O filme como antropologia da memória. O exemplo do Museu da Água

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Tiago Nuno Ramos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19978
Resumo: A história de uma empresa centenária como a Empresa Portuguesa das Águas Livres (148 anos), herdeira da Companhia das Águas de Lisboa, fundada em 1868, é naturalmente valorizada pelo seu importante património que se encontra desde 1987 reunido no Museu da Água e é composto por um vasto e valioso acervo histórico e museológico, onde a história do abastecimento de água à cidade de Lisboa nos séculos XVIII, XIX e XX, pode ser relembrada nas grandes obras de referência. Num contexto social em que as sociedades contemporâneas hipermediatizadas do séc. XXI tendem a mediar as tradicionais representações culturais através de novos dispositivos sensoriais, que privilegiam a imagem e o som, pode um filme assumir-se como uma ferramenta cultural complementar à tradicional linguagem de um museu de empresa, potenciando a sua componente de identificação cultural, emocional e envolvente em relação a um determinado objecto?
id RCAP_01c1d3a094acede9aaef8a9becc8dd0c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/19978
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O filme como antropologia da memória. O exemplo do Museu da ÁguaMuseuEmpresaHistóriaMemóriaIdentidadeFilmeCulturaMuseumCompanyHistoryMemoryIdentityFilmCultureDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA história de uma empresa centenária como a Empresa Portuguesa das Águas Livres (148 anos), herdeira da Companhia das Águas de Lisboa, fundada em 1868, é naturalmente valorizada pelo seu importante património que se encontra desde 1987 reunido no Museu da Água e é composto por um vasto e valioso acervo histórico e museológico, onde a história do abastecimento de água à cidade de Lisboa nos séculos XVIII, XIX e XX, pode ser relembrada nas grandes obras de referência. Num contexto social em que as sociedades contemporâneas hipermediatizadas do séc. XXI tendem a mediar as tradicionais representações culturais através de novos dispositivos sensoriais, que privilegiam a imagem e o som, pode um filme assumir-se como uma ferramenta cultural complementar à tradicional linguagem de um museu de empresa, potenciando a sua componente de identificação cultural, emocional e envolvente em relação a um determinado objecto?The story of a century-old company as the Portuguese company Águas Livres (148 years), heir to the Company of Lisbon Waters, founded in 1868, is naturally prized for its rich heritage which is since 1987 gathered at the Water Museum and consists by a vast and valuable historical and museum collection, where the history of water supply to the city of Lisbon in the eighteenth, nineteenth and twentieth centuries, can be remembered in the great works of reference. In a social context, in which XXI century contemporary societies tend to mediate and dilute traditional cultural representations through new sensory devices that focus on picture and sound, can a movie be assumed as a complementary cultural tool in the traditional language of a company museum, enhancing their cultural identification component , emotional and engaging in relation to a particular object?Medeiros, MargaridaRUNVieira, Tiago Nuno Ramos2017-02-06T15:50:34Z2016-11-082016-04-112016-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19978TID:201275830porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:02:45Zoai:run.unl.pt:10362/19978Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:50.470621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O filme como antropologia da memória. O exemplo do Museu da Água
title O filme como antropologia da memória. O exemplo do Museu da Água
spellingShingle O filme como antropologia da memória. O exemplo do Museu da Água
Vieira, Tiago Nuno Ramos
Museu
Empresa
História
Memória
Identidade
Filme
Cultura
Museum
Company
History
Memory
Identity
Film
Culture
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short O filme como antropologia da memória. O exemplo do Museu da Água
title_full O filme como antropologia da memória. O exemplo do Museu da Água
title_fullStr O filme como antropologia da memória. O exemplo do Museu da Água
title_full_unstemmed O filme como antropologia da memória. O exemplo do Museu da Água
title_sort O filme como antropologia da memória. O exemplo do Museu da Água
author Vieira, Tiago Nuno Ramos
author_facet Vieira, Tiago Nuno Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Margarida
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Tiago Nuno Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Museu
Empresa
História
Memória
Identidade
Filme
Cultura
Museum
Company
History
Memory
Identity
Film
Culture
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Museu
Empresa
História
Memória
Identidade
Filme
Cultura
Museum
Company
History
Memory
Identity
Film
Culture
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A história de uma empresa centenária como a Empresa Portuguesa das Águas Livres (148 anos), herdeira da Companhia das Águas de Lisboa, fundada em 1868, é naturalmente valorizada pelo seu importante património que se encontra desde 1987 reunido no Museu da Água e é composto por um vasto e valioso acervo histórico e museológico, onde a história do abastecimento de água à cidade de Lisboa nos séculos XVIII, XIX e XX, pode ser relembrada nas grandes obras de referência. Num contexto social em que as sociedades contemporâneas hipermediatizadas do séc. XXI tendem a mediar as tradicionais representações culturais através de novos dispositivos sensoriais, que privilegiam a imagem e o som, pode um filme assumir-se como uma ferramenta cultural complementar à tradicional linguagem de um museu de empresa, potenciando a sua componente de identificação cultural, emocional e envolvente em relação a um determinado objecto?
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-08
2016-04-11
2016-11-08T00:00:00Z
2017-02-06T15:50:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/19978
TID:201275830
url http://hdl.handle.net/10362/19978
identifier_str_mv TID:201275830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137889349533696