas em aula e a realização de brainstorming´s favorecendo a colaboração e o envolvimento entre alunos e a comunidade escolar. A intervenção baseou-se numa avaliação formativa/reguladora, onde se teve em consideração todas as atividades que os alunos realizaram, a partir das quais foram criadas grelhas de observação e avaliação. Os resultados foram transformados numa escala de dimensão investigativa, onde se analisou a metodologia PjBL com base na satisfação dos alunos na aprendizagem da criação de imagens digitais, sugerindo resultados positivos.This document is the result of the intervention project carried out in the scope of the subject Initiation to Professional Practice IV of the Master´s Degree in Informatics Teaching of the Institute of Education of the University of Lisbon. The Pedagogical Intervention was carried out in a 7th grade class, in the subject of “Digital Art and Technology”, in the Escola Básica, 2,3 Soeiro Pereira Gomes, of the Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho and São João dos Montes, in Vila Franca de Xira. It focused on the scientific contents of Digital Image and Graphic Design, with the duration of twelve ninety-minute periods of supervised teaching practice. Due to the current pandemic situation and given the suspension of classes by the government orders, five teaching times were taught remotely, being each one divided by an asynchronous and a synchronous time, on the Google Meet platform and Classroom, respectively. The remaining seven teaching times took place face to-face. The classes were planned based on the Project Based Learning (PjBL) methodology, thus contributing to the development of various skills such as autonomy, responsibility, time management, communication, collaboration, and organization. This methodology allows the students to build their own knowledge and to develop their learning in a significant way. The work development based on the methodology (PjBL) was designed to promote the region, where students individually made a promotional poster covering the geographical area of the school, the town of Alhandra. The set of tasks carried out were intended to respond directly to the objectives and programmatic contents present in the planning of the project initially developed, promoting at the same time an interdisciplinary work and curricular articulation focusing on practical work to develop soft skills described in the “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”. To minimize some difficulties identified, methods and strategies were used in the creation of activities and presentation of scientific content, such as active methods, expository, interrogative and as strategies the realization of weekly challenges, being these challenges activities with free themes, to practice the techniques taught in class and the realization of brainstormings privileging the collaboration and the involvement between students and the school community. This intervention project had a formative evaluation, all the activities that the students carried out, the observation and evaluation grids were considered, being these results transformed into a scale of investigative dimension, where it was investigated if the (PjBL) methodology promotes the students satisfaction in learning to create digital images, being that the collected results were favorable to the problematic, because the results obtained were positive.Dorotea, Nuno Miguel Taborda Cid, 1972-Urbano, Paulo Jorge Cunha Vaz Dias, 1965-Repositório da Universidade de LisboaAleixo, Patrícia Alexandra Sardinha2022-07-08T12:54:44Z20212021-12-072021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53727porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:40.048572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Edição e tratamento de imagens digitais - Projeto "Promover Alhandra" |
title |
Edição e tratamento de imagens digitais - Projeto "Promover Alhandra" |
spellingShingle |
Edição e tratamento de imagens digitais - Projeto "Promover Alhandra" Aleixo, Patrícia Alexandra Sardinha Tecnologias digitais Imagens digitais Aprendizagem baseada em projetos Design gráfico Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Edição e tratamento de imagens digitais - Projeto "Promover Alhandra" |
title_full |
Edição e tratamento de imagens digitais - Projeto "Promover Alhandra" |
title_fullStr |
Edição e tratamento de imagens digitais - Projeto "Promover Alhandra" |
title_full_unstemmed |
Edição e tratamento de imagens digitais - Projeto "Promover Alhandra" |
title_sort |
Edição e tratamento de imagens digitais - Projeto "Promover Alhandra" |
author |
Aleixo, Patrícia Alexandra Sardinha |
author_facet |
Aleixo, Patrícia Alexandra Sardinha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dorotea, Nuno Miguel Taborda Cid, 1972- Urbano, Paulo Jorge Cunha Vaz Dias, 1965- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aleixo, Patrícia Alexandra Sardinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias digitais Imagens digitais Aprendizagem baseada em projetos Design gráfico Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Tecnologias digitais Imagens digitais Aprendizagem baseada em projetos Design gráfico Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-12-07 2021-01-01T00:00:00Z 2022-07-08T12:54:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/53727 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/53727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134597995298816 |