A transformação digital nas pequenas e médias empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mário Salumbongo Ezequiel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10018
Resumo: O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação proporcionou à sociedade facilidades para a solução de muitas tarefas, bem como o aumento das vendas, expansão da marca e internacionalização das empresas. Interessadas em sobreviver no mercado, as Pequenas e Médias Empresas recorrem a tecnologias de fácil utilização e de baixo custo, mas muito eficientes, para enfrentarem a competitividade num mercado composto por grandes empresas e com muitos recursos. As tecnologias móveis e as redes sociais, são as ferramentas que encaixam no perfil das Pequenas e Médias Empresas. Esta dissertação teve como objetivo principal, estudar a implementação e o impacto das tecnologias de informação e comunicação móveis, bem como das redes sociais, no seio das pequenas e médias empresas angolanas, além de avaliar até que ponto as empresas estão alinhadas com a tecnologia digital. Para o efeito, foi implementado um estudo quantitativo, com base num inquérito e numa entrevista não estruturada, para recolher informações em 83 empresas espalhadas por seis províncias de Angola. Os resultados encontrados, mostram um setor muito distante da digitalização nos seus processos de negócio, e com uma exploração deficiente dos recursos que as tecnologias móveis e as redes sociais oferecem para as empresas. As tecnologias móveis e as redes sociais são casos de sucesso nas pequenas e médias empresas de muitos países em todo mundo, mas o mesmo não se verifica em Angola. Os resultados do estudo mostram que as empresas angolanas estão muito distantes de conseguirem resultados positivos com a implementação das tecnologias móveis e as redes sociais nos processos de negocio. Os custos da Internet, a falta de Know-how dos colaboradores, a falta de alinhamento dos objetivos da empresa com as soluções tecnológicas e inexistência de estratégias que garantam uma implementação inteligente destas tecnologias são as principais dificuldades que as pequenas e médias empresas enfrentam.
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