Desafios do Ensino e da Aprendizagem da Língua Portuguesa no Magistério Primário do Lubango, Nambambi, Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Frederico José
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20187
Resumo: O propósito desta dissertação é compreender de que modo são ministrados o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa no contexto multicultural e multilingue da Escola do Magistério Primário do Lubango, a partir da experiência de 4 professores de língua portuguesa e de 30 alunos, sub-divididos em três classes de escolaridade (10ª, 11ª e 12ª) do Magistério Primário do Lubango, uma Instituição Pública de ensino médio - que forma futuros professores para o ensino primário e pré-escolar Nambambi. Este estudo direcciona-se principalmente em identificar os factores que interferem no processo de ensino e de aprendizagem do português como língua não materna da maioria dos alunos do Magistério Primário do Lubango. O estudo empírico centrou-se na análise dos questionários aplicados aos professores e aos alunos, com vista a determinar os desafios de ensino e de aprendizagem do português. Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada como estudo de caso (por se centrar numa única instituição), onde os aspectos do multiculturalismo, do multilinguismo e de ensino pelos professores e da aprendizagem pelos alunos foram a tónica do estudo. Trata-se de um tema muito actual e pertinente, no contexto social da província da Huíla, bem como no contexto escolar do Magistério Primário do Lubango, onde o professor é chamado a desempenhar um papel activo e dinâmico no processo de ensino-aprendizagem, para desenvolver as capacidades cognitivas, sociais e emocionais dos seus alunos. Para o efeito, ele tem de estar preparado e formado para lidar com esta realidade educativa complexa. Com este estudo foi possível ampliar a compreensão sobre os desafios que se colocam diante dos professores e dos alunos, no que respeita ao ensino e à aprendizagem na escola estudada. O trabalho apresenta ainda algumas sugestões para melhorar o ensino da língua portuguesa.
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