Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/15511 |
Resumo: | A abordagem ciência-tecnologia-sociedade-ambiente vem se impondo como uma das recomendações para o ensino das ciências mais fundamentadas pela investigação em didática, tornando-se necessário que esteja presente nos Documentos Oficiais Curriculares. Assim, construiu-se e aplicou-se um instrumento de análise para perceber se as orientações curriculares da educação básica são consentâneas com a perspetiva de ensino ciência-tecnologia-sociedade-ambiente. A análise qualitativa realizada mostra que a referida abordagem está integrada nos documentos curriculares, ainda que fosse desejável um enfoque mais significativo. Esses documentos ainda valorizam pouco os aspetos relacionados com a natureza da ciência, nomeadamente as relações recíprocas ciência-tecnologia-sociedade-ambiente. |
id |
RCAP_00fd6681fe6142774276101169601762 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15511 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciênciasScience-technology-society-environment in the Portuguese curriculum documents of scienceEducação BásicaCurrículoEducação científicaCiências NaturaisA abordagem ciência-tecnologia-sociedade-ambiente vem se impondo como uma das recomendações para o ensino das ciências mais fundamentadas pela investigação em didática, tornando-se necessário que esteja presente nos Documentos Oficiais Curriculares. Assim, construiu-se e aplicou-se um instrumento de análise para perceber se as orientações curriculares da educação básica são consentâneas com a perspetiva de ensino ciência-tecnologia-sociedade-ambiente. A análise qualitativa realizada mostra que a referida abordagem está integrada nos documentos curriculares, ainda que fosse desejável um enfoque mais significativo. Esses documentos ainda valorizam pouco os aspetos relacionados com a natureza da ciência, nomeadamente as relações recíprocas ciência-tecnologia-sociedade-ambiente.The science-technology-society-environment approach is becoming one of the recommendations for teaching science since it is best supported by research in didactics, what means that it must be part of the official curricular documents. Thus, an analytical instrument was constructed and used to understand whether the basic education curriculum guidelines are in line with the perspective of teaching sciencetechnology-society-environment. The qualitative analysis performed shows that this approach is integrated into curricular documents, although a more meaningful approach would be desirable. These documents still do not sufficiently take into consideration the aspects related to the nature of science, namely the reciprocal relationships science-technology-society-environment.La perspective science-technologie-société-environnement pour l´enseignement des sciences s’avere être une des recommandations les plus étayées par la recherche en didactique, ce qui rend sa présence nécessaire dans les programmes d´études officiels. Un outil d’analyse a été construit et appliqué afin de vérifier si les lignes directrices du curriculum pour l’éducation de base sont compatibles avec une telle perspective. L’analyse qualitative montre que cette perspective est intégrée dans les documents du programme, bien que l´adoption d’une approche plus significative soit souhaitable. Ces documents ne tiennent pas suffisamment compte de certains aspects liés à la nature de la science, notamment aux rapports réciproques de la science-technologie-société-environnement.El abordaje ciencia-tecnología-sociedad-ambiente se viene imponiendo como una de las recomendaciones para la enseñanza de las ciencias más fundamentadas por la investigación en didáctica, haciéndose necesaria su presencia en los Documentos Oficiales Curriculares. De este modo, se construyó y aplicó un instrumento de análisis para percibir si las orientaciones curriculares de la educación básica son adecuadas a la perspectiva de enseñanza ciencia-tecnología-sociedad-ambiente. El análisis cualitativo realizado muestra que el referido abordaje está integrado a los documentos curriculares, aunque sería deseable un enfoque más significativo. Estos documentos todavía valorizan poco los aspectos relacionados con la naturaleza de la ciencia, sobre todo las relaciones recíprocas ciencia-tecnología-sociedadambiente.Biblioteca Digital do IPBFernandes, Isabel Marília BorgesPires, DelminaDelgado-Iglesias, Jaime2018-02-02T15:52:16Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/15511porFernandes, Isabel Marília Borges; Pires, Delmina; Delgado-Iglesias, J. (2016). Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências. Cadernos de Pesquisa. ISSN 1980-5314. 47:165, p. 998-10151980-5314info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:36:02Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:00.853400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências Science-technology-society-environment in the Portuguese curriculum documents of science |
title |
Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências |
spellingShingle |
Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências Fernandes, Isabel Marília Borges Educação Básica Currículo Educação científica Ciências Naturais |
title_short |
Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências |
title_full |
Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências |
title_fullStr |
Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências |
title_full_unstemmed |
Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências |
title_sort |
Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências |
author |
Fernandes, Isabel Marília Borges |
author_facet |
Fernandes, Isabel Marília Borges Pires, Delmina Delgado-Iglesias, Jaime |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Delmina Delgado-Iglesias, Jaime |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Isabel Marília Borges Pires, Delmina Delgado-Iglesias, Jaime |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Básica Currículo Educação científica Ciências Naturais |
topic |
Educação Básica Currículo Educação científica Ciências Naturais |
description |
A abordagem ciência-tecnologia-sociedade-ambiente vem se impondo como uma das recomendações para o ensino das ciências mais fundamentadas pela investigação em didática, tornando-se necessário que esteja presente nos Documentos Oficiais Curriculares. Assim, construiu-se e aplicou-se um instrumento de análise para perceber se as orientações curriculares da educação básica são consentâneas com a perspetiva de ensino ciência-tecnologia-sociedade-ambiente. A análise qualitativa realizada mostra que a referida abordagem está integrada nos documentos curriculares, ainda que fosse desejável um enfoque mais significativo. Esses documentos ainda valorizam pouco os aspetos relacionados com a natureza da ciência, nomeadamente as relações recíprocas ciência-tecnologia-sociedade-ambiente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2018-02-02T15:52:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/15511 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/15511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fernandes, Isabel Marília Borges; Pires, Delmina; Delgado-Iglesias, J. (2016). Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências. Cadernos de Pesquisa. ISSN 1980-5314. 47:165, p. 998-1015 1980-5314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135298374860800 |