A formação dos artistas na difusão das formas e a recepção da sua arte pelo meio socio-cultural do século XVI: notas metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Susana Matos Abreu
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/artistas-e-artifices-no-mundo-de-expressao-portuguesa/a-formacao-dos-artistas-na-difusao-das-formas-e-a-recepcao-da-sua-arte-pelo-meio-socio-cultural-do-seculo-xvi-notas-metodologicas
Resumo: <p>A propósito das varandas da Misericórdia de Viana de Castelo (in. 1587), inspiradas de forma livre em tratados de arquitectura ou gravuras nórdicas, interroga-se como, através destes elementos, as comunidades locais de artistas deram corpo a “maneiras” de fazer de especificidade regional. Para isso recorre-se a uma breve abordagem da oficina familiar dos Lopes, activa entre os sécs. XVI e XVII no perímetro geográfico do Entre-Douro-e-Minho, cuja obra mostra como as novas linguagens estéticas foram importadas de acordo com o gosto local, segundo uma interacção dinâmica entre clientes e artistas.</p>
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