Lean Healthcare: Estudo de Caso na Farmácia Campo Maior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceapa, Elena
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13150
Resumo: Atualmente, o setor da saúde a nível mundial tem registado grandes alterações, no que diz respeito a preocupação com o aumento dos custos registados, assim como com a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes. De acordo com dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde, cerca de 10% do Produto Interno Bruto mundial diz respeito aos gastos com a saúde. Através da filosofia Lean é possível aumentar a qualidade e reduzir os custos, isto é, não existe trade-off entre qualidade e custo. O conceito Lean surgiu na indústria, tendo rapidamente se expandido para outros setores tal como serviços, por exemplo, área de saúde. Durante o trabalho será abordado o Lean na indústria, nos serviços, dando destaque para o Lean Healthcare e sobretudo para a Gestão de Materiais na Área de Saúde. Com este trabalho, pretende-se realizar um estudo de caso na Farmácia Campo Maior, de modo a estudar o estado atual do Lean, ou seja, identificar as atividades que agregam valor e as que não agregam valor durante o fluxo de materiais. Isto é, desde a criação de encomenda no software Sifarma 2000 até a entrega do produto final ao cliente, para tal recorreu-se ao Value Stream Mapping, que permite identificar com facilidade os desperdícios e as áreas que necessitam melhorias. O estudo permitiu perceber que se trata de uma farmácia que já adotou várias práticas Lean que proporcionam valor acrescentado aos clientes (gestão visual, 5S, ciclo Plan-Do-CheckAct, Just-in-Time). Por outro lado, analisando a farmácia identificaram-se práticas que poderão aumentar o valor, tais como drive-through e os cacifos Click & Collect.
id RCAP_01373c7a70baa2f2069662026e8e392a
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13150
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lean Healthcare: Estudo de Caso na Farmácia Campo MaiorKaizenLeanLean HealthcareLean ServiceWasteDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::GestãoAtualmente, o setor da saúde a nível mundial tem registado grandes alterações, no que diz respeito a preocupação com o aumento dos custos registados, assim como com a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes. De acordo com dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde, cerca de 10% do Produto Interno Bruto mundial diz respeito aos gastos com a saúde. Através da filosofia Lean é possível aumentar a qualidade e reduzir os custos, isto é, não existe trade-off entre qualidade e custo. O conceito Lean surgiu na indústria, tendo rapidamente se expandido para outros setores tal como serviços, por exemplo, área de saúde. Durante o trabalho será abordado o Lean na indústria, nos serviços, dando destaque para o Lean Healthcare e sobretudo para a Gestão de Materiais na Área de Saúde. Com este trabalho, pretende-se realizar um estudo de caso na Farmácia Campo Maior, de modo a estudar o estado atual do Lean, ou seja, identificar as atividades que agregam valor e as que não agregam valor durante o fluxo de materiais. Isto é, desde a criação de encomenda no software Sifarma 2000 até a entrega do produto final ao cliente, para tal recorreu-se ao Value Stream Mapping, que permite identificar com facilidade os desperdícios e as áreas que necessitam melhorias. O estudo permitiu perceber que se trata de uma farmácia que já adotou várias práticas Lean que proporcionam valor acrescentado aos clientes (gestão visual, 5S, ciclo Plan-Do-CheckAct, Just-in-Time). Por outro lado, analisando a farmácia identificaram-se práticas que poderão aumentar o valor, tais como drive-through e os cacifos Click & Collect.Currently, the health sector worldwide has been undergoing major changes, with regard to the concern with the increase in costs registered, as well as with the quality of services provided to its customers. According to data provided by the World Health Organization, about 10% of the world's Gross Domestic Product is spent on health care. Through Lean philosophy it is possible to increase quality and reduce costs, that is, there is no trade-off between quality and cost. The Lean concept emerged in industry, having quickly expanded to other sectors such as services, for example healthcare. During the work, Lean will be analized in the industry, services, giving emphasis to Lean Healthcare and especially to Materials Management in the Healthcare. With this work, it is intended to perform a case study in Pharmacy Campo Maior, in order to study the current state of "Lean", that is, to identify the activities that add value and those that do not add value during the flow of materials. That is, from the creation of the order in the Sifarma 2000 software until the delivery of the final product to the customer. To do this, Value Stream Mapping was used, which allows the easy identification of waste and areas that need improvement. The study showed that this is a pharmacy that has already adopted several Lean practices that provide added value to users (visual management, 5S, Plan-Do-Check-Act cycle, Justin-Time). On the other hand, by analyzing the pharmacy we identified practices that could increase value, such as drive-through and Click & Collect lockers.Almeida, Anabela Antunes deuBibliorumCeapa, Elena2023-02-20T16:54:58Z2022-12-202022-10-122022-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13150TID:203226577porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:36Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:38.421309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lean Healthcare: Estudo de Caso na Farmácia Campo Maior
title Lean Healthcare: Estudo de Caso na Farmácia Campo Maior
spellingShingle Lean Healthcare: Estudo de Caso na Farmácia Campo Maior
Ceapa, Elena
Kaizen
Lean
Lean Healthcare
Lean Service
Waste
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão
title_short Lean Healthcare: Estudo de Caso na Farmácia Campo Maior
title_full Lean Healthcare: Estudo de Caso na Farmácia Campo Maior
title_fullStr Lean Healthcare: Estudo de Caso na Farmácia Campo Maior
title_full_unstemmed Lean Healthcare: Estudo de Caso na Farmácia Campo Maior
title_sort Lean Healthcare: Estudo de Caso na Farmácia Campo Maior
author Ceapa, Elena
author_facet Ceapa, Elena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Anabela Antunes de
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceapa, Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Kaizen
Lean
Lean Healthcare
Lean Service
Waste
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão
topic Kaizen
Lean
Lean Healthcare
Lean Service
Waste
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão
description Atualmente, o setor da saúde a nível mundial tem registado grandes alterações, no que diz respeito a preocupação com o aumento dos custos registados, assim como com a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes. De acordo com dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde, cerca de 10% do Produto Interno Bruto mundial diz respeito aos gastos com a saúde. Através da filosofia Lean é possível aumentar a qualidade e reduzir os custos, isto é, não existe trade-off entre qualidade e custo. O conceito Lean surgiu na indústria, tendo rapidamente se expandido para outros setores tal como serviços, por exemplo, área de saúde. Durante o trabalho será abordado o Lean na indústria, nos serviços, dando destaque para o Lean Healthcare e sobretudo para a Gestão de Materiais na Área de Saúde. Com este trabalho, pretende-se realizar um estudo de caso na Farmácia Campo Maior, de modo a estudar o estado atual do Lean, ou seja, identificar as atividades que agregam valor e as que não agregam valor durante o fluxo de materiais. Isto é, desde a criação de encomenda no software Sifarma 2000 até a entrega do produto final ao cliente, para tal recorreu-se ao Value Stream Mapping, que permite identificar com facilidade os desperdícios e as áreas que necessitam melhorias. O estudo permitiu perceber que se trata de uma farmácia que já adotou várias práticas Lean que proporcionam valor acrescentado aos clientes (gestão visual, 5S, ciclo Plan-Do-CheckAct, Just-in-Time). Por outro lado, analisando a farmácia identificaram-se práticas que poderão aumentar o valor, tais como drive-through e os cacifos Click & Collect.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20
2022-10-12
2022-12-20T00:00:00Z
2023-02-20T16:54:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13150
TID:203226577
url http://hdl.handle.net/10400.6/13150
identifier_str_mv TID:203226577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136414632247296