Guidelines for Testing Microservice-based Applications
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21388 |
Resumo: | Há uma tendência no desenvolvimento de software de adotar uma arquitetura baseada em microserviços. Apesar de vários benefícios como maior modularização, escalabilidade e manutenibilidade, esta abordagem levanta outros desafios para a organização. Ao aplicar este padrão de arquitetura, a estratégia de teste precisa de ser ajustada. Um sistema baseado em microserviços é inerentemente distribuído e pressupõe que os vários serviços estejam em constante comunicação entre si, através de conexões de rede, para responder aos requisitos de negócio. Testar um microserviço por si só é mais fácil, pois este está naturalmente isolado do resto do sistema, mas a execução de testes de integração torna-se mais complexa. A utilização de microserviços também oferece várias opções sobre onde e o que testar. Este trabalho tem o objetivo de estudar, comparar e sistematizar soluções e abordagens atuais para o desenvolvimento de testes em sistemas baseados em microserviços e propor um conjunto de diretrizes, métodos e boas práticas universais para facilitar o seu processo de testagem, ajudando as organizações a produzir testes com qualidade, mais valiosos e com menos custos. De modo a perceber os problemas e desafios enfrentados a testar microserviços, um projeto em forma de prova de conceito (PoC) e utilizando uma arquitetura baseadas em microserviços foi planeado, desenhado e testes, relativos a alguns casos de uso foram investigados. Também foram sugeridos um conjunto de indicadores que pretendem medir a qualidade e valor da estratégia de testes. Para cada indicador foi proposto onde pode ser recolhido, um racional com a explicação do seu propósito e uma escala de medida. Este trabalho concluiu que, apesar da existência de estratégias e frameworks de testes capazes de ajudar as organizações a testar as suas aplicações corretamente, é necessária a mentalidade certa para atingir uma estratégia de testes de qualidade. Deste modo, este trabalho propõe um conjunto de recomendações e boas práticas que promovem a mentalidade correta para desenhar e implementar testes sobre todas as camadas do sistema. São também sugeridos passos a seguir para definir e decompor cenários de teste, e soluções para os vários tipos de testes estudados. Assim, este trabalho pode também ser considerado uma base de conhecimento na área de testes em microserviços e ajudar a acelerar a sua adoção. |
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A utilização de microserviços também oferece várias opções sobre onde e o que testar. Este trabalho tem o objetivo de estudar, comparar e sistematizar soluções e abordagens atuais para o desenvolvimento de testes em sistemas baseados em microserviços e propor um conjunto de diretrizes, métodos e boas práticas universais para facilitar o seu processo de testagem, ajudando as organizações a produzir testes com qualidade, mais valiosos e com menos custos. De modo a perceber os problemas e desafios enfrentados a testar microserviços, um projeto em forma de prova de conceito (PoC) e utilizando uma arquitetura baseadas em microserviços foi planeado, desenhado e testes, relativos a alguns casos de uso foram investigados. Também foram sugeridos um conjunto de indicadores que pretendem medir a qualidade e valor da estratégia de testes. Para cada indicador foi proposto onde pode ser recolhido, um racional com a explicação do seu propósito e uma escala de medida. Este trabalho concluiu que, apesar da existência de estratégias e frameworks de testes capazes de ajudar as organizações a testar as suas aplicações corretamente, é necessária a mentalidade certa para atingir uma estratégia de testes de qualidade. Deste modo, este trabalho propõe um conjunto de recomendações e boas práticas que promovem a mentalidade correta para desenhar e implementar testes sobre todas as camadas do sistema. São também sugeridos passos a seguir para definir e decompor cenários de teste, e soluções para os vários tipos de testes estudados. Assim, este trabalho pode também ser considerado uma base de conhecimento na área de testes em microserviços e ajudar a acelerar a sua adoção.There’s a trend in software development to adopt a microservice-based architecture. Despite several benefits such as increased modularization, scalability and maintainability, this approach brings other challenges to the table. When applying this architectural pattern, the testing strategy needs to be adapted. A microservice-based application presupposes that the various services that compose the system are communication with each other, across network boundaries, to fulfil business requirements and is inherently distributed. Testing a microservice by itself is easier, as it is naturally isolated from the rest of the system, but integration testing becomes more challenging. Microservices also offer several options about where and what to test. This work focus on studying, comparing, and systemizing current solutions and approaches for testing in microservice-based systems and proposing a set of universal guidelines, methods, and best practices to facilitate microservice-based application testing, helping organizations produce more valuable and quality tests with less costs. To understand the problems and challenges presented by microservices testing, a proof-ofconcept (PoC) project, using a microservice-based architecture, was designed and tests for some use cases were explored. Furthermore, indicators to measure test quality and value were proposed, describing it source, rational and measurement scale. This works concludes that, although many testing approaches and frameworks exist that can help organizations test their applications correctly, they need to be used with the right mindset. To achieved this, this work proposes a set of guidelines and best practices that promote the right mindset for designing and implementation tests at all system layers. It also proposes a workflow for test definition and decomposition, and solutions for the various studied testing types.Silva, Nuno Alexandre Pinto daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCosta, Daniel Nunes Nogueira da2023-01-09T16:33:15Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21388TID:203112482enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:27.333781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Há uma tendência no desenvolvimento de software de adotar uma arquitetura baseada em microserviços. Apesar de vários benefícios como maior modularização, escalabilidade e manutenibilidade, esta abordagem levanta outros desafios para a organização. Ao aplicar este padrão de arquitetura, a estratégia de teste precisa de ser ajustada. Um sistema baseado em microserviços é inerentemente distribuído e pressupõe que os vários serviços estejam em constante comunicação entre si, através de conexões de rede, para responder aos requisitos de negócio. Testar um microserviço por si só é mais fácil, pois este está naturalmente isolado do resto do sistema, mas a execução de testes de integração torna-se mais complexa. A utilização de microserviços também oferece várias opções sobre onde e o que testar. Este trabalho tem o objetivo de estudar, comparar e sistematizar soluções e abordagens atuais para o desenvolvimento de testes em sistemas baseados em microserviços e propor um conjunto de diretrizes, métodos e boas práticas universais para facilitar o seu processo de testagem, ajudando as organizações a produzir testes com qualidade, mais valiosos e com menos custos. De modo a perceber os problemas e desafios enfrentados a testar microserviços, um projeto em forma de prova de conceito (PoC) e utilizando uma arquitetura baseadas em microserviços foi planeado, desenhado e testes, relativos a alguns casos de uso foram investigados. Também foram sugeridos um conjunto de indicadores que pretendem medir a qualidade e valor da estratégia de testes. Para cada indicador foi proposto onde pode ser recolhido, um racional com a explicação do seu propósito e uma escala de medida. Este trabalho concluiu que, apesar da existência de estratégias e frameworks de testes capazes de ajudar as organizações a testar as suas aplicações corretamente, é necessária a mentalidade certa para atingir uma estratégia de testes de qualidade. Deste modo, este trabalho propõe um conjunto de recomendações e boas práticas que promovem a mentalidade correta para desenhar e implementar testes sobre todas as camadas do sistema. São também sugeridos passos a seguir para definir e decompor cenários de teste, e soluções para os vários tipos de testes estudados. Assim, este trabalho pode também ser considerado uma base de conhecimento na área de testes em microserviços e ajudar a acelerar a sua adoção. |
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