Educação permanente e a SESAI : uma análise da política nacional de educação permanente no âmbito da secretaria especial de saúde indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cantuária, Alexandre Oliveira Cantuária
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/32499
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo caracterizar organizacional e administrativamente a SESAI – MA, seu território e a inserção de suas equipes multidisciplinares para entender melhor o processo de educação permanente. A Educação vem sendo abundantemente objeto de estudos científicos e muito se deve a necessidade de que o processo educativo seja efetivamente o caminho da evolução social de um determinado povo, que por sua vez, os povos caminhem sempre para um bem-estar social coletivo e individual. A Educação Permanente no Brasil vem sendo desenvolvida como um processo ético-político-pedagógico que, de maneira mais simples, é melhorar a qualidade de serviço prestado através da melhoria do conhecimento teórico e prático de seus trabalhadores aplicados especificamente às suas realidades laborais. No contexto da Educação Permanente em Saúde para os trabalhadores indígenas é de fundamental importância que esses pilares que conceituam o processo educativo sejam norteadores da elaboração das estratégias de Educação Permanente em Saúde oferecidas aos trabalhadores indígenas da SESAI. A pesquisa foi feita por meio de um questionário e entrevista com perguntas semiestruturada aplicado aos indígenas na aldeia e aos técnicos de enfermagem não indígenas, público alvo das atividades de educação permanente executada pela SESAI (Secretária Especial de Saúde Indígena), sobre o respeito as características dos eixos de educação permanente em saúde. No trabalho foi verificado que o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão) está preocupado com o conhecimento do seu pessoal, tanto branco quanto índio e que a SESAI respeita as especificidades étnicas dos indígenas, certo que ela precisa ter mais avanços nesse aspecto. A compreensão de educação permanente nesta pesquisa é bem interessante, pois conhecer sobre o respeito das especificidades étnicas dos trabalhadores indígenas é de extrema importância para povos diferentes.
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A Educação Permanente no Brasil vem sendo desenvolvida como um processo ético-político-pedagógico que, de maneira mais simples, é melhorar a qualidade de serviço prestado através da melhoria do conhecimento teórico e prático de seus trabalhadores aplicados especificamente às suas realidades laborais. No contexto da Educação Permanente em Saúde para os trabalhadores indígenas é de fundamental importância que esses pilares que conceituam o processo educativo sejam norteadores da elaboração das estratégias de Educação Permanente em Saúde oferecidas aos trabalhadores indígenas da SESAI. A pesquisa foi feita por meio de um questionário e entrevista com perguntas semiestruturada aplicado aos indígenas na aldeia e aos técnicos de enfermagem não indígenas, público alvo das atividades de educação permanente executada pela SESAI (Secretária Especial de Saúde Indígena), sobre o respeito as características dos eixos de educação permanente em saúde. No trabalho foi verificado que o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão) está preocupado com o conhecimento do seu pessoal, tanto branco quanto índio e que a SESAI respeita as especificidades étnicas dos indígenas, certo que ela precisa ter mais avanços nesse aspecto. A compreensão de educação permanente nesta pesquisa é bem interessante, pois conhecer sobre o respeito das especificidades étnicas dos trabalhadores indígenas é de extrema importância para povos diferentes.This work aims to characterize SESAI - MA organizationally and administratively, its territory and the insertion of its multidisciplinary teams to better understand the process of permanent education. Education has been abundantly the object of scientific studies and much is due to the need for the educational process to be effectively the path of the social evolution of a certain people, which in turn, the peoples always walk towards a collective and individual social well-being. Permanent education in Brazil has been developed as an ethical-politicalpedagogical process that, in a simpler way, is to improve the quality of service provided by improving the theoretical and practical knowledge of its workers applied specifically to their work realities. In the context of Permanent Health Education for indigenous workers, it is of fundamental importance that these pillars that conceptualize the educational process are guiding the development of Permanent Health Education strategies offered to SESAI indigenous workers. The research was carried out through a questionnaire and interview with semi-structured questions applied to indigenous people in the village and to non-indigenous nursing technicians, target audience of permanent education activities carried out by SESAI (Special Secretary for Indigenous Health), regarding the respect for the characteristics of the axes of permanent education in health. In the work it was verified that the DSEI (Special Sanitary District of Maranhão) is concerned with the knowledge of its staff, both white and Indian, and that SESAI respects the ethnic specificities of the indigenous people, certain that it needs to make further progress in this regard. The understanding of continuing education in this research is very interesting, as knowing about the respect for the ethnic specificities of indigenous workers is extremely important for different peoples.Estêvão, Carlos Alberto VilarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCantuária, Alexandre Oliveira Cantuária2021-04-12T15:18:26Z2020-07-302020-042020-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32499TID:202584550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:59Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:15.103029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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