Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Isabel Marília Borges
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pires, Delmina, Delgado-Iglesias, Jaime
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/15511
Resumo: A abordagem ciência-tecnologia-sociedade-ambiente vem se impondo como uma das recomendações para o ensino das ciências mais fundamentadas pela investigação em didática, tornando-se necessário que esteja presente nos Documentos Oficiais Curriculares. Assim, construiu-se e aplicou-se um instrumento de análise para perceber se as orientações curriculares da educação básica são consentâneas com a perspetiva de ensino ciência-tecnologia-sociedade-ambiente. A análise qualitativa realizada mostra que a referida abordagem está integrada nos documentos curriculares, ainda que fosse desejável um enfoque mais significativo. Esses documentos ainda valorizam pouco os aspetos relacionados com a natureza da ciência, nomeadamente as relações recíprocas ciência-tecnologia-sociedade-ambiente.
id RCAP_00fd6681fe6142774276101169601762
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15511
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciênciasScience-technology-society-environment in the Portuguese curriculum documents of scienceEducação BásicaCurrículoEducação científicaCiências NaturaisA abordagem ciência-tecnologia-sociedade-ambiente vem se impondo como uma das recomendações para o ensino das ciências mais fundamentadas pela investigação em didática, tornando-se necessário que esteja presente nos Documentos Oficiais Curriculares. Assim, construiu-se e aplicou-se um instrumento de análise para perceber se as orientações curriculares da educação básica são consentâneas com a perspetiva de ensino ciência-tecnologia-sociedade-ambiente. A análise qualitativa realizada mostra que a referida abordagem está integrada nos documentos curriculares, ainda que fosse desejável um enfoque mais significativo. Esses documentos ainda valorizam pouco os aspetos relacionados com a natureza da ciência, nomeadamente as relações recíprocas ciência-tecnologia-sociedade-ambiente.The science-technology-society-environment approach is becoming one of the recommendations for teaching science since it is best supported by research in didactics, what means that it must be part of the official curricular documents. Thus, an analytical instrument was constructed and used to understand whether the basic education curriculum guidelines are in line with the perspective of teaching sciencetechnology-society-environment. The qualitative analysis performed shows that this approach is integrated into curricular documents, although a more meaningful approach would be desirable. These documents still do not sufficiently take into consideration the aspects related to the nature of science, namely the reciprocal relationships science-technology-society-environment.La perspective science-technologie-société-environnement pour l´enseignement des sciences s’avere être une des recommandations les plus étayées par la recherche en didactique, ce qui rend sa présence nécessaire dans les programmes d´études officiels. Un outil d’analyse a été construit et appliqué afin de vérifier si les lignes directrices du curriculum pour l’éducation de base sont compatibles avec une telle perspective. L’analyse qualitative montre que cette perspective est intégrée dans les documents du programme, bien que l´adoption d’une approche plus significative soit souhaitable. Ces documents ne tiennent pas suffisamment compte de certains aspects liés à la nature de la science, notamment aux rapports réciproques de la science-technologie-société-environnement.El abordaje ciencia-tecnología-sociedad-ambiente se viene imponiendo como una de las recomendaciones para la enseñanza de las ciencias más fundamentadas por la investigación en didáctica, haciéndose necesaria su presencia en los Documentos Oficiales Curriculares. De este modo, se construyó y aplicó un instrumento de análisis para percibir si las orientaciones curriculares de la educación básica son adecuadas a la perspectiva de enseñanza ciencia-tecnología-sociedad-ambiente. El análisis cualitativo realizado muestra que el referido abordaje está integrado a los documentos curriculares, aunque sería deseable un enfoque más significativo. Estos documentos todavía valorizan poco los aspectos relacionados con la naturaleza de la ciencia, sobre todo las relaciones recíprocas ciencia-tecnología-sociedadambiente.Biblioteca Digital do IPBFernandes, Isabel Marília BorgesPires, DelminaDelgado-Iglesias, Jaime2018-02-02T15:52:16Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/15511porFernandes, Isabel Marília Borges; Pires, Delmina; Delgado-Iglesias, J. (2016). Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências. Cadernos de Pesquisa. ISSN 1980-5314. 47:165, p. 998-10151980-5314info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:36:02Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:00.853400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências
Science-technology-society-environment in the Portuguese curriculum documents of science
title Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências
spellingShingle Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências
Fernandes, Isabel Marília Borges
Educação Básica
Currículo
Educação científica
Ciências Naturais
title_short Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências
title_full Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências
title_fullStr Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências
title_full_unstemmed Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências
title_sort Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências
author Fernandes, Isabel Marília Borges
author_facet Fernandes, Isabel Marília Borges
Pires, Delmina
Delgado-Iglesias, Jaime
author_role author
author2 Pires, Delmina
Delgado-Iglesias, Jaime
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Isabel Marília Borges
Pires, Delmina
Delgado-Iglesias, Jaime
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica
Currículo
Educação científica
Ciências Naturais
topic Educação Básica
Currículo
Educação científica
Ciências Naturais
description A abordagem ciência-tecnologia-sociedade-ambiente vem se impondo como uma das recomendações para o ensino das ciências mais fundamentadas pela investigação em didática, tornando-se necessário que esteja presente nos Documentos Oficiais Curriculares. Assim, construiu-se e aplicou-se um instrumento de análise para perceber se as orientações curriculares da educação básica são consentâneas com a perspetiva de ensino ciência-tecnologia-sociedade-ambiente. A análise qualitativa realizada mostra que a referida abordagem está integrada nos documentos curriculares, ainda que fosse desejável um enfoque mais significativo. Esses documentos ainda valorizam pouco os aspetos relacionados com a natureza da ciência, nomeadamente as relações recíprocas ciência-tecnologia-sociedade-ambiente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2018-02-02T15:52:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/15511
url http://hdl.handle.net/10198/15511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, Isabel Marília Borges; Pires, Delmina; Delgado-Iglesias, J. (2016). Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências. Cadernos de Pesquisa. ISSN 1980-5314. 47:165, p. 998-1015
1980-5314
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135298374860800