O desafio do dinheiro móvel para Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Coelho, Marta Raquel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48551
Resumo: A introdução de serviços de dinheiro móvel junto das comunidades dos países em desenvolvimento veio despoletar uma maior dinâmica nas transações financeiras. Ao longo deste trabalho, “O desafio do dinheiro móvel para Moçambique”, pretende-se analisar de que forma o dinheiro móvel tem vindo a ajustar as dinâmicas de consumo e poupança em Moçambique, criando benefícios para a comunidade. O Mobile Money tem vindo a adquirir um importante papel em Moçambique enquanto instrumento de apoio à inclusão social e económica e ao desenvolvimento. Tornou-se num serviço financeiro bastante popular. Importa analisar as implicações mais relevantes e o impacto nas estruturas das plataformas digitais e consequentemente das moedas digitais a nível global, sem esquecer o enorme hiato que uma grande parte da população mundial, designadamente dos países menos favorecidos. São várias as formas como o dinheiro móvel pode apoiar a monetarização da economia em regiões em que a ausência de moeda fiduciária (meio de troca, unidade de conta e loja de valor) obriga à troca direta sem oportunidade de desenvolver o mercado como instrumento de criação de valor. Numa economia digital, em economias emergentes, o dinheiro digital ou o dinheiro móvel (possível em telefones analógicos), enriquece os canais de transmissão tradicionais da política monetária. A adoção do dinheiro móvel tende a mitigar os custos de transação na economia, proporcionando a criação e desenvolvimento dos mercados. A facilidade como são realizadas simples operações como depósitos, transferências, pagamentos e financiamentos torna-se num relevante instrumento de monetarização da economia. A literatura sobre as estratégias de Base da Pirâmide (BoP) sublinha que a criação de valor social requer abordagens de parcerias. Os resultados sugerem que os tendem a ser distribuídos de modo equitativo pelas estruturas sociais suportadas nas famílias com estratégias de criação de valor social nas comunidades.
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