Intervenção psicomotora com crianças com perturbações do neurodesenvolvimento e aprendizagem: Centro de Desenvolvimento Infantil DIFERENÇAS (Pólo Moita)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montes, Raquel Marques
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20630
Resumo: O presente relatório, desenvolvido no âmbito do Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais, do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da FMH, tem como principal objetivo a investigação do processo de desenvolvimento infantil a nível psicomotor, cognitivo e socioemocional em crianças com desenvolvimento típico e com Perturbações do Neurodesenvolvimento, refletindo a importância terapêutica da Psicomotricidade como resposta às alterações apresentadas. Irá detalhar a intervenção em contexto escolar e clínico, bem como a respetiva instituição (CDID – Moita), descrevendo o acompanhamento psicopedagógico de várias crianças, a intervenção individual com um caso com Dificuldades na leitura/escrita e Défice de Atenção, e a intervenção preventiva grupal, aquando da implementação do Programa B.a.bá em duas creches da freguesia de Palhais - Barreiro. De modo a complementar à intervenção realizada nos dois contextos referidos, e como extensão à comunidade, serão apresentadas as formações internas realizadas, os workshops dinamizados e a participação na XVII Feira Pedagógica do Barreiro.
id RCAP_01b308a2b2c8413ca8c50068c7787c2b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20630
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção psicomotora com crianças com perturbações do neurodesenvolvimento e aprendizagem: Centro de Desenvolvimento Infantil DIFERENÇAS (Pólo Moita)Contexto clínicoContexto escolarCentro de Desenvolvimento Infantil - DiferençasDificuldades de aprendizagem específicas (DAE)Intervenção psicomootoraPerturbação da hiperactividade e défice de atenção (PHDA)B.a.b.á - Brincar é aprendeAttention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD)B.a.bá Program – To Play is to LearnAttention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD)B.a.bá Program – To Play is to LearnClinical contextDevelopmental Child Center– DiferençasPreventive Psychomotor TherapyPsychomotor intervention;School contextSpecific Learning Disabilities (SLD)Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências MédicasO presente relatório, desenvolvido no âmbito do Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais, do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da FMH, tem como principal objetivo a investigação do processo de desenvolvimento infantil a nível psicomotor, cognitivo e socioemocional em crianças com desenvolvimento típico e com Perturbações do Neurodesenvolvimento, refletindo a importância terapêutica da Psicomotricidade como resposta às alterações apresentadas. Irá detalhar a intervenção em contexto escolar e clínico, bem como a respetiva instituição (CDID – Moita), descrevendo o acompanhamento psicopedagógico de várias crianças, a intervenção individual com um caso com Dificuldades na leitura/escrita e Défice de Atenção, e a intervenção preventiva grupal, aquando da implementação do Programa B.a.bá em duas creches da freguesia de Palhais - Barreiro. De modo a complementar à intervenção realizada nos dois contextos referidos, e como extensão à comunidade, serão apresentadas as formações internas realizadas, os workshops dinamizados e a participação na XVII Feira Pedagógica do Barreiro.This report, developed within the scope of Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais, of the Master in Psychomotor Rehabilitation at FMH, has as main objective the investigation of the child development process at psychomotor, cognitive and socioemotional level in children with typical development and with Neurodevelopment Disorders, reflecting the therapeutic importance of psychomotor therapy in response to the difficulties presented. It will detail the intervention at school and clinical context as well as the respective institution (CDID - Moita), describing the psychopedagogical monitoring of several children, the individual intervention with a case with Specific Learning Disabilities (reading/writing) and Attention Deficit, and the preventive intervention with a group, when implementing the Babá Program in two daycare centers at Palhais - Barreiro. In order to complement the intervention carried out in the two contexts, and as an extension to the community, it will be presented the internal formations, dynamized workshops and the participation in the XVII Feira Pedagógica do Barreiro.Melo, Ana Isabel Amaral Nascimento Rodrigues deRepositório da Universidade de LisboaMontes, Raquel Marques2020-12-09T21:57:20Z2020-05-292020-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20630TID:202545245porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:03Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:19.429544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção psicomotora com crianças com perturbações do neurodesenvolvimento e aprendizagem: Centro de Desenvolvimento Infantil DIFERENÇAS (Pólo Moita)
title Intervenção psicomotora com crianças com perturbações do neurodesenvolvimento e aprendizagem: Centro de Desenvolvimento Infantil DIFERENÇAS (Pólo Moita)
spellingShingle Intervenção psicomotora com crianças com perturbações do neurodesenvolvimento e aprendizagem: Centro de Desenvolvimento Infantil DIFERENÇAS (Pólo Moita)
Montes, Raquel Marques
Contexto clínico
Contexto escolar
Centro de Desenvolvimento Infantil - Diferenças
Dificuldades de aprendizagem específicas (DAE)
Intervenção psicomootora
Perturbação da hiperactividade e défice de atenção (PHDA)
B.a.b.á - Brincar é aprende
Attention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD)
B.a.bá Program – To Play is to Learn
Attention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD)
B.a.bá Program – To Play is to Learn
Clinical context
Developmental Child Center– Diferenças
Preventive Psychomotor Therapy
Psychomotor intervention;
School context
Specific Learning Disabilities (SLD)
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
title_short Intervenção psicomotora com crianças com perturbações do neurodesenvolvimento e aprendizagem: Centro de Desenvolvimento Infantil DIFERENÇAS (Pólo Moita)
title_full Intervenção psicomotora com crianças com perturbações do neurodesenvolvimento e aprendizagem: Centro de Desenvolvimento Infantil DIFERENÇAS (Pólo Moita)
title_fullStr Intervenção psicomotora com crianças com perturbações do neurodesenvolvimento e aprendizagem: Centro de Desenvolvimento Infantil DIFERENÇAS (Pólo Moita)
title_full_unstemmed Intervenção psicomotora com crianças com perturbações do neurodesenvolvimento e aprendizagem: Centro de Desenvolvimento Infantil DIFERENÇAS (Pólo Moita)
title_sort Intervenção psicomotora com crianças com perturbações do neurodesenvolvimento e aprendizagem: Centro de Desenvolvimento Infantil DIFERENÇAS (Pólo Moita)
author Montes, Raquel Marques
author_facet Montes, Raquel Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Ana Isabel Amaral Nascimento Rodrigues de
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Montes, Raquel Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Contexto clínico
Contexto escolar
Centro de Desenvolvimento Infantil - Diferenças
Dificuldades de aprendizagem específicas (DAE)
Intervenção psicomootora
Perturbação da hiperactividade e défice de atenção (PHDA)
B.a.b.á - Brincar é aprende
Attention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD)
B.a.bá Program – To Play is to Learn
Attention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD)
B.a.bá Program – To Play is to Learn
Clinical context
Developmental Child Center– Diferenças
Preventive Psychomotor Therapy
Psychomotor intervention;
School context
Specific Learning Disabilities (SLD)
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
topic Contexto clínico
Contexto escolar
Centro de Desenvolvimento Infantil - Diferenças
Dificuldades de aprendizagem específicas (DAE)
Intervenção psicomootora
Perturbação da hiperactividade e défice de atenção (PHDA)
B.a.b.á - Brincar é aprende
Attention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD)
B.a.bá Program – To Play is to Learn
Attention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD)
B.a.bá Program – To Play is to Learn
Clinical context
Developmental Child Center– Diferenças
Preventive Psychomotor Therapy
Psychomotor intervention;
School context
Specific Learning Disabilities (SLD)
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
description O presente relatório, desenvolvido no âmbito do Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais, do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da FMH, tem como principal objetivo a investigação do processo de desenvolvimento infantil a nível psicomotor, cognitivo e socioemocional em crianças com desenvolvimento típico e com Perturbações do Neurodesenvolvimento, refletindo a importância terapêutica da Psicomotricidade como resposta às alterações apresentadas. Irá detalhar a intervenção em contexto escolar e clínico, bem como a respetiva instituição (CDID – Moita), descrevendo o acompanhamento psicopedagógico de várias crianças, a intervenção individual com um caso com Dificuldades na leitura/escrita e Défice de Atenção, e a intervenção preventiva grupal, aquando da implementação do Programa B.a.bá em duas creches da freguesia de Palhais - Barreiro. De modo a complementar à intervenção realizada nos dois contextos referidos, e como extensão à comunidade, serão apresentadas as formações internas realizadas, os workshops dinamizados e a participação na XVII Feira Pedagógica do Barreiro.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09T21:57:20Z
2020-05-29
2020-05-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20630
TID:202545245
url http://hdl.handle.net/10400.5/20630
identifier_str_mv TID:202545245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131145717153792