A pirataria marítima
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/801 |
Resumo: | A atual ordem internacional, caracterizada por uma multidisciplinaridade de assuntos complexos e comuns aos vários Estados, transporta para o primeiro plano da discussão política a operacionalização das estratégias da segurança e defesa dos Estados e dos grandes espaços regionais, como vetores cruciais para a consecução da segurança, incluindo o progresso e o bem-estar das respetivas populações. A nova dinâmica económica com a sua globalização tem sido acompanhada por um aumento significativo da mobilidade e de melhores acessibilidades, o que fez com que as vantagens comparativas do trabalho global e da utilização de recursos fossem utilizados de forma mais eficiente. Assim, as sociedades tornaram-se cada vez mais dependentes dos seus sistemas de transporte para suportar as diferentes atividades, tais como as deslocações diá- rias, as necessidades de energia e a sua distribui- ção e o transporte de matérias e produtos acabados entre tantas outras, sendo o mar atualmente um elemento de equilíbrio entre a dimensão económica, social e ambiental no desenvolvimento sustentável do planeta. Presentemente, nesta era da economia global, onde a conexão e interdependência são fatoreschave, o transporte marítimo continua a ser a forma de transporte com melhor relação custo / /benefício para movimentar mercadorias e maté- rias-primas em quantidade, sendo o mar o espaço por onde circula cerca de 90% do comércio internacional, atividade básica para a expansão e estabilidade económica dos Estados |
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A pirataria marítimaA atual ordem internacional, caracterizada por uma multidisciplinaridade de assuntos complexos e comuns aos vários Estados, transporta para o primeiro plano da discussão política a operacionalização das estratégias da segurança e defesa dos Estados e dos grandes espaços regionais, como vetores cruciais para a consecução da segurança, incluindo o progresso e o bem-estar das respetivas populações. A nova dinâmica económica com a sua globalização tem sido acompanhada por um aumento significativo da mobilidade e de melhores acessibilidades, o que fez com que as vantagens comparativas do trabalho global e da utilização de recursos fossem utilizados de forma mais eficiente. Assim, as sociedades tornaram-se cada vez mais dependentes dos seus sistemas de transporte para suportar as diferentes atividades, tais como as deslocações diá- rias, as necessidades de energia e a sua distribui- ção e o transporte de matérias e produtos acabados entre tantas outras, sendo o mar atualmente um elemento de equilíbrio entre a dimensão económica, social e ambiental no desenvolvimento sustentável do planeta. Presentemente, nesta era da economia global, onde a conexão e interdependência são fatoreschave, o transporte marítimo continua a ser a forma de transporte com melhor relação custo / /benefício para movimentar mercadorias e maté- rias-primas em quantidade, sendo o mar o espaço por onde circula cerca de 90% do comércio internacional, atividade básica para a expansão e estabilidade económica dos EstadosOBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa2015-03-31T10:55:41Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/801por978-989-8191-45-8Ramos, Nunoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:19:43Zoai:repositorio.ual.pt:11144/801Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:33:52.652510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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