Os Jesuítas e o Ensino do Catecismo – A Doutrina Cristã do P. Marcos Jorge e de Mestre Inácio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Francisco António Lourenço
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23703
Resumo: A Companhia de Jesus surgiu num contexto marcado pelo Humanismo e pela Reforma no ambiente universitário da cidade de Paris. Desde início que os Jesuítas se afirmam como arautos e defensores do Catolicismo e tendo como principal finalidade a missionação dos povos. Para essa finalidade os Jesuítas lançaram mão dos meios disponíveis na época, que lhe permitiram alcançar a aceitação das populações, pela escrita e pela palavra. Para conquistar a adesão da realeza, da nobreza e do povo, três meios de informação foram determinantes para os jesuítas: o confessionário, o sermão e o catecismo. Neste trabalho analisa-se a importância que os Padres da Companhia atribuíram ao catecismo, entendido como ensino das verdades da Fé, tomando como fonte um dos manuais mais usados pelos jesuítas no ensino e na missionação, o primeiro livro impresso em Portugal pelos jesuítas: a Doutrina Cristã, do P. Marcos Jorge e depois acrescentada pelo P. Inácio Martins. Procede-se a uma análise do conteúdo e pedagogia desse catecismo e apresentam-se as inovações introduzidas na Doutrina Cristã pelos padres jesuítas.
id RCAP_013fc85ca403d5860a4d214680a98e8f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23703
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os Jesuítas e o Ensino do Catecismo – A Doutrina Cristã do P. Marcos Jorge e de Mestre InácioCatecismoJesuítasMissionaçãoEnsinoA Companhia de Jesus surgiu num contexto marcado pelo Humanismo e pela Reforma no ambiente universitário da cidade de Paris. Desde início que os Jesuítas se afirmam como arautos e defensores do Catolicismo e tendo como principal finalidade a missionação dos povos. Para essa finalidade os Jesuítas lançaram mão dos meios disponíveis na época, que lhe permitiram alcançar a aceitação das populações, pela escrita e pela palavra. Para conquistar a adesão da realeza, da nobreza e do povo, três meios de informação foram determinantes para os jesuítas: o confessionário, o sermão e o catecismo. Neste trabalho analisa-se a importância que os Padres da Companhia atribuíram ao catecismo, entendido como ensino das verdades da Fé, tomando como fonte um dos manuais mais usados pelos jesuítas no ensino e na missionação, o primeiro livro impresso em Portugal pelos jesuítas: a Doutrina Cristã, do P. Marcos Jorge e depois acrescentada pelo P. Inácio Martins. Procede-se a uma análise do conteúdo e pedagogia desse catecismo e apresentam-se as inovações introduzidas na Doutrina Cristã pelos padres jesuítas.Revista Teoria e Prática da Educação2018-12-13T15:28:08Z2018-12-132017-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/23703http://hdl.handle.net/10174/23703porVaz, Francisco A.L, (2017). "Os Jesuítas e o Ensino do Catecismo – A Doutrina Cristã do P. Marcos Jorge e de Mestre Inácio", in Revista Teoria e Prática da Educação, v. 20, n. 1, p. 23-34. ISSN 1415-837X (impresso) e ISSN 2237-8707 (on-line).http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44752fvaz@uevora.pt706Vaz, Francisco António Lourençoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:15:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:27.286789Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os Jesuítas e o Ensino do Catecismo – A Doutrina Cristã do P. Marcos Jorge e de Mestre Inácio
title Os Jesuítas e o Ensino do Catecismo – A Doutrina Cristã do P. Marcos Jorge e de Mestre Inácio
spellingShingle Os Jesuítas e o Ensino do Catecismo – A Doutrina Cristã do P. Marcos Jorge e de Mestre Inácio
Vaz, Francisco António Lourenço
Catecismo
Jesuítas
Missionação
Ensino
title_short Os Jesuítas e o Ensino do Catecismo – A Doutrina Cristã do P. Marcos Jorge e de Mestre Inácio
title_full Os Jesuítas e o Ensino do Catecismo – A Doutrina Cristã do P. Marcos Jorge e de Mestre Inácio
title_fullStr Os Jesuítas e o Ensino do Catecismo – A Doutrina Cristã do P. Marcos Jorge e de Mestre Inácio
title_full_unstemmed Os Jesuítas e o Ensino do Catecismo – A Doutrina Cristã do P. Marcos Jorge e de Mestre Inácio
title_sort Os Jesuítas e o Ensino do Catecismo – A Doutrina Cristã do P. Marcos Jorge e de Mestre Inácio
author Vaz, Francisco António Lourenço
author_facet Vaz, Francisco António Lourenço
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Francisco António Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Catecismo
Jesuítas
Missionação
Ensino
topic Catecismo
Jesuítas
Missionação
Ensino
description A Companhia de Jesus surgiu num contexto marcado pelo Humanismo e pela Reforma no ambiente universitário da cidade de Paris. Desde início que os Jesuítas se afirmam como arautos e defensores do Catolicismo e tendo como principal finalidade a missionação dos povos. Para essa finalidade os Jesuítas lançaram mão dos meios disponíveis na época, que lhe permitiram alcançar a aceitação das populações, pela escrita e pela palavra. Para conquistar a adesão da realeza, da nobreza e do povo, três meios de informação foram determinantes para os jesuítas: o confessionário, o sermão e o catecismo. Neste trabalho analisa-se a importância que os Padres da Companhia atribuíram ao catecismo, entendido como ensino das verdades da Fé, tomando como fonte um dos manuais mais usados pelos jesuítas no ensino e na missionação, o primeiro livro impresso em Portugal pelos jesuítas: a Doutrina Cristã, do P. Marcos Jorge e depois acrescentada pelo P. Inácio Martins. Procede-se a uma análise do conteúdo e pedagogia desse catecismo e apresentam-se as inovações introduzidas na Doutrina Cristã pelos padres jesuítas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-01T00:00:00Z
2018-12-13T15:28:08Z
2018-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23703
http://hdl.handle.net/10174/23703
url http://hdl.handle.net/10174/23703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vaz, Francisco A.L, (2017). "Os Jesuítas e o Ensino do Catecismo – A Doutrina Cristã do P. Marcos Jorge e de Mestre Inácio", in Revista Teoria e Prática da Educação, v. 20, n. 1, p. 23-34. ISSN 1415-837X (impresso) e ISSN 2237-8707 (on-line).
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44752
fvaz@uevora.pt
706
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Teoria e Prática da Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Teoria e Prática da Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136625994760192