O Teatro Negro-Decolonial e os processos de (não) racialização do espectador teatral branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Amanda Pereira da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/85053
Resumo: Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
id RCAP_01a9c6f0dd1d8dd168e692a362f7c0d5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85053
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Teatro Negro-Decolonial e os processos de (não) racialização do espectador teatral brancoThe Black-Decolonial Theater and the processes of (non) racialization of the white theatrical spectatorArte decolonialBranquitudeEspectadorTeatro negroDecolonial artWhitenessSpectatorBlack theaterCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e CulturaAo subalternizar, invisibilizar e inferiorizar formas de vida e existência, o pensamento moderno/colonial fundamenta a construção da branquitude como identidade cultural e racial pautada na crença em uma superioridade natural. Como resultado, uma das principais marcas da branquitude é a de ser uma identidade racial não nomeada que procura ostensivamente a sua própria reprodução através de uma convicção socialmente construída de que raça não tem relevância e que não exerce qualquer influência na vivência cotidiana de pessoas brancas. A recusa em fazer ver-se sujeito racializado é, contudo, parte da estratégia de manutenção dos privilégios materiais e simbólicos que, a partir do colonialismo e do imperialismo, a branquitude angariou para si. Esta envolve também a articulação de delicados e poderosos mecanismos de proteção e reprodução de sua identidade/superioridade racial, entendidos sob os conceitos de fragilidade branca e de inocência branca. Esta investigação leva em consideração a arte decolonial, ou crítica decolonial, como uma ferramenta analítica capaz de investigar conteúdos artísticos que ambicionam, sobretudo, a restituição de formas dignas de existência desvinculando-se dos padrões de superioridade impostos pelo pensamento moderno/colonial. Desta forma, a presente pesquisa busca compreender e analisar os caminhos através dos quais o Teatro Negro, entendido aqui como uma arte de cunho decolonial, proporciona ao espectador branco brasileiro e português, uma experiência racializadora e, portanto, decolonizadora, capaz de nomear a branquitude e de refleti-la como identidade racial cujo peso exerce se na vivência individual e coletiva. Considera-se, portanto, as discussões acerca da recepção teatral, do teatro épico e do teatro documentário como contextos base a partir dos quais as espectadoras e espectadores elaboram suas interpretações do mundo. A metodologia desta investigação é essencialmente qualitativa e ancora-se na análise de discurso de entrevistas individuais e em grupos focais realizados a espectadores de teatro de raça branca e nacionalidade brasileira ou portuguesa, residentes em Portugal. Os resultados permitiram explorar os entendimentos partilhados sobre racismo bem como da identidade branca, contribuindo para perceber o processo de racialização do espectador teatral branco.By subalternizing, making invisible and lowering forms of life and existence, the modern/colonial thinking bases the construction of whiteness as a cultural and racial identity based on the belief in a natural superiority. As a result, one of the main hallmarks of whiteness is that it is an unnamed racial dent that ostensibly seeks its own reproduction through a socially constructed conviction that race has no relevance, that it exerts no influence on white people’s daily experiences. The refusal to make oneself seen as a racialized subject is, however, part of the strategy of maintaining the material and symbolic privileges that whiteness raised for itself from colonialism and imperialism. It also involves the articulation of delicate and powerful mechanisms of protection and reproduction of their racial identity/superiority, understood under the concepts of white fragility and white innocence. This investigation takes into account decolonial art, or decolonial criticism, as an analytical tool capable of investigating artistic contents that aspire, above all, to the restitution of dignified forms of existence, detaching themselves from the standards of superiority imposed by modern/colonial thinking. In this way, the present research seeks to understand the ways in which the Black Theater, understood here as a decolonial art, provides the white Brazilian and Portuguese public with a racializing and, therefore, decolonizing experience. Capable of naming whiteness and making it reflect as a racial identity whose weight is exercised in individual and collective experience. It is considered, therefore, as reflections about the theatrical reception, epic theater and documentary theater as base contexts from which spectators elaborate their interpretations of the world. The methodology of this investigation is essentially qualitative and is anchored in the discourse analysis of individual interviews and focus groups conducted with white theater spectators of Brazilian or Portuguese nationality, and residing in Portugal. The results made it possible to explore shared understandings about racism as well as white identity, helping to understand the process of racialization of the white theatrical spectator.Khan, Sheila PereiraUniversidade do MinhoCunha, Amanda Pereira da2023-05-192023-05-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85053por203318560info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:07.525858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Teatro Negro-Decolonial e os processos de (não) racialização do espectador teatral branco
The Black-Decolonial Theater and the processes of (non) racialization of the white theatrical spectator
title O Teatro Negro-Decolonial e os processos de (não) racialização do espectador teatral branco
spellingShingle O Teatro Negro-Decolonial e os processos de (não) racialização do espectador teatral branco
Cunha, Amanda Pereira da
Arte decolonial
Branquitude
Espectador
Teatro negro
Decolonial art
Whiteness
Spectator
Black theater
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short O Teatro Negro-Decolonial e os processos de (não) racialização do espectador teatral branco
title_full O Teatro Negro-Decolonial e os processos de (não) racialização do espectador teatral branco
title_fullStr O Teatro Negro-Decolonial e os processos de (não) racialização do espectador teatral branco
title_full_unstemmed O Teatro Negro-Decolonial e os processos de (não) racialização do espectador teatral branco
title_sort O Teatro Negro-Decolonial e os processos de (não) racialização do espectador teatral branco
author Cunha, Amanda Pereira da
author_facet Cunha, Amanda Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Khan, Sheila Pereira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Amanda Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Arte decolonial
Branquitude
Espectador
Teatro negro
Decolonial art
Whiteness
Spectator
Black theater
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Arte decolonial
Branquitude
Espectador
Teatro negro
Decolonial art
Whiteness
Spectator
Black theater
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-19
2023-05-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/85053
url https://hdl.handle.net/1822/85053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203318560
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132228918181888