Desafios do Ensino e da Aprendizagem da Língua Portuguesa no Magistério Primário do Lubango, Nambambi, Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/20187 |
Resumo: | O propósito desta dissertação é compreender de que modo são ministrados o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa no contexto multicultural e multilingue da Escola do Magistério Primário do Lubango, a partir da experiência de 4 professores de língua portuguesa e de 30 alunos, sub-divididos em três classes de escolaridade (10ª, 11ª e 12ª) do Magistério Primário do Lubango, uma Instituição Pública de ensino médio - que forma futuros professores para o ensino primário e pré-escolar Nambambi. Este estudo direcciona-se principalmente em identificar os factores que interferem no processo de ensino e de aprendizagem do português como língua não materna da maioria dos alunos do Magistério Primário do Lubango. O estudo empírico centrou-se na análise dos questionários aplicados aos professores e aos alunos, com vista a determinar os desafios de ensino e de aprendizagem do português. Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada como estudo de caso (por se centrar numa única instituição), onde os aspectos do multiculturalismo, do multilinguismo e de ensino pelos professores e da aprendizagem pelos alunos foram a tónica do estudo. Trata-se de um tema muito actual e pertinente, no contexto social da província da Huíla, bem como no contexto escolar do Magistério Primário do Lubango, onde o professor é chamado a desempenhar um papel activo e dinâmico no processo de ensino-aprendizagem, para desenvolver as capacidades cognitivas, sociais e emocionais dos seus alunos. Para o efeito, ele tem de estar preparado e formado para lidar com esta realidade educativa complexa. Com este estudo foi possível ampliar a compreensão sobre os desafios que se colocam diante dos professores e dos alunos, no que respeita ao ensino e à aprendizagem na escola estudada. O trabalho apresenta ainda algumas sugestões para melhorar o ensino da língua portuguesa. |
id |
RCAP_014b51e7b9482622a1ce285dc5efbf33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/20187 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desafios do Ensino e da Aprendizagem da Língua Portuguesa no Magistério Primário do Lubango, Nambambi, AngolaMulticulturalismo na província da HuílaPortuguês língua segunda ou língua não maternaMultilinguismoMulticulturalism in Huíla provinceMultilingualismPortuguese as a second language or non-mother tongue.Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO propósito desta dissertação é compreender de que modo são ministrados o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa no contexto multicultural e multilingue da Escola do Magistério Primário do Lubango, a partir da experiência de 4 professores de língua portuguesa e de 30 alunos, sub-divididos em três classes de escolaridade (10ª, 11ª e 12ª) do Magistério Primário do Lubango, uma Instituição Pública de ensino médio - que forma futuros professores para o ensino primário e pré-escolar Nambambi. Este estudo direcciona-se principalmente em identificar os factores que interferem no processo de ensino e de aprendizagem do português como língua não materna da maioria dos alunos do Magistério Primário do Lubango. O estudo empírico centrou-se na análise dos questionários aplicados aos professores e aos alunos, com vista a determinar os desafios de ensino e de aprendizagem do português. Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada como estudo de caso (por se centrar numa única instituição), onde os aspectos do multiculturalismo, do multilinguismo e de ensino pelos professores e da aprendizagem pelos alunos foram a tónica do estudo. Trata-se de um tema muito actual e pertinente, no contexto social da província da Huíla, bem como no contexto escolar do Magistério Primário do Lubango, onde o professor é chamado a desempenhar um papel activo e dinâmico no processo de ensino-aprendizagem, para desenvolver as capacidades cognitivas, sociais e emocionais dos seus alunos. Para o efeito, ele tem de estar preparado e formado para lidar com esta realidade educativa complexa. Com este estudo foi possível ampliar a compreensão sobre os desafios que se colocam diante dos professores e dos alunos, no que respeita ao ensino e à aprendizagem na escola estudada. O trabalho apresenta ainda algumas sugestões para melhorar o ensino da língua portuguesa.The purpose of this dissertation is to understand how teaching and learning process of portuguese language are administrated in the multicultural and multilingual context of Lubango Primary School. It was based on the experience of 4 teachers of Portuguese language and 30 students sub-divided in three education grades (10th, 11th and 12th) of the same school - a public Institution of secondary school which trains futures primary and pre-school teachers for Nambambi. The goal of this study is to identify factors that interfere in the teaching and learning process of portuguese as a non-mother tongue of the majority of students in the Lubango Primary School. The research focused on the questionnaires addressed to the teachers and students, in order to determine the portuguese teaching and learning challenges. It’s a qualitative research characterized as a case study, where the aspects of multiculturalism, multilingualism and teaching by teachers and learning by students were the focus of study. It´s a very current and pertinent subject in the social context of Huíla province as well as in the school context of Lubango Primary School, where the teacher is challenged to be active and dynamic in teaching and learning process for Developing cognitive, social and emotional skills of their students. So teachers should be prepared and trained to deal with this complex reality of education. Through this study was possible to improve the comprehension of challenges faced by teachers and students regarding teaching and learning in Lubango Primary School. The paper also presents some suggestions to improve the teaching of the portuguese language.Silva, Maria do Carmo Vieira daRUNLourenço, Frederico José2017-12-13T01:30:17Z2016-12-132016-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20187TID:201552213porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:03:35Zoai:run.unl.pt:10362/20187Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:02.112445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios do Ensino e da Aprendizagem da Língua Portuguesa no Magistério Primário do Lubango, Nambambi, Angola |
title |
Desafios do Ensino e da Aprendizagem da Língua Portuguesa no Magistério Primário do Lubango, Nambambi, Angola |
spellingShingle |
Desafios do Ensino e da Aprendizagem da Língua Portuguesa no Magistério Primário do Lubango, Nambambi, Angola Lourenço, Frederico José Multiculturalismo na província da Huíla Português língua segunda ou língua não materna Multilinguismo Multiculturalism in Huíla province Multilingualism Portuguese as a second language or non-mother tongue. Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Desafios do Ensino e da Aprendizagem da Língua Portuguesa no Magistério Primário do Lubango, Nambambi, Angola |
title_full |
Desafios do Ensino e da Aprendizagem da Língua Portuguesa no Magistério Primário do Lubango, Nambambi, Angola |
title_fullStr |
Desafios do Ensino e da Aprendizagem da Língua Portuguesa no Magistério Primário do Lubango, Nambambi, Angola |
title_full_unstemmed |
Desafios do Ensino e da Aprendizagem da Língua Portuguesa no Magistério Primário do Lubango, Nambambi, Angola |
title_sort |
Desafios do Ensino e da Aprendizagem da Língua Portuguesa no Magistério Primário do Lubango, Nambambi, Angola |
author |
Lourenço, Frederico José |
author_facet |
Lourenço, Frederico José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Maria do Carmo Vieira da RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Frederico José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiculturalismo na província da Huíla Português língua segunda ou língua não materna Multilinguismo Multiculturalism in Huíla province Multilingualism Portuguese as a second language or non-mother tongue. Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Multiculturalismo na província da Huíla Português língua segunda ou língua não materna Multilinguismo Multiculturalism in Huíla province Multilingualism Portuguese as a second language or non-mother tongue. Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O propósito desta dissertação é compreender de que modo são ministrados o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa no contexto multicultural e multilingue da Escola do Magistério Primário do Lubango, a partir da experiência de 4 professores de língua portuguesa e de 30 alunos, sub-divididos em três classes de escolaridade (10ª, 11ª e 12ª) do Magistério Primário do Lubango, uma Instituição Pública de ensino médio - que forma futuros professores para o ensino primário e pré-escolar Nambambi. Este estudo direcciona-se principalmente em identificar os factores que interferem no processo de ensino e de aprendizagem do português como língua não materna da maioria dos alunos do Magistério Primário do Lubango. O estudo empírico centrou-se na análise dos questionários aplicados aos professores e aos alunos, com vista a determinar os desafios de ensino e de aprendizagem do português. Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada como estudo de caso (por se centrar numa única instituição), onde os aspectos do multiculturalismo, do multilinguismo e de ensino pelos professores e da aprendizagem pelos alunos foram a tónica do estudo. Trata-se de um tema muito actual e pertinente, no contexto social da província da Huíla, bem como no contexto escolar do Magistério Primário do Lubango, onde o professor é chamado a desempenhar um papel activo e dinâmico no processo de ensino-aprendizagem, para desenvolver as capacidades cognitivas, sociais e emocionais dos seus alunos. Para o efeito, ele tem de estar preparado e formado para lidar com esta realidade educativa complexa. Com este estudo foi possível ampliar a compreensão sobre os desafios que se colocam diante dos professores e dos alunos, no que respeita ao ensino e à aprendizagem na escola estudada. O trabalho apresenta ainda algumas sugestões para melhorar o ensino da língua portuguesa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-13 2016-12-13T00:00:00Z 2017-12-13T01:30:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/20187 TID:201552213 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/20187 |
identifier_str_mv |
TID:201552213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137890865774592 |