DESAFIOS DE SEGURANÇA E AMBIENTE NAS ÁREAS PORTUÁRIAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/24110 |
Resumo: | No atual contexto da globalização e das trocas comerciais a nível mundial, associado ao fenómeno da terceirização de serviços, verifica-se que as administrações portuárias têm sofrido alterações do modelo de governo e transferido funções para concessões, licenças, prestadores de serviços, etc, passando assumir novos papéis. Estas alterações originam um acréscimo significativo de entidades que actuam nas áreas portuárias, paralelamente com o universo alargado de entidades públicas, armadores, serviços à carga e ao navio, entre outros. A complexidade do número de intervenientes e das operações portuárias suscita desafios acrescidos, no que concerne aos aspetos ambientais e riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores. O interesse crescente das partes interessadas, e a tomada de consciência das entidades do porto pela relevância das questões ambientais e de segurança, leva à inclusão de indicadores ambientais e de segurança nos modelos de gestão e sua comunicação externa. Este estudo visa descrever conceitos associados aos portos, ambiente e segurança, especificar os indicadores mais relevantes utilizados e suas caraterísticas - em termos de informação de base, meio ambiente e segurança nos portos - avaliando comparativamente a informação de várias entidades. O estudo pretende ainda apresentar boas práticas portuárias e referir oportunidades de melhoria. |
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DESAFIOS DE SEGURANÇA E AMBIENTE NAS ÁREAS PORTUÁRIASPorto Marítimo; Ambiente; SST - Segurança e Saúde no Trabalho; Sustentabilidade; Modelo de Governo e Funções Portuárias, GRI – Global Reporting InitiativeNo atual contexto da globalização e das trocas comerciais a nível mundial, associado ao fenómeno da terceirização de serviços, verifica-se que as administrações portuárias têm sofrido alterações do modelo de governo e transferido funções para concessões, licenças, prestadores de serviços, etc, passando assumir novos papéis. Estas alterações originam um acréscimo significativo de entidades que actuam nas áreas portuárias, paralelamente com o universo alargado de entidades públicas, armadores, serviços à carga e ao navio, entre outros. A complexidade do número de intervenientes e das operações portuárias suscita desafios acrescidos, no que concerne aos aspetos ambientais e riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores. O interesse crescente das partes interessadas, e a tomada de consciência das entidades do porto pela relevância das questões ambientais e de segurança, leva à inclusão de indicadores ambientais e de segurança nos modelos de gestão e sua comunicação externa. Este estudo visa descrever conceitos associados aos portos, ambiente e segurança, especificar os indicadores mais relevantes utilizados e suas caraterísticas - em termos de informação de base, meio ambiente e segurança nos portos - avaliando comparativamente a informação de várias entidades. O estudo pretende ainda apresentar boas práticas portuárias e referir oportunidades de melhoria.Martins, EduardoRepositório ComumCampos, Cristina2018-09-12T16:45:39Z2015-06-112015-06-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24110TID:201956160porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T17:26:17Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:56.618528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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No atual contexto da globalização e das trocas comerciais a nível mundial, associado ao fenómeno da terceirização de serviços, verifica-se que as administrações portuárias têm sofrido alterações do modelo de governo e transferido funções para concessões, licenças, prestadores de serviços, etc, passando assumir novos papéis. Estas alterações originam um acréscimo significativo de entidades que actuam nas áreas portuárias, paralelamente com o universo alargado de entidades públicas, armadores, serviços à carga e ao navio, entre outros. A complexidade do número de intervenientes e das operações portuárias suscita desafios acrescidos, no que concerne aos aspetos ambientais e riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores. O interesse crescente das partes interessadas, e a tomada de consciência das entidades do porto pela relevância das questões ambientais e de segurança, leva à inclusão de indicadores ambientais e de segurança nos modelos de gestão e sua comunicação externa. Este estudo visa descrever conceitos associados aos portos, ambiente e segurança, especificar os indicadores mais relevantes utilizados e suas caraterísticas - em termos de informação de base, meio ambiente e segurança nos portos - avaliando comparativamente a informação de várias entidades. O estudo pretende ainda apresentar boas práticas portuárias e referir oportunidades de melhoria. |
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