Autoeficácia em psicologia clínica: perceção de autoeficácia de estagiários curriculares em psicologia em diferentes etapas da sua formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino, Elisabeth Albino
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5934
Resumo: A autoeficácia é comumente definida como a perceção do sujeito acerca da sua competência para efetuar determinada tarefa e obter determinado desempenho (Bandura, 2002). Sendo o estágio curricular o primeiro contacto dos estudantes de Psicologia com a prática clínica, é importante que o aluno tenha a oportunidade de desenvolver durante esse período uma perceção positiva da sua competência enquanto novo psicólogo e, o treino de competências básicas poderá ter um papel importante nesse processo. Este estudo teve assim como objetivo analisar a perceção de autoeficácia de estagiários em psicologia clínica e da saúde em etapas diferentes da sua formação prática (inicio e fim do estágio curricular). Participaram na investigação um total de 39 alunos finalistas, pertencentes a dois grupos distintos, sendo que um dos grupos (n=25) foi avaliado no início do estágio e o outro (n=14) foi avaliado no seu término. A autoeficácia dos participantes em ambos os momentos foi avaliada através do Counselor Activity Self-Efficacy Scales (CASES, Lent, Hill & Hoffman, 2003), instrumento este que se encontra adaptado para a população portuguesa por Lamares e Conceição (2012). Os resultados mostram que os estagiários em fase final de estágio obtiveram resultados mais elevados nos níveis de autoeficácia percebidos relativamente à sua perceção de autoeficácia em competências de ajuda básicas, na gestão da sessão e na capacidade para lidar com as situações terapêuticas desafiantes, quando comparados com os alunos que se encontram a iniciar o estágio.
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