A Introdução à Qualidade no Currículo de Química Analítica: Necessidades e Motivação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/12320 |
Resumo: | A Qualidade na sociedade moderna é uma exigência, não só às empresas mas também aos profissionais. Deste modo, as exigências colocadas aos novos licenciados vão para além dos seus conhecimentos de Qualidade adquiridos nos currículos clássicos de Química Analítica. Existem excelentes manuais de Química Analítica, como o de Valcárcel [l] ou o de Kellner et ai. [2], que colocam o tema da Qualidade numa posição importante. Infelizmente, nem sempre é possível efectuar o estudo aprofundado da Qualidade no currículo de Química Analítica, sobretudo quando os alunos não pertencem a licenciaturas em Química ou em variantes desta, dado que existem outras matérias a ser leccionadas e que não podem ser menosprezadas. Valcárcel [l] sugere diferentes conteúdos a leccionar de acordo com o nível de compreensão desejado, que ocuparão pelo menos, 20 a 30 horas, o que corresponderia na prática à ocupação quase que exclusiva de uma disciplina semestral. Neste trabalho, apresenta-se uma proposta para a inclusão no currículo de Química Analítica de , licenciaturas, não nucleares em Química, de uma Introdução à Qualidade. Partindo de casos práticos justifica-se a necessidade de normalização e daí progride-se no sentido da Qualidade em Química, figura l. Espera-se deste modo motivar os alunos para a importância da Química Analítica no âmbito da Qualidade. |
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