A gestão de recursos humanos num projeto imobiliário na região do Algarve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Cristela de Jesus
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/12595
Resumo: Um dos maiores desafios atuais que se coloca a uma organização é a sua capacidade de atrair e reter o potencial humano adequado para a produção de lucro. Após todo o movimento de relações humanas, o setor organizacional dedicado aos trabalhadores ganhou um papel fundamental nas empresas, adquirindo o nome de Gestão de Recursos Humanos. Através de um pensamento visionário foi possível elaborar estratégias e tomar decisões que contribuíssem para o crescimento e o sucesso organizacional, de forma a conciliar as necessidades individuais dos trabalhadores com as da própria empresa. Neste sentido o departamento de recursos humanos apresenta como objetivo principal o aumento do retorno capital investido na contratação de pessoal, e a diminuição do risco financeiro, combinando as exigências pessoais dos colaboradores com as da organização. O presente relatório surge no seguimento de um estágio realizado na empresa Quinta da Ombria, S.A. que gere a construção de um projeto imobiliário na região do algarve denominado de Ombria Resort, no âmbito do trabalho final do mestrado de Gestão de Recursos Humanos da Universidade do Algarve, e ostenta como principal objetivo a descrição e análise das atividades desenvolvidas ao longo de 1260 horas de prática em contexto organizacional. Durante o estágio foi possível desenvolver instrumentos nas diferentes áreas de atuação da gestão de recursos humanos, sendo as mais predominantes: Acolhimento e Integração, Ética Organizacional, Análise e Descrição de Funções, Recrutamento e Seleção, e a Gestão da Formação. A instituição de acolhimento demonstra promover da melhor forma a prática de todas as temáticas abordadas neste estágio, apesar de não constituir um departamento de recursos humanos, e de não possuir nenhum dos instrumentos mencionados anteriormente. A organização procura desenvolver políticas e práticas que privilegiam o ser humano, porque pensa nas suas pessoas e cria estímulos para promover a sua motivação e satisfação.
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