Relatório da prática de ensino supervisionada: ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário: a avaliação nas artes visuais: dilemas, diferenças, estratégias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Teresa Galhofas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17934
Resumo: O presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada aborda uma temática indissociável da prática docente: a avaliação. A avaliação da aprendizagem do aluno é realizada em todas as componentes curriculares, mas nas artes visuais, esta torna-se tema de debate. Uns acreditam que o processo é possível por integrar a componente do conhecimento, outros não, devido à sua subjetividade. Como afirma Imanol Aguirre "a avaliação é a acção de atribuir classificações aos alunos e uma ferramenta indispensável para qualquer processo de aprendizagem. No entanto, esta torna-se também um dos aspectos mais problemáticos da educação artística" (Aguirre (2000: 85). Por isso mesmo, continua a ser necessário analisar os vários pontos de vista. A juntar-se a estas questões, vem o facto de, ao longo do meu percurso escolar, realizado em artes visuais, me ter deparado com várias situações em que não percebi a avaliação de que fui alvo nas disciplinas artísticas; Abstract: The present report of the Supervised Teaching Practice covers an indissociable theme of the teaching procedure: the evaluation. Assessment of student learning is conducted in all curriculum components, but in the visual arts, this becomes a topic of debate. Some believe that the process is possible by integrating the knowledge component, others do not, due to its subjectivity. According to Imanol Aguirre "The evaluation is the action of assigning ratings to the students and an indispensable tool for any learning process, however, this also becomes one of the most problematic aspects of arts education" (Aguirre (2000: 85). Therefore, it remains necessary to examine the various points of view. Joining these questions comes the fact that, throughout my school career, accomplished in the visual arts, I have encountered several situations where I did not understand the evaluation of which I was targeted within the arts disciplines.
id RCAP_016cb5985ee54a9a536d98e97c36653e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17934
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada: ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário: a avaliação nas artes visuais: dilemas, diferenças, estratégiasAvaliaçãoArtes visuaisEducação artística e paradigmas de ensino-aprendizagemCultura visualPrática de ensino supervisionadaEstágioEvaluationVisual artsArt education and teaching-learning paradigmsVisual cultureO presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada aborda uma temática indissociável da prática docente: a avaliação. A avaliação da aprendizagem do aluno é realizada em todas as componentes curriculares, mas nas artes visuais, esta torna-se tema de debate. Uns acreditam que o processo é possível por integrar a componente do conhecimento, outros não, devido à sua subjetividade. Como afirma Imanol Aguirre "a avaliação é a acção de atribuir classificações aos alunos e uma ferramenta indispensável para qualquer processo de aprendizagem. No entanto, esta torna-se também um dos aspectos mais problemáticos da educação artística" (Aguirre (2000: 85). Por isso mesmo, continua a ser necessário analisar os vários pontos de vista. A juntar-se a estas questões, vem o facto de, ao longo do meu percurso escolar, realizado em artes visuais, me ter deparado com várias situações em que não percebi a avaliação de que fui alvo nas disciplinas artísticas; Abstract: The present report of the Supervised Teaching Practice covers an indissociable theme of the teaching procedure: the evaluation. Assessment of student learning is conducted in all curriculum components, but in the visual arts, this becomes a topic of debate. Some believe that the process is possible by integrating the knowledge component, others do not, due to its subjectivity. According to Imanol Aguirre "The evaluation is the action of assigning ratings to the students and an indispensable tool for any learning process, however, this also becomes one of the most problematic aspects of arts education" (Aguirre (2000: 85). Therefore, it remains necessary to examine the various points of view. Joining these questions comes the fact that, throughout my school career, accomplished in the visual arts, I have encountered several situations where I did not understand the evaluation of which I was targeted within the arts disciplines.Universidade de Évora2016-03-10T18:28:41Z2016-03-102015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17934http://hdl.handle.net/10174/17934TID:201064758porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoana.tga.@gmail.com672Almeida, Ana Teresa Galhofasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:44Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:56.006712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada: ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário: a avaliação nas artes visuais: dilemas, diferenças, estratégias
title Relatório da prática de ensino supervisionada: ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário: a avaliação nas artes visuais: dilemas, diferenças, estratégias
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada: ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário: a avaliação nas artes visuais: dilemas, diferenças, estratégias
Almeida, Ana Teresa Galhofas
Avaliação
Artes visuais
Educação artística e paradigmas de ensino-aprendizagem
Cultura visual
Prática de ensino supervisionada
Estágio
Evaluation
Visual arts
Art education and teaching-learning paradigms
Visual culture
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada: ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário: a avaliação nas artes visuais: dilemas, diferenças, estratégias
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada: ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário: a avaliação nas artes visuais: dilemas, diferenças, estratégias
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada: ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário: a avaliação nas artes visuais: dilemas, diferenças, estratégias
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada: ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário: a avaliação nas artes visuais: dilemas, diferenças, estratégias
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada: ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário: a avaliação nas artes visuais: dilemas, diferenças, estratégias
author Almeida, Ana Teresa Galhofas
author_facet Almeida, Ana Teresa Galhofas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ana Teresa Galhofas
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Artes visuais
Educação artística e paradigmas de ensino-aprendizagem
Cultura visual
Prática de ensino supervisionada
Estágio
Evaluation
Visual arts
Art education and teaching-learning paradigms
Visual culture
topic Avaliação
Artes visuais
Educação artística e paradigmas de ensino-aprendizagem
Cultura visual
Prática de ensino supervisionada
Estágio
Evaluation
Visual arts
Art education and teaching-learning paradigms
Visual culture
description O presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada aborda uma temática indissociável da prática docente: a avaliação. A avaliação da aprendizagem do aluno é realizada em todas as componentes curriculares, mas nas artes visuais, esta torna-se tema de debate. Uns acreditam que o processo é possível por integrar a componente do conhecimento, outros não, devido à sua subjetividade. Como afirma Imanol Aguirre "a avaliação é a acção de atribuir classificações aos alunos e uma ferramenta indispensável para qualquer processo de aprendizagem. No entanto, esta torna-se também um dos aspectos mais problemáticos da educação artística" (Aguirre (2000: 85). Por isso mesmo, continua a ser necessário analisar os vários pontos de vista. A juntar-se a estas questões, vem o facto de, ao longo do meu percurso escolar, realizado em artes visuais, me ter deparado com várias situações em que não percebi a avaliação de que fui alvo nas disciplinas artísticas; Abstract: The present report of the Supervised Teaching Practice covers an indissociable theme of the teaching procedure: the evaluation. Assessment of student learning is conducted in all curriculum components, but in the visual arts, this becomes a topic of debate. Some believe that the process is possible by integrating the knowledge component, others do not, due to its subjectivity. According to Imanol Aguirre "The evaluation is the action of assigning ratings to the students and an indispensable tool for any learning process, however, this also becomes one of the most problematic aspects of arts education" (Aguirre (2000: 85). Therefore, it remains necessary to examine the various points of view. Joining these questions comes the fact that, throughout my school career, accomplished in the visual arts, I have encountered several situations where I did not understand the evaluation of which I was targeted within the arts disciplines.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-10T18:28:41Z
2016-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17934
http://hdl.handle.net/10174/17934
TID:201064758
url http://hdl.handle.net/10174/17934
identifier_str_mv TID:201064758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
ana.tga.@gmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136581839224832