Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/3589 |
Resumo: | A investigação na área de língua segunda determinou a necessidade de procedimentos de medição sobre a proficiência e competência. Na primeira fase deste projeto científico, pretende-se aplicar e validar provas selecionadas do corpus de testes internacionais, em alunos locutores de Português Língua não Materna do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, de Lisboa e Aveiro. As provas adaptadas apresentam uma proposta alternativa e complementar aos dispositivos do Ministério da Educação, focando na emergência de instrumentos validados. Algumas provas serão discutidas no sentido da complexidade e singularidade da estrutura de diagnóstico em contexto de avaliação de alunos com experiência migratória. |
id |
RCAP_01931200a82f1c207937479f13dcdac0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ual.pt:11144/3589 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesasavaliação educacionallíngua segundaexperiência migratóriaA investigação na área de língua segunda determinou a necessidade de procedimentos de medição sobre a proficiência e competência. Na primeira fase deste projeto científico, pretende-se aplicar e validar provas selecionadas do corpus de testes internacionais, em alunos locutores de Português Língua não Materna do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, de Lisboa e Aveiro. As provas adaptadas apresentam uma proposta alternativa e complementar aos dispositivos do Ministério da Educação, focando na emergência de instrumentos validados. Algumas provas serão discutidas no sentido da complexidade e singularidade da estrutura de diagnóstico em contexto de avaliação de alunos com experiência migratória.Universidade de Aveiro2018-03-29T09:10:33Z2013-01-01T00:00:00Z20132018-03-16T16:50:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/3589porFigueiredo, SandraSilva, Carlos Fernandes daMartins, Maria Margarida Alves d'Oreyinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-08-01T01:59:50Zoai:repositorio.ual.pt:11144/3589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-08-01T01:59:50Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas |
title |
Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas |
spellingShingle |
Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas Figueiredo, Sandra avaliação educacional língua segunda experiência migratória |
title_short |
Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas |
title_full |
Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas |
title_fullStr |
Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas |
title_full_unstemmed |
Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas |
title_sort |
Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas |
author |
Figueiredo, Sandra |
author_facet |
Figueiredo, Sandra Silva, Carlos Fernandes da Martins, Maria Margarida Alves d'Orey |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Carlos Fernandes da Martins, Maria Margarida Alves d'Orey |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Sandra Silva, Carlos Fernandes da Martins, Maria Margarida Alves d'Orey |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação educacional língua segunda experiência migratória |
topic |
avaliação educacional língua segunda experiência migratória |
description |
A investigação na área de língua segunda determinou a necessidade de procedimentos de medição sobre a proficiência e competência. Na primeira fase deste projeto científico, pretende-se aplicar e validar provas selecionadas do corpus de testes internacionais, em alunos locutores de Português Língua não Materna do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, de Lisboa e Aveiro. As provas adaptadas apresentam uma proposta alternativa e complementar aos dispositivos do Ministério da Educação, focando na emergência de instrumentos validados. Algumas provas serão discutidas no sentido da complexidade e singularidade da estrutura de diagnóstico em contexto de avaliação de alunos com experiência migratória. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2018-03-29T09:10:33Z 2018-03-16T16:50:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11144/3589 |
url |
http://hdl.handle.net/11144/3589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546619501936640 |