Preconceito religioso no quotidiano dos candomblecistas em Portugal: Nacionalidade, desconhecimento e tramas sociais: Estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/19191 |
Resumo: | Verificando o espaço social brasileiro como um cenário privilegiado na ocorrência de conflitos e perseguições, particularmente, dirigidas às religiões afro-brasileiras, a presente dissertação procura investigar a agência do preconceito em contexto português, centralizando a sua análise no universo religioso candomblecista. Assim, a partir do estudo de caso do terreiro Axé Oyá Bó MI, atento-me em responder, a partir dos testemunhos colectados, se o sacerdote (pai de santo) e restantes membros (filhos de santo) sentem preconceito, se reconhecem publicamente a filiação à religião, a quem contam, de que forma contam e que impacto isso tem nas suas relações sociais para lá do terreiro, seja no quadro da família, núcleo dos amigos e colegas de trabalho e junto da vizinhança. A análise criteriosa do tema em termos bibliográficos agregada ao desenvolvimento de entrevistas, veio solicitar ainda o aprofundamento de conceitos chave de legitimidade, autenticidade, pureza e liberdade religiosa, os quais integram grande parte dos argumentos em defesa da participação religiosa e ocupação de cargos de liderança religiosa. Deste modo, ancorando-se quer em factores de negócio, nacionalidade ou invejas e pequenas intrigas (fuxico), candomblecistas operacionalizam alianças entre si ou, pelo contrário, definem as disputas como o quadro privilegiado. |
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Verificando o espaço social brasileiro como um cenário privilegiado na ocorrência de conflitos e perseguições, particularmente, dirigidas às religiões afro-brasileiras, a presente dissertação procura investigar a agência do preconceito em contexto português, centralizando a sua análise no universo religioso candomblecista. Assim, a partir do estudo de caso do terreiro Axé Oyá Bó MI, atento-me em responder, a partir dos testemunhos colectados, se o sacerdote (pai de santo) e restantes membros (filhos de santo) sentem preconceito, se reconhecem publicamente a filiação à religião, a quem contam, de que forma contam e que impacto isso tem nas suas relações sociais para lá do terreiro, seja no quadro da família, núcleo dos amigos e colegas de trabalho e junto da vizinhança. A análise criteriosa do tema em termos bibliográficos agregada ao desenvolvimento de entrevistas, veio solicitar ainda o aprofundamento de conceitos chave de legitimidade, autenticidade, pureza e liberdade religiosa, os quais integram grande parte dos argumentos em defesa da participação religiosa e ocupação de cargos de liderança religiosa. Deste modo, ancorando-se quer em factores de negócio, nacionalidade ou invejas e pequenas intrigas (fuxico), candomblecistas operacionalizam alianças entre si ou, pelo contrário, definem as disputas como o quadro privilegiado. |
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