Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Sandra
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Carlos Fernandes da, Martins, Maria Margarida Alves d'Orey
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/3589
Resumo: A investigação na área de língua segunda determinou a necessidade de procedimentos de medição sobre a proficiência e competência. Na primeira fase deste projeto científico, pretende-se aplicar e validar provas selecionadas do corpus de testes internacionais, em alunos locutores de Português Língua não Materna do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, de Lisboa e Aveiro. As provas adaptadas apresentam uma proposta alternativa e complementar aos dispositivos do Ministério da Educação, focando na emergência de instrumentos validados. Algumas provas serão discutidas no sentido da complexidade e singularidade da estrutura de diagnóstico em contexto de avaliação de alunos com experiência migratória.
id RCAP_01931200a82f1c207937479f13dcdac0
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/3589
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesasavaliação educacionallíngua segundaexperiência migratóriaA investigação na área de língua segunda determinou a necessidade de procedimentos de medição sobre a proficiência e competência. Na primeira fase deste projeto científico, pretende-se aplicar e validar provas selecionadas do corpus de testes internacionais, em alunos locutores de Português Língua não Materna do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, de Lisboa e Aveiro. As provas adaptadas apresentam uma proposta alternativa e complementar aos dispositivos do Ministério da Educação, focando na emergência de instrumentos validados. Algumas provas serão discutidas no sentido da complexidade e singularidade da estrutura de diagnóstico em contexto de avaliação de alunos com experiência migratória.Universidade de Aveiro2018-03-29T09:10:33Z2013-01-01T00:00:00Z20132018-03-16T16:50:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/3589porFigueiredo, SandraSilva, Carlos Fernandes daMartins, Maria Margarida Alves d'Oreyinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:09:19Zoai:repositorio.ual.pt:11144/3589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:43.197300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas
title Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas
spellingShingle Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas
Figueiredo, Sandra
avaliação educacional
língua segunda
experiência migratória
title_short Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas
title_full Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas
title_fullStr Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas
title_full_unstemmed Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas
title_sort Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas
author Figueiredo, Sandra
author_facet Figueiredo, Sandra
Silva, Carlos Fernandes da
Martins, Maria Margarida Alves d'Orey
author_role author
author2 Silva, Carlos Fernandes da
Martins, Maria Margarida Alves d'Orey
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Sandra
Silva, Carlos Fernandes da
Martins, Maria Margarida Alves d'Orey
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação educacional
língua segunda
experiência migratória
topic avaliação educacional
língua segunda
experiência migratória
description A investigação na área de língua segunda determinou a necessidade de procedimentos de medição sobre a proficiência e competência. Na primeira fase deste projeto científico, pretende-se aplicar e validar provas selecionadas do corpus de testes internacionais, em alunos locutores de Português Língua não Materna do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, de Lisboa e Aveiro. As provas adaptadas apresentam uma proposta alternativa e complementar aos dispositivos do Ministério da Educação, focando na emergência de instrumentos validados. Algumas provas serão discutidas no sentido da complexidade e singularidade da estrutura de diagnóstico em contexto de avaliação de alunos com experiência migratória.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2018-03-29T09:10:33Z
2018-03-16T16:50:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/3589
url http://hdl.handle.net/11144/3589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136798565203968