A influência do design e da criatividade na experiência turística, no contexto de empreendimentos TER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Mafalda Simões Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24814
Resumo: As zonas rurais de Portugal enfrentam sérios problemas de êxodo rural. O Turismo em Espaço Rural (TER) parece ser um vínculo ao positivo desenvolvimento destas zonas, sendo uma atividade multidisciplinar que move consigo o desenvolvimento de diversas áreas. O seu desenvolvimento deverá articular os três pilares: comunidade, destino e turista. A experiência turística deverá ser holística, integradora e aspirar a passar ao campo do memorável, através do apelo aos cinco sentidos, promovendo o bem-estar do destino, da comunidade e surpreendendo o turista. A experiência turística poderá então beneficiar do recurso a processos criativos, de modo a despoletar diversas sensações no turista que a experimenta, enaltecendo os valores do património local através de experiências inovadoras, que no fundo são cocriadas entre a comunidade e o turista. A cocriação de experiências poderá então beneficiar da aplicação do processo de design thinking, que além de promover a importância do produto/serviço atender às reais necessidades do cliente, visa diminuir o erro através da execução de protótipos e testes antes de atingir o produto final. Também o design, enquanto disciplina, poderá ser um elemento que melhora as condições em que decorre a experiência. Deste modo, parece adequada a realização de um estudo que permita compreender a influência de elementos como a criatividade e o design, na criação de experiências turísticas em contexto de empreendimentos TER. Através de um estudo qualitativo que se baseou na análise de conteúdo de 13 entrevistas realizadas a proprietários de empreendimentos TER, foi possível apurar que, através do recurso à criatividade e ao design, os empreendimentos TER poderão obter resultados positivos ao nível da experiência oferecida ao hóspede.
id RCAP_019e69eb6305df97293e772b10e6ffe2
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24814
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência do design e da criatividade na experiência turística, no contexto de empreendimentos TERTurismo em Espaço RuralExperiência TuristicaCriatividadeDesign ThinkingAs zonas rurais de Portugal enfrentam sérios problemas de êxodo rural. O Turismo em Espaço Rural (TER) parece ser um vínculo ao positivo desenvolvimento destas zonas, sendo uma atividade multidisciplinar que move consigo o desenvolvimento de diversas áreas. O seu desenvolvimento deverá articular os três pilares: comunidade, destino e turista. A experiência turística deverá ser holística, integradora e aspirar a passar ao campo do memorável, através do apelo aos cinco sentidos, promovendo o bem-estar do destino, da comunidade e surpreendendo o turista. A experiência turística poderá então beneficiar do recurso a processos criativos, de modo a despoletar diversas sensações no turista que a experimenta, enaltecendo os valores do património local através de experiências inovadoras, que no fundo são cocriadas entre a comunidade e o turista. A cocriação de experiências poderá então beneficiar da aplicação do processo de design thinking, que além de promover a importância do produto/serviço atender às reais necessidades do cliente, visa diminuir o erro através da execução de protótipos e testes antes de atingir o produto final. Também o design, enquanto disciplina, poderá ser um elemento que melhora as condições em que decorre a experiência. Deste modo, parece adequada a realização de um estudo que permita compreender a influência de elementos como a criatividade e o design, na criação de experiências turísticas em contexto de empreendimentos TER. Através de um estudo qualitativo que se baseou na análise de conteúdo de 13 entrevistas realizadas a proprietários de empreendimentos TER, foi possível apurar que, através do recurso à criatividade e ao design, os empreendimentos TER poderão obter resultados positivos ao nível da experiência oferecida ao hóspede.Moura, Andreia Filipa Antunes, 1988-Repositório ComumMarques, Mafalda Simões Gonçalves2018-11-09T12:03:29Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24814201988704porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:17.284427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência do design e da criatividade na experiência turística, no contexto de empreendimentos TER
title A influência do design e da criatividade na experiência turística, no contexto de empreendimentos TER
spellingShingle A influência do design e da criatividade na experiência turística, no contexto de empreendimentos TER
Marques, Mafalda Simões Gonçalves
Turismo em Espaço Rural
Experiência Turistica
Criatividade
Design Thinking
title_short A influência do design e da criatividade na experiência turística, no contexto de empreendimentos TER
title_full A influência do design e da criatividade na experiência turística, no contexto de empreendimentos TER
title_fullStr A influência do design e da criatividade na experiência turística, no contexto de empreendimentos TER
title_full_unstemmed A influência do design e da criatividade na experiência turística, no contexto de empreendimentos TER
title_sort A influência do design e da criatividade na experiência turística, no contexto de empreendimentos TER
author Marques, Mafalda Simões Gonçalves
author_facet Marques, Mafalda Simões Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Andreia Filipa Antunes, 1988-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Mafalda Simões Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo em Espaço Rural
Experiência Turistica
Criatividade
Design Thinking
topic Turismo em Espaço Rural
Experiência Turistica
Criatividade
Design Thinking
description As zonas rurais de Portugal enfrentam sérios problemas de êxodo rural. O Turismo em Espaço Rural (TER) parece ser um vínculo ao positivo desenvolvimento destas zonas, sendo uma atividade multidisciplinar que move consigo o desenvolvimento de diversas áreas. O seu desenvolvimento deverá articular os três pilares: comunidade, destino e turista. A experiência turística deverá ser holística, integradora e aspirar a passar ao campo do memorável, através do apelo aos cinco sentidos, promovendo o bem-estar do destino, da comunidade e surpreendendo o turista. A experiência turística poderá então beneficiar do recurso a processos criativos, de modo a despoletar diversas sensações no turista que a experimenta, enaltecendo os valores do património local através de experiências inovadoras, que no fundo são cocriadas entre a comunidade e o turista. A cocriação de experiências poderá então beneficiar da aplicação do processo de design thinking, que além de promover a importância do produto/serviço atender às reais necessidades do cliente, visa diminuir o erro através da execução de protótipos e testes antes de atingir o produto final. Também o design, enquanto disciplina, poderá ser um elemento que melhora as condições em que decorre a experiência. Deste modo, parece adequada a realização de um estudo que permita compreender a influência de elementos como a criatividade e o design, na criação de experiências turísticas em contexto de empreendimentos TER. Através de um estudo qualitativo que se baseou na análise de conteúdo de 13 entrevistas realizadas a proprietários de empreendimentos TER, foi possível apurar que, através do recurso à criatividade e ao design, os empreendimentos TER poderão obter resultados positivos ao nível da experiência oferecida ao hóspede.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-09T12:03:29Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/24814
201988704
url http://hdl.handle.net/10400.26/24814
identifier_str_mv 201988704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130026794287104